Além de hospedagem, Airbnb oferecerá experiências no Brasil a partir de junho

O Airbnb anunciou que o serviço Experiências chega oficialmente ao Brasil no primeiro dia de junho.

Rio de Janeiro e São Paulo começam a oferecer imersões em sua plataforma que até agora só servia de hospedagem (home stay) no país. A ideia é vivenciar tradições como um autêntico local por meio dos anfitriões, que motivados por suas paixões montam roteiros exclusivos e aulas inesquecíveis .

Experiências estarão disponíveis a partir de um menu no app (Foto: Divulgação)

O diretor do Airbnb no Brasil, Leonardo Tristão, explica que o conceito da plataforma é oferecer, de um jeito mágico, algo que está além da tecnologia: a conexão com as pessoas que tenham uma paixão em comum. “Essas experiências mostram a cidade de um ângulo muito local. O brasileiro é um povo muito hospitaleiro e queremos dar esse tempero que já foi criado em acomodação para as experiências”.

Já o curador, o francês radicado no Brasil, Stanley Forteau, que é o gerente regional da América Latina de Experiências, argumenta que a busca pelas experiências têm sido focadas na credibilidade e paixão, algo que queiram mostrar, não importa se esse é o trabalho deles. “Outra fator importante é que aquilo seja transformador. Ao entrar no mundo de alguém, saia transformada, vendo um outro lado que elas não teriam vivenciado sem o anfitrião”, pontua.

O projeto quer motivar dois tipos de viajantes. O primeiro, que vai encaixar a experiência no meio de sua trip, uma vez que já está definido o destino. E o outro que vai fazer o caminho inverso, escolher o destino conforme a experiência oferecida pelos anfitriões. A plataforma de viagem está buscando iniciativas brasileiras, que sejam exclusivas e mereçam atenção. Conhece algum roteiro imperdível? Saiba como participar!


Rio x São Paulo
Na capital fluminense, já está definido um tour por bares de Copacabana, contando a história da cidade por meio da gastronomia e cerveja, e encerrando com uma aula sobre cachaça. Quem comanda o Pub Crawl é o jornalista Paulo Mussoi, autor do blog “Pé Sujo”, do jornal “O Globo”. No mesmo jornal, publicou uma série de reportagens, chamada “A A Volta ao Mundo em 80 Bares”, sob pseudônimo de Juarez Becoza, que é crítico de botequim e lança um livro sobre o tema ainda este ano.

Experiência carioca funcionará como a El Barrio Expedition, no Harlem de NY (Foto: Divulgação)

A segunda será uma aula de baile charme com um dançarino veterano, chamado Jefferson Antonio, frequentador de uma festa chamada Dutão, que acontece embaixo do Viaduto Negrão de Lima, em Madureira. Ele te leva à festa que tem mais de 25 anos, apresenta aos amigos e faz um workshop sobre a dança. Vai encarar?

Em São Paulo, o artista de rua Mundano (codinome de Thiago T. L. A., conhecido pelo projeto “Pimp My Carroça”) vai receber visitantes em seu ateliê depois de apresentar os melhores murais de grafite da cidade. Lá, vai guiar e incentivar a pessoa a criar um quadro com sua arte, que ela levará como recordação. Em outro passeio, um sushiman dará dicas no mercado para escolher os melhores peixes, na Liberdade. Depois, vai preparar um workshop sobre sushis e sashimis e oferecer uma degustação de saquê, explicando as tradições japonesas.

Jornada fashionista em São Paulo pode ter mesma estrutura do projeto indiano (Foto: Divulgação)

Como não dá para ignorar a vocação de São Paulo para a noite, uma outra experiência inclui um passeio com um DJ, em que ele leva o interessado a uma festa superexclusiva, que acontece para convidados em uma galeria de arte. A pessoa o acompanha até na cabine. E mais duas, ainda sem muitos detalhes, que será voltada aos fashionistas e outra dedicada aos amantes de carros antigos. A primeira terá visita ao ateliê de um estilista e, possivelmente, a confecção de uma peça de roupa exclusiva, o outro um rolê de carro para conhecer oficinas que cuidam exclusivamente das carangas históricas.

Bastidores
O lançamento aconteceu na segunda-feira (20.03), no AcquaRio, quando também foi anunciada parceria com o grupo Cataratas, responsável por pontos turísticos em diferentes cidades. Quem comprar a experiência de ir ao aquário pela plataforma, por exemplo, vai poder visitar os bastidores do parque e ainda alimentar os animais marinhos. Além do aquário, o grupo Cataratas também gere o Cristo Redentor e o Corcovado, bem como Fernando de Noronha e outros parques nacionais do país, como as Cataratas do Iguaçu.


BOA CAUSA
Ainda não foi anunciado como, mas a ONG Gastromotiva (dedicada a combater o desperdício de alimentos, empoderando jovens cozinheiros socialmente excluídos e oferecendo nutritivas refeições a pessoas em vulnerabilidade social), do Refettorio Gastromotiva (iniciativa dos chefs Massimo Bottura e David Hertz , além da jornalista Alexandra Forbes), também vai participar do projeto. Quando uma entidade como esta participa do projeto, 100% da renda é revertida à instituição participante.


AIRBNB TRIPS
Faz parte da plataforma Trips, que reúne casas incríveis e experiências locais autênticas, segundo dicas e recomendações de moradores do destino. O projeto permite viajar de maneira a experimentar um ângulo diferente da cidade, por meio de imersões nas comunidades locais. Permite que moradores possam participar e se beneficiar do turismo, compartilhando seus conhecimentos e gerando renda extra enquanto atuam com seus interesses e paixões.

Tópicos

Tópicos