Temporada de férias: saiba quais acampamentos abrem em janeiro

Acampamentos abrem as portas com todas as medidas de segurança para receberem crianças e adolescentes em janeiro de 2021

Toboagua Peraltas baixa

Janeiro é sinônimo de férias e diversão. Pelo menos  para crianças e adolescentes que desfrutam do merecido descanso depois de um ano letivo diferente, mas cheio de tarefas, horários e obrigações. Muitos pais devem estar se perguntando como será esse período no meio da pandemia: quais atividades para entretê-los? Qual o destino mais seguro?

Em contato com a natureza, acampamentos de férias proporcionam experiências inesquecíveis (Foto: reprodução Facebook Paiol Grande)

Os tradicionais acampamentos viraram uma das melhores opções para o momento. Eles estão preparados para receber a garotada seguindo todos os protocolos de segurança que a situação pede. Neste espaços, eles são livres e ao mesmo tempo muito bem cuidados de perto por equipes de monitoria especializadas que fazem a experiência longe dos pais ser segura e inesquecível. As estruturas, com diversos tipos de atividades de lazer e entretenimento, as programações com brincadeiras, pensadas especialmente a eles, alimentação completa e a convivência com colegas da mesma idade compõem a atmosfera desses lugares, que educam, dão independência e ao mesmo tempo divertem os pequenos.

Conheça alguns que abrirão as portas em janeiro de 2021: 

Paiol Grande

Localizado em São Bento do Sapucaí, o tradicional acampamento Paiol Grande existe há mais de 70 anos. Cercado de natureza, em uma área de proteção ambiental da Serra da Mantiqueira, com vista privilegiada para a Pedra do Baú e um céu estrelado que dá um show à parte, o local abrirá as portas para a temporada de férias seguindo todos os protocolos de segurança. Eles começam pela exigência do exame de PCR negativo de todo staff e acampantes e uso obrigatório de máscara. A capacidade total, assim como a dos chalés, foi reduzida, além da limpeza ser intensificada. Este ano não serão fornecidos travesseiros, que devem ser levados de casa, assim como toda a roupa de cama e banho. As temperaturas serão medidas ao menos três vezes por dia e álcool gel estará disponível por toda a parte.

As normas, entretanto, não atrapalharão a programação, que está recheada de brincadeiras, práticas de esportes, atividades culturais e aventuras, possibilitando ao mesmo tempo uma experiência de valores, noções de cidadania, solidariedade, ética, moral e convívio em grupo. A maior parte do acampamento é aberta.

O acampamento Paiol Grande tem vista privilegiada para a Pedra do Baú (Foto: reprodução Facebook)

As temporadas do Paiol são marcadas por temas. Em janeiro de 2021, os “paioleiros” vão embarcar em uma viagem 3D®️ – Décadas De Diversões Reais. Os dias da temporada serão embalados por atividades desenvolvidas em torno deste tema central. Haverá os tradicionais jantares temáticos, em que os participantes se fantasiam para entrar no clima da noite. Serão realizadas gincanas e atividades artísticas, experiências esportivas e jogos noturnos.

As temporadas de verão se iniciam na primeira quarta-feira de janeiro (6) e receberão crianças de 4 a 17 anos em diferentes datas, que podem ser conferidas no site.

Serão disponibilizados ônibus fretados a partir de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, com um custo à parte.

Telefone: (12) 3971-1579

NR

Quando 0 tema ‘acampamento’ é mencionado, muito difícil alguém não se lembrar do NR, que completou 66 anos de existência e já recebeu quase 1 milhão de crianças e jovens desde sua fundação. Ele é classificado como resort educacional pela estrutura e gama de atividades à disposição, que vai desde as tradicionais, como as esportivas, até as culturais, passando por oficinas de teatro, cinema, música e culinária.

O NR possui dois resorts, um em Sapucaí-Mirim e outro em Santo Antônio do Pinhal, ambos com infraestrutura completa, que conta com confortáveis chalés, piscinas aquecidas, quadras poliesportivas, caiaques, paredes de escalada e tirolesas. Além de tudo isso, o NR – Sapucaí-Mirim possui ainda o maior Zoológico Particular de Répteis, do Brasil, credenciado pelo IBAMA.

Sempre acreditando na descoberta de talentos variados e apostando no desenvolvimento da independência, auto confiança e fortalecimento da amizade, o NR oferece uma programação de atividades pensada especialmente para os seus acampantes, trazendo valores humanos essenciais durante toda a estadia, como trabalho em equipe e respeito ao próximo.

Fundado há mais de 66 anos, o NR já recebeu quase 1 milhão de jovens (Foto: Reprodução Facebook)
Fundado há mais de 66 anos, o NR já recebeu quase 1 milhão de jovens (Foto: reprodução Facebook)

A gastronomia também é pensada com cuidado. Há opções para todos os gostos e todos os tipos de intolerâncias.

Para abrir as portas na temporada das férias de janeiro, um rigoroso protocolo de segurança foi estabelecido, assim como em julho, quando foi o primeiro acampamento a receber crianças e adolescentes com total êxito. A apresentação do exame PCR negativo é obrigatória, assim como o uso de máscara. Na hora das refeições, placas de acrílico foram instaladas para garantir o distanciamento e proteção. A capacidade total também foi reduzida.

As temporadas de férias acontecerão a partir do dia 6 de janeiro e são separadas por idade (de cinco a 17 anos). Além das tradicionais, existem temporadas especiais. Uma delas é voltada aos amantes de basquete, que passam dias de treinamentos e vivências com profissionais da área, como ex-jogadores, comentaristas de TV e técnicos. A programação de atividades é diferente, mas todos eles também desfrutam da estrutura de lazer oferecida pelo acampamento.

Mais detalhes, como descrição de cada temporada, datas e valores podem ser encontrados no site. As reservas também são feita por lá.

Telefone: (11) 5090-7410

Peraltas

Com atividades lúdicas e culturais em contato direto com a natureza, o acampamento de férias Peraltas tem 40 anos de história e está localizado em Brotas, cerca de 260km de São Paulo. Lá é o local perfeito para quem gosta de aventura. Sua estrutura conta com um parque aquático com cinco piscinas, futebol de sabão, sauna, ginásio com cama elástica, touro mecânico, paredão de escalada, quadras poliesportivas, academia, campos de futebol, paintball, fazendinha com mini zoológico, lago com tirolesa, stand up, slack line, sala de TV, brinquedoteca, entre outros atrativos.

Em cada temporada de férias, além das atividades normais do acampamento, um tema é escolhido e várias dessas brincadeiras também são tematizadas. Durante janeiro de 2021, o “Mundo Encantado Peraltas” vai embalar a programação.

A proposta é oferecer aos acampantes uma verdadeira imersão no mundo das personagens encantadas. Gincanas, jantares temáticos, jogos, acampamento noturno, oficina de suculentas são algumas das atividades que se misturam com toda a estrutura de lazer do espaço. Estão disponíveis datas entre 9 e 19 de janeiro, com períodos pré-programados que variam de 5 a 7 dias. Serão recebidos crianças e adolescentes de 4 a 16 anos.

O acampamento Peraltas conta com uma estrutura de lazer completa em Brotas (Foto: Divulgação)
O acampamento Peraltas conta com uma estrutura de lazer completa em Brotas (Foto: divulgação)

Todas as atividades do Peraltas estão seguindo rigorosamente os protocolos de segurança estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde. Foram adotadas medidas como espaçamento criterioso de 1,5m de distância entre as mesas, aferição de temperatura dos visitantes e farta disposição de álcool em gel. Além disso, estão sendo priorizadas as atividades ao ar livre.

Mais informações como valores, transporte, datas e reservas, podem ser encontradas no site 

Telefones: (14) 3653-9998 / (11) 3035-1900

Sítio do Carroção

O Sítio do Carroção é outro velho conhecido quando o assunto é referência em acampamento educacional. Localizado em Tatuí, ele também é classificado como um resort pedagógico e recebeu milhares de crianças e adolescentes desde sua fundação, em 1971. A infraestrutura impecável, com profissionais capacitados, fazem os jovens de 5 a 16 anos terem uma experiência inesquecível a cada temporada.

E em janeiro de 2021 não será diferente. Eles abrirão as portas seguindo todos os protocolos de segurança. Operando com 40% da capacidade total, a limpeza sempre teve uma atenção especial e se intensificará ainda mais. Distanciamento social – com espaçamento de mesas e camas -, medição de temperatura, uso de máscara obrigatório e apresentação de exame negativo de COVID-19 e atestado médico também fazem parte das novas normas.

O Sítio do Carroção proporciona contato direto com a natureza em diversas atividades (Foto: divulgação)

A estrutura de lazer conta com piscina, quadras, trilhas, salão de jogos e até labirinto. As atividades são pensadas especialmente para que os acampantes aprendam a conhecer melhor suas habilidades de organização, convivência, autonomia, responsabilidade e criatividade. Lá, os celulares estão proibidos!

Mais informações, como datas disponíveis, transporte e valores, podem ser encontradas no site.

Sandro Dias Camp

O acampamento que leva o nome do skatista Sandro Dias não podia ser diferente: tem o esporte em seu DNA. Ele está localizado entre Bragança Paulista e Extrema (MG), a 100km de São Paulo. A temporada de férias, que receberá jovens de 6 a 17 anos, acontecerá de 10 a 15 de janeiro,  seguindo todas as normas de segurança. Lá, os acampantes também serão testados antes da estadia começar.

O Sandro Dias Camp é ideal para os apaixonados por skate e esporte (Foto: Reprodução Facebook)
O Sandro Dias Camp é ideal para os apaixonados por skate e esporte (Foto: reprodução Facebook)

O complexo foi criado e planejado com a visão de agregar educação, esporte e lazer em um único lugar, valorizando aspectos ambientais, sociais e culturais.

As atividades foram elaboradas para atender as diversas faixas etárias com o propósito de desenvolver habilidades e competências de cunho cognitivo e emocional, agregando projetos socioculturais direcionados pela equipe de recreação especializada, e atividades radicais também acompanhadas por monitores especializados.

Sandro Dias não fica do lado de fora da festa e participa das brincadeiras. Boia cross, trilhas, cama elástica, piscina, entre outros atrativos fazem parte da programação.

Mais informações podem ser encontradas no site.

Telefone: (11) 99633-2710