por: Viagem e Gastronomia Viagem e Gastronomia

Pantanal em chamas: como ajudar?

Ouvir notícia

Nosso rico Pantanal pede socorro em meio às chamas. Uma natureza destruída pelo fogo – 85% do parque que abriga o maior refúgio de onças-pintadas no mundo foi destruído por incêndios. Descubra algumas formas de ajudar a região

Equipe de resgate tentando apagar as chamas das queimadas no Pantanal (Foto: Lalo de Almeida)

Uma das regiões naturais mais lindas e ricas do nosso país pede socorro. A beleza e a vida do Pantanal foram tomadas pelo calor e as chamas do fogo que está destruindo o local. Para entender melhor, a queimada que toma há dias a região já destruiu o equivalente a uma área de quase dez vezes as cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo juntas.

Dados do Prevfogo, o Centro Nacional de Prevenção e Combate aos incêndios florestais do Ibama, mostram que a área queimada no Pantanal já passou de 2,3 milhões de hectares, sendo 1,2 milhão em Mato Grosso e mais de 1 milhão em Mato Grosso do Sul.

O Pantanal é um bioma que abrange quase 2% do território brasileiro, uma área total equivale a 250 mil km². Ironicamente, é conhecido por ser uma das maiores áreas alagadas contínuas do planeta, localizado em parte dos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além de pegar parte dos territórios da Bolívia e do Paraguai.

Rico em vida e diversidade, carrega o título de Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). É um local tão encantador, que reúne espécies encontradas em todas as outras regiões e traz paisagens variadas, que ora lembram a Amazônia, ora o Cerrado ou a Caatinga. 

Onça-pintada em meio as cinzas da vegetação queimada no Parque Estadual Encontro das Águas, no Pantanal do Mato Grosso (Foto: Lalo de Almeida)

Veja também:

Cinco experiências incríveis para fazer na Amazônia

Os sabores de Corumbá, no Pantanal

Praias paradisíacas nos arredores de Recife

Separamos algumas instituições que realizam ações sociais na região. Veja qual você mais se identifica e ajude! Confira a lista abaixo:

Amapara Animal

A famosa ONG Amapara, que trabalha na defesa dos direitos aos animais, criou a campanha Pantanal em Chamas. O objetivo é arrecadar verba para manter a operação do PAEAS Pantanal funcionando. Com isso, conseguem garantir todos os suprimentos necessários para resgate e reabilitação dos animais, assim, eles podem ter a chance de voltar cheios de vida para seu habitat natural. Clique aqui para ajudar a causa! 

SOS Pantanal

O SOS Pantanal cuida da sustentabilidade social, ambiental e econômica da Bacia do Alto Paraguai, importante área que abriga o Pantanal. Porém, eles dependem totalmente de doações e parceiros para continuar o trabalho e manter toda a estrutura necessária. Veja aqui como ajudar. 

Cavalos fugindo do fogo na rodovia Transpantaneira, no Pantanal do Mato Grosso (Foto: Lalo de Almeida)

GRAD- Grupo de Resgate de Animais em Desastres

Uma equipe de voluntários que trabalha com grandes resgates da fauna no Pantanal. As doações ajudam nas ações de resgate e cuidados dos animais- com remédios, suprimentos, possíveis cirurgias e outros. Toda uma manutenção que não é nada barata. Clique aqui e ajude! 

Instituto Onçafari

O objetivo do Onçafari Forests é preservar áreas de interesse ecológico- como áreas de mata nativa ou em regeneração são doadas por filantropos, assim, passam a ser regiões protegidas, que garantem abrigo e passagem para a fauna silvestre. Além disso, o Onçafari também inaugurou novas unidades de conservação, privadas e públicas, que dispõe de estudos técnicos sobre a causa. Clique aqui e faça sua doação!

Instituto Arara Azul 

O Instituto Arara Azul desenvolveu a campanha Adote um Ninho. Com ela, conseguem elaborar ações do Projeto Arara Azul no Pantanal, com pesquisas e do monitoramento de ninhos naturais e artificiais. Você pode apadrinhar um ninho, por meio de uma adoção, assim o Instituto consegue realizar a manutenção da biodiversidade do Pantanal- tanto das araras-azuis como de outras diversas espécies de animais que moram por lá. Clique aqui para ajudar!

Queimada no Pantanal nas proximidades de Poconé, no Mato Grosso (Foto: Lalo de Almeida)

ICAS- Instituto de Conservação de Animais Silvestres

O ICAS cria projetos que ajudam na conservação da biodiversidade brasileira. Porém, eles têm dois queridinhos como objetivo principal de conservação, duas espécies típicas do nosso país: o tatu-canastra e o tamanduá-bandeira. Clique aqui e para apoiar.

Instituto Homem Pantaneiro

Conhecida como IHP, a organização trabalha para conservar o Pantanal e sua história. Eles dizem que essa missão ajuda a gerar conhecimento para desenvolver e replicar tecnologias ambientais inovadoras e exemplares. Você pode ajudar de diversas formas, seja com a doação de materiais, serviços, ou até mesmo participando de atividades desenvolvidas. Veja aqui como se envolver na causa. 

WWF

A Instituição WWF faz o lindo trabalho de proteção de espécies ameaçadas de extinção, conservação de grandes áreas ambientais, e ainda procuram impactar de forma positiva na vida dos moradores da região. O Pantanal é uma das áreas que atuam. Descubra como ajudar nas ações da região aqui

A fumaça das chamas no Pantanal (Foto: Lalo de Almeida)

ECOA

A ECOA é uma organização não governamental, que trabalha na linha de frente nas áreas do Pantanal. Eles procuram criar ações para preservar o meio ambiente que, ao mesmo tempo, estão conectadas com investigações científicas e ações políticas- como ajuda para comunidades, instituições de ensino e pesquisa, instituições governamentais e outras organizações não governamentais. Confira como contribuir aqui.

WCS Brasil

WCS é uma instituição internacional sem fins lucrativos. São responsáveis por um projeto exclusivo para o bioma do Pantanal, com a missão de preservar e promover pesquisas científicas sobre a fauna e flora local. Clique aqui para mais informações.  Atenção: as doações são feitas em dólar. 

Corumbá, turismo no coração do Pantanal

 

Mais Recentes da CNN