por: Viagem e Gastronomia Viagem e Gastronomia

Dez livros divertidos para crianças maiores de 6 anos

Listamos algumas dicas de leitura para os pequenos. Confira!

Ouvir notícia

Desenvolver a leitura e o raciocínio durante a fase de crescimento dos pequenos é muito importante, ajuda a formar opinião, aguça a mente criativa e explora novos olhares. Confira uma lista com dez ótimos livros para crianças maiores de 6 anos!

A importância da leitura para os pequenos (Foto: Stephane YAICH)

A Casa dos Pequenos Cientistas

Uma casa diferente de tudo que você já viu antes! Por lá, a criançada pode expandir seus conhecimentos e elaborar invenções, a criação não tem limite. Tudo isso é feito do jeito que os pequenos- e até mesmo os adultos- mais amam, em forma de brincadeira. Na obra A Casa dos Pequenos Cientistas, descubra novas experiências científicas, que expandem a imaginação e ajudam a elaborarem respostas para diversos questionamentos. O livro foi escrito e ilustrado por Joachim Hecker e publicado pela editora WMF. É indicação para crianças a partir de 8 anos.

Livro A Princesinha Medrosa (Foto: divulgação)

A Princesinha Medrosa

Era uma vez, em um reino muito distante, uma pequena princesa que tinha tudo o que desejava em suas mãos. Ela era muito rica e poderosa. Todos ao seu redor faziam de tudo para agradá-la e obedeciam todas as ordens da garota. Mas por traz da capa de princesa, havia uma criança, que como todas as outras, é cheia de medos e inseguranças. As pessoas se esqueciam disso, e a princesinha não sabia como resolver essas questões. Com isso, ela começou a dar ordens malucas aos seus cuidadores. A grande pergunta é: como ajudar a princesa a passar por cima dos seus caprichos e medos? Uma obra divertida e educativa, que vai ensinar aos pequenos diversas lições de bons modos e convívio social. Publicado pela editora Jujuba, o livro conta com texto e ilustração de Odilon Moraes. Indicado para crianças de a partir de 6 anos.

Rita tem medo!

Escrito por Christian David e ilustrado por Rogério Coelho, o livro conta a história de Rita, uma garotinha medrosa. Muitas coisas atormentam a cabeça dela, alguns pensamentos sobre coisas reais e outras imaginárias. Angustiados de verem a filha com tantos medos, os pais de Rita decidem levar a menina para passar um tempo na casa de sua avó, no interior. A garotinha não tem ideia das aventuras e brincadeiras que a esperam na casa de Dona Lina. Essa divertida obra pertence à editora Abacatte, é indicada para crianças a partir de 8 anos.

A obra Rosa, de Odilon Moraes (Foto: reprodução site)

Rosa

O autor Odilon Moraes misturou a sua própria experiência da paternidade com um dos contos mais profundos sobre a relação de pai e filho de Guimarães Rosa- A Terceira Margem do Rio. Uma obra dessas não tem como não ficar, no mínimo, sensacional. A obra conversa diretamente com o texto de Guimarães Rosa, uma forma leve e diferente de mostrar a cultura do país e a relação familiar para os pequenos. No livro, um pai um tanto quanto diferente, dá o nome de Rosa para o seu filho recém-nascido. Depois disso, o homem se isola em uma pequena canoa em um rio, e nunca mais volta à margem e nem para sua família. Um conto profundo, cheio de emoções. Uma publicação da editora Edições Olho de Vidro, indicada para maiores de 8 anos.

Os Caras Malvados

Ser malvado está longe de ser uma tarefa fácil! Com texto e ilustrações encantadoras, de Aaron Blabey, em um formato divertido e diferente, o livro é um verdadeiro sucesso entre os pequenos. A obra traz o famoso seriado australiano, Os Caras Malvados, para o mundo literário. Conheça a história de um grupo de vilões- talvez ex-vilões, ou até mesmo vilões tentando ser ex-vilões- sem igual. Lobo, Cobra, Tubarão, Piranha e Patinhas aparentam ser da turma dos malvados, mas essa turma está tentando mudar isso a todo custo. Com muitos conflitos internos, esse grupo busca de restabelecer a justiça e tornar o planeta um lugar melhor. As crianças vão amar embarcar no mundo desses personagens engraçados e autênticos. Publicada pela editora Saber e Ler, a obra é indicada a partir de 8 anos.

O patinho (in)verso: aventuras com brinquedos

Um livro que ensina sobre preservação do planeta de forma divertida. Você sabe o que é um ecobrinquedo? Já pensou montar brinquedos superbacanas sem gastar nada? Com ideias criativas e com produtos descartáveis que temos em casa! A ideia da obra é trazer conhecimento, explorar a criatividade, e proporcionar muita diversão e arte. Texto e ilustrações por Kate Manhães e Rhelga Westin. Indicado a partir de 6 anos.

Livro Este é o Lobo, de Alexandre Rampazo (Foto: reprodução site)

Este é o Lobo

Um livro diferente, com uma linguagem mais visual e um texto acessível e claro para as crianças. A obra traz personagens clássicos da literatura, da história Os Três Porquinhos, e faz uma reflexão sobre valores e hábitos. Descubra a história de um lobo famoso, porém sua fama não é das melhores- até porque ele comeu a vovozinha, apavorou os três porquinhos e aprontou muito mais. Agora sua vida é triste e solitária! Porém, a pureza e o olhar sem maldade de uma criança pode ver a história de uma maneira diferente. Uma verdadeira lição de vida. O livro pertence à editora DCL e foi escrito e ilustrado por Alexandre Rampazo. Indicado para crianças maiores de 6 anos.

O Olho da Rua

Felipinho percebe que seu pai anda um pouco triste, e sente que algo diferente está acontecendo em sua família. É quando o menino ouve sua mãe mandar seu pai para o olho da rua. Porém, Filipinho era um garoto muito preocupado com a família, e decide ir para as ruas salvar seu pai desse tal olho da rua. Ele separa sua melhor roupa de super-herói e todo seu equipamento, e sai em rumo a sua mais nova aventura. Uma história sensível e delicada, que faz os pequenos refletirem, aprenderem a lidar e entender os conflitos familiares. Escrito por Moisés Liporage e com ilustrações de Alexandre Rampazo. Uma publicação da editora Zit, indicada para maiores de 8 anos.

Obra A Fuga da Ervilha, de Pedro Seromenho (Foto: divulgação)

A Fuga da Ervilha

Pea é uma ervilha aventureira, e ela vai contar para seu filho como foi parar dentro do corpo de um menino. Pobre Pea, sua aventura no sistema digestivo foi um tanto quanto agitada! Ficou curioso para saber onde Pea foi parar? Então chegou a hora de ler A Fuga da Ervilha, uma grande aventura pelo corpo humano. Um livro educativo, que ensina as crianças, em forma de brincadeira, um pouco mais sobre o corpo humano. Publicado pela editora Cortez, o livro tem texto de Pedro Seromenho e ilustrações de Patrícia Figueiredo. Indicado para maiores de 6 anos.

O Menino que Tinha Medo de Errar

Conheça a história de Pedro, um garotinho que está sempre preocupado, com medo de fazer algo errado. O medo é tão grande, que ele prefere ficar em casa, sozinho, sem brincar com seus colegas, pelo enorme medo que tem de errar algo nas brincadeiras. Porém, em uma noite mágica, o menino sonha com uma fada que vai mudar sua visão em relação ao assunto. Uma obra que traz muitos ensinamentos aos pequenos e mostra que devemos aprender com os nossos erros. Com texto de Andrea Viviana Taubman e ilustrações: Camila Carrosine, o livro é uma publicação da editora Zit. Indicado a partir dos 6 anos.

Mais Recentes da CNN