por: Viagem e Gastronomia Viagem e Gastronomia

Dez livros educativos para crianças pequenas

Confira a nossa lista de dicas de leitura para crianças de até 5 anos

Ouvir notícia

Os livros são grandes aliados na educação dos pequenos. Além de ser um processo divertido, incentivar a leitura na fase de crescimento ajuda no desenvolvimento social e psicológico, que facilita o processo de alfabetização e criatividade. Veja uma lista com os dez ótimos livros para crianças com até cinco anos!

O Sítio do Seu Lobato

Sitio do Seu Lobato, difícil nunca ter ouvido esse nome, não é mesmo? Um clássico musical que acompanhou a infância de gerações, e marcou a vida de muitos. Mas dessa vez o Sítio está diferente! O livro não traz o conto convencional. Nele, o Sítio do Seu Lobato é recriado por meio da imaginação das crianças, dando estímulo às fantasias da infância. Todos os animaizinhos e atividades do lugar de um jeito divertido e educativo. Brinque com seu pequeno cantando e contando essa animada história. O conto é da editora Ciranda Cultural, com indicação a partir de 0 anos.

O divertido livro E agora, papagaio?, de Gilles Eduar (Foto: divulgação)

E agora, papagaio?

Um livro que é uma verdadeira obra-prima. Com uma estética sem igual e ilustração que enche os olhos, o conto é uma forma de introduzir os números de forma lúdica e divertida para as crianças. Com texto e ilustração de Gilles Eduar, o livro mostra que um curioso papagaio, que voa alto entre as nuvens, consegue ver números em diferentes lugares da terra. Descubra os vários pontos em que ele vê essas informações! O E agora, papagaio? é da editora Jujuba, e sua indicação é para crianças a partir de 3 anos.

Olhe, é um coelho!

Que tal explorar a atenção da criançada? Olhe, é um coelho! traz imagens que se completam, o que torna o conto uma verdadeira brincadeira. De forma divertida, ele vai ajudar os pequenos a começarem a associar as figuras aos nomes dos animais. A forma mais apropriada e eficaz de estimular e educar uma criança, por meio da brincadeira. O livro faz parte da editora Girassol, e é indicado para crianças a partir de 1 ano de idade.

A Menina da Cabeça Quadrada

Na era da tecnologia, como conseguimos resgatar e convencer os pequenos a explorarem a magia e a diversão das brincadeiras de quintal? Brincadeiras essas que muitos aprenderam dentro da própria casa, com os pais e avós. Sabemos que esse tipo de diversão, além da carga histórica e afetiva, permite que as crianças descubram o ambiente de forma mais lúdica, e abram a mente para novas ideias. No conto, os pequenos têm a oportunidade de ver como o mundo fora das telas é divertido, e são estimulados a voltar com as antigas brincadeiras da idade. Escrito por Emília Nuñez e ilustrado por Bruna Assis Brasil, o livro faz parte da editora Tibi, e é indicado para crianças a partir de 4 anos.

Livro A menina da Cabeça Quadrada, da editora Tibi (Foto: divulgação)

Caixa de Brincar

Um conto repleto de fantasias, no qual as caixas são os elementos principais da diversão! Na leitura, a escritora Leninha Lacerda explora esse objeto comum do nosso dia a dia, assim, ela mostra como a imaginação infantil é poderosa e transforma tudo, até mesmo uma simples caixa. Um livro leve e divertido. Publicado pela editora Panda Books, com indicação para crianças maiores de 3 anos.

Livro Sou Eu!, por Raquel Cané (Foto: divulgação)

Sou Eu!

Todas as pessoas são únicas! Em um mundo lotado de padrões de beleza impostos pela sociedade, e moldes de pensamento, é sempre importante ressaltar tal ideia. Mesmo com semelhanças na família, toda criança tem sua própria identidade e jeito de ser, características que não existem em nenhuma outra pessoa. Com o livro Sou Eu! os pais e educadores têm a oportunidade de explicar e discutir sobre essas características com os pequenos, e como é legal e importante ser único. A narrativa ajuda as crianças a se conhecerem melhor e compreenderem a sua individualidade. Da editora V&R com texto e ilustração de Raquel Cané, é indicado a partir de 3 anos.

O livro de pelúcia, Sapo Fred (Foto: divulgação)

Sapo Fred

A capa do livro já é um verdadeiro show! Com um sapo divertido e colorido, o livro é todo feito de pano. Sapo Fred é um livro em forma de pelúcia, macio e fofo, assim as crianças podem apertar, se divertir, abraçar e até mesmo dormir junto ao amigo. Esta divertida obra conta a história de Fred, um sapo brincalhão que vive em uma lagoa, lava seu pezinho todo dia e canta muito toda noite. Vale a pena conhecer! Um conto da editora Cedic, indicado para bebês a partir de 0 anos.

Esconda e Aprenda! Palavras

É muito importante estimular o aprendizado de novas palavras durante a infância, isso facilita e incentiva diversos aspectos do crescimento das crianças. No livro Esconda e Aprenda! Palavras, os pequenos aprendem novas palavras e onde elas são utilizadas. Tudo isso é feito de forma didática e interativa. O que tem nos armários dos quartos? O que está guardado na cozinha? Perguntas e figuras que estimulam a aprender e se divertir ao mesmo tempo. A brincadeira pode ser estendida, com os pais utilizando os móveis e objetos que têm dentro da própria casa. O conto também passa por lugares como: sala de aula, parquinho e até mesmo pela fazendinha. A cada página uma nova palavra! O livro é da editora TodoLivro, e é indicado para pequenos a partir de 1 ano.

Edição Diversão na Lagoa, da Coleção Empurre e Puxe (Foto: reprodução site)

Coleção Empurre e Puxe

Máquinas Agitadas, Animais Incríveis, Diversão na Lagoa, Diversão de Dinossauro e muito mais. Esses são alguns títulos da Coleção Empurre e Puxe. Sabemos que as crianças amam e prestam ainda mais atenção quando os livros trazem algum tipo de interatividade. As obras Empurre e Puxe trazem contos divertidos repletos de abas para puxar durante a história. O aprendizado e a brincadeira estão garantidos. Uma coleção da editora Happy Books, com indicação a partir de 1 ano.

Achei!

Um conto mais conceitual. Em forma de poema, o livro traz ilustrações cheias de cor e bem humoradas, transformando as palavras em arte. A ideia é fazer as crianças ficarem encantadas com as letras e palavras que elas formam, assim, o conto ajuda no processo de alfabetização. Leia com calma, junto ao seu pequeno. Apreciem a forma como Angela Lago e Zoé Rios brincam com as figuras e com a natureza das palavras. Publicado pela editora RHJ, o conto é indicado para crianças a partir de 4 anos.

Mais Recentes da CNN