por: Viagem e Gastronomia Viagem e Gastronomia

Como decorar uma mesa e celebrar com muito charme

Celebrar a vida, o amor, as conquistas ou a amizade ao redor da mesa é uma delícia. Se inspire nas nossas dicas para montar uma mesa caprichada e deixar esse momento ainda mais inesquecível

Ouvir notícia
Aproveite as nossas dicas para caprichar na recepção (Foto: Getty Images)

O Dia dos Namorados é uma celebração ao amor e a união. E toda comemoração merece uma decoração bonita, receitas especiais, drinks elaborados e, claro, uma mesa caprichada para poder acomodar tudo isso de uma maneira confortável e romântica, como a data merece. Mas, você sabe montar uma mesa especial para esses momentos? Reunimos aqui 6 dicas infalíveis, tais como definição de menu, o que priorizar e evitar.

Vai passar essa data sozinho? Aproveite para se mimar. Peça seu delivery do coração ou prepare o seu prato predileto e se dê de presente um jantar inesquecível. Mãos à obra?!

Antes, um lembrete: a única regra na hora de produzir um cenário para uma refeição especial é usar a criatividade e prestar atenção aos detalhes. Afinal, são eles que fazem a diferença!

1 – Ideias/ Referências

Tenha claro o que você quer montar. Uma mesa moderna? Romântica? Um piquenique no meio da sala? Definido isso, busque referências. O Pinterest é ótimo para esse tipo de imagens.

Com as referências em mãos, defina as cores bases para a sua decoração. Para uma celebração romântica, o vermelho é o mais usado, mas isso é questão de gosto. O rosa combina muito bem, assim como o preto e branco para casais mais modernos ou o dourado para uma produção mais glamurosa.

Dica: sempre misture tons. Uma mesa inteirinha vermelha, por exemplo, pode ficar cansativa. Agora, se você misturar com branco ou prata fica mais suave e agradável aos olhos.

Leia mais:
10 mimos comestíveis para presentear – e compartilhar – no Dia dos Namorados
Restaurantes em São Paulo oferecem pratos especiais para o Dia dos Namorados
Festa Junina: encomende comidas e itens típicos para uma quadrilha em casa

2 – Defina o menu

Tábua de queijos e embutidos sempre é uma ótima maneira de começar o jantar (Foto: Tina Bini)

Saber o que irá servir é fundamental, afinal, se for uma carne, por exemplo, será necessário ter na composição da sua mesa facas com serra e um espaço de apoio para o prato. Se o menu for apenas com petiscos ou já servidos em combuquinhas, o famoso finger food, é possível sair do óbvio e organizá-los em outros ambientes, que não sobre a mesa, como por exemplo em um gazebo no jardim ou estender uma toalha quadriculada na varanda ou na mesinha de centro da sala de estar e voilá: temos um piquenique!

Dica: cozinhar junto da pessoa querida pode ser uma atividade prazerosa, assim como tentar reproduzir um prato marcante que comeram em alguma viagem ou ocasião especial.

Caso não queira encarar a cozinha tem ótimas sugestões de deliveries no CNN Viagem&Gastronomia, clique aqui.

Em qualquer uma das situações acima, uma bela tábua com queijos e embutidos é ótima companhia – com uma taça de vinho ou espumante – enquanto aguardam o prato principal ficar pronto ou o delivery chegar.

3 – Separe todos os itens

Abra os armários, use a criatividade e separe todos os itens que combinem com o cenário que você imaginou. Vale mix de estampas; aquele conjunto de louças que fica guardado no fundo do armário; misturar taças; vasos de diferentes alturas; velas; objetos decorativos; guardanapos coloridos; entre outros.

Aqui, realmente a imaginação e criatividade precisam aflorar! Aquele bule de chá que você nunca usa pode virar um vaso, misturar duas estampas de jogos americanos, fazer um porta-guardanapo com fitinha de cetim, enfim, analise com calma tudo o que você tem no seu “acervo” pessoal e que podem compor uma mesa bonita à sua maneira. Flores naturais e velas sempre dão um ar romântico!

Dica: cansou das suas louças mas não quer comprar um jogo novo? Que tal alugar? Tem ótimas lojas nas principais capitais do país com acervos lindíssimos.

4 – Mãos à obra

Comece a montagem com antecedência, assim você consegue ajustar com calma e deixar do jeito que sempre sonhou. A preparação da mesa é um verdadeiro jogo de quebra-cabeça, é preciso colocar os itens, tirar, trocar de lugar…até a hora que achar que ficou perfeito.

Dica: nem mesmo os decoradores mais experientes montam suas mesas de primeira, então teste várias louças e posições dos itens sem medo! Muitas vezes aquela combinação que achamos que não daria certo fica perfeito e surpreende. Teste!

5 – O que evitar nas montagens de mesas

– Arranjos centrais muito grandes. É importante conseguir ver a pessoa que está do outro lado do arranjo;

– Velas e flores com cheiros fortes. Junto com a refeição, o ideal são velas neutras (sem cheiro), afinal, o aroma da comida que deve prevalecer;

– Cuidado com o local onde colocará as velas. Segurança em primeiro lugar! Você não vai querer acabar o clima da noite por conta de uma toalha queimada;

– Mesa muito cheias de itens e sem espaço para o essencial: a comida! Às vezes, exageramos nos itens de decoração e esquecemos do básico: o espaço para colocar as travessas ou para movimentar as mãos para cortar uma carne, por exemplo.

6 – Itens extras que fazem a diferença

– Uma boa playlist;

– Iluminação baixa;

– Bom humor!

Mais Recentes da CNN