por: Viagem e Gastronomia Viagem e Gastronomia

Cinco dicas para comer e beber bem e longe dos clichês no Uruguai

A fronteira entre Brasil e Uruguai ainda não abriu, mas colocar um destino na sua listinha, montar um roteiro interessante e se imaginar em restaurantes aconchegantes, comendo e bebendo bem, ainda são coisas que não estão proibidas. Saindo do convencional, separamos lugares que misturam tradicional, rústico e original, com um clima acolhedor no Uruguai.

Ouvir notícia

Cinco dicas para comer e beber bem e longe dos clichês no Uruguai

A fronteira entre Brasil e Uruguai ainda não abriu, mas colocar um destino na sua listinha, montar um roteiro interessante e se imaginar em restaurantes aconchegantes, comendo e bebendo bem, ainda são coisas que não estão proibidas. Saindo do convencional, separamos lugares que misturam tradicional, rústico e original, com um clima acolhedor no Uruguai.  Partindo da capital e indo até locais no interior do país, essas dicas reunidas fogem do comum e podem te proporcionar uma experiência diferente, além dos pontos turísticos já conhecidos.Gosta de comer e beber bem? Então, vamos viajar um pouco sem sair do lugar, mas anotem: assim que tudo se normalizar, vale a pena desbravar cada local. Confira:

Asado intimista na Parrillada Trouville

Localizado no bairro de Pocitos, área nobre de Montevidéu, a Parrillada Trouville encanta pelo ar intimista e aconchegante provocado pela iluminação baixa e pelo quentinho gerado pela parrilla. Uma vasta carta de vinhos combina perfeitamente com dezenas de opções de cortes de carne. Merecem destaque dois itens: o chorizo (a linguiça tipicamente uruguaia, não o chouriço de sangue que temos aqui. Lá, o chouriço é morcela) acompanhado dos pães e do chimichurri do couvert e a entraña. Um desavisado pode pensar que a entraña é mais um dos miúdos que compõem aquelas parrilladas completas do Mercado do Porto, mas esse corte é nobre, macio e saboroso. O garçom fará questão de explicar que ele é dividido em duas partes, uma mais fina e outra mais grossa, com sabores distintos.

Serviço

Endereço:

Club Trouville, Alejandro Chucarro 1031, 11300 Montevideo, Departamento de Montevideo, Uruguai

Telefone: +598 2705 7033

Releituras italianas no Fellini

O restaurante italiano pode passar despercebido por não ter grandes letreiros e por esconder suas janelas com cortinas. A um quarteirão da Rambla de Pocitos em Montevidéu, o Fellini une tradições italianas com releituras com a cara do Uruguai. Exemplo disso é a Lasanha Fellini, considerada a grande atração da casa e que brilha com seu molho de cogumelos e um recheio a base de vegetais. A Lasanha Presidencial, com cogumelos e carne assada, também merece atenção. A carta de vinhos, com garrafas das melhores vinícolas de região e opções para taças, deixa tudo mais saboroso.

Serviço:

Endereço: José Martí 3408, 11300 Montevideo, Departamento de Montevideo, Uruguai

Telefone:  +598 2706 9252

 

Gostinho de mar na Trattoria da Piero e no Aguas Blancas

Não se deixe enganar pela simplicidade aparente das construções de madeira, com seus janelões de vidro e cadeiras rústicas. Elas são a cara do melhor que o Uruguai tem a oferecer. A Trattoria da Piero, em Piriapolis, e o Aguas Blancas, em José Ignacio, são duas jóias do litoral do Paisito. A Trattoria da Piero é um dos points de Piriapolis, cidade que fica a 98km de Montevidéu e que já teve um dos hotéis mais caros da América do Sul. As entradinhas de lula e camarão, além de pães maravilhosos, valem a visita ao restaurante com vista privilegiada para o Rio da Prata. Sim, o mar só começa mais para frente, em Punta del Este, e já banha a cidade de José Ignacio, 31km depois.

Antes um destino mais alternativo, reservado para surfistas e mochileiros, José Ignacio está passando por um boom imobiliário, com novas casas e hotéis de alto padrão. O Aguas Blancas é um dos restaurantes já com essa nova cara. Não tem o glamour do La Huella, de Francis Mallman, a poucos quarteirões da esquina da Calle Las Garzas com o parque central da cidade, mas surpreende pelo capricho e requinte dos pratos. A dica é apostar em uma sequência de seis raviolis, dois de cada tipo, com recheios de camarão, corvina e siri e cores lindas.

Serviços: 

Trattoria Da Piero

Endereço: Dr. Fermin Ferreira, 20200 Piriápolis, Departamento de Maldonado, Uruguai

Telefone: +598 4432 3356

Aguas Blancas

Endereço: Calle Las Garzas y, 20402 José Ignacio, Departamento de Maldonado, Uruguai

Telefone:  +598 4486 2787

Luxo sustentável na Bodega Garzón

Garzón é um povoado a pouco mais de 60km de Punta del Este, em direção ao Nordeste do Uruguai. Sua paisagem se resume a pastos infinitos, pequenos lagos, gado e casinhas simples. Bucolismo uruguaio puro, não fosse a grandeza da Bodega Garzón, escondida e, literalmente, encravada nas colinas da região. Única vinícola com selo LEED de sustentabilidade na América do Sul, a Bodega Garzón se camufla na natureza e utiliza seus recursos de forma harmônica. Por exemplo: foi cortando uma rocha e coletando água da chuva em espelhos d’água no teto da construção principal que os arquitetos conseguiram deixar o subsolo climatizado para conservação dos vinhos sem a necessidade de gastar com ar-condicionado. São várias opções de tour, com degustações de vinho, acompanhadas de couverts com azeites produzidos pela própria Bodega Garzón, ou pelos pratos do renomado Francis Mallmann no restaurante do complexo. É possível ainda, no verão, fazer caminhadas ou andar de bicicleta entre os vinhedos e até organizar piqueniques. A beleza infinita da Bodega Garzón é uma experiência indispensável.

Serviço:
Endereço:
9 km. 175, Garzón, Departamento de Maldonado, Uruguai
Telefone: +598 4224 4040
Site: https://bodegagarzon.com/es/

Paraíso escondido no Ventorrillo de la Buena Vista

Como na maioria dos passeios pelo interior do Uruguai, não é possível esperar e exigir luxo e ostentação do Ventorrillo de la Buena Vista. Totalmente fora das rotas mais conhecidas pelos turistas, o restaurante faz parte de um conjunto de construções idealizadas por Julio Vilamajó, maior arquiteto uruguaio de todos os tempos. O objetivo, concluído com sucesso, era ter um refúgio campestre acolhedor. O restaurante, todo de madeira, é um mirante no alto de Villa Serrana, uma região rural e cheia de morros a 116km de Punta del Este. Seu cardápio foge do usual. Não é requintado, mas também não é simples. Alguns pratos são sazonais e se aproveitam dos produtos da região ao extremo. Vale provar, por exemplo, um picadinho de javali com legumes e uma espécie de batata doce locais. Outra boa pedida é um ravioli de rúcula com mussarela de búfala. Todos os quilômetros percorridos, muitas vezes em estradas de terra, serão recompensados por uma vista incrível e pratos extremamente bem-servidos e com uma cara pouco conhecida do Uruguai.

Serviço: 
Endereço: Villa Serrana, Lavalleja Department, Uruguai
Telefone:  +598 4440 2109

Mais Recentes da CNN