Tricks or treats? Celebre o Halloween em grande estilo

Cuidado: as bruxas estão soltas! Separe os doces, prepare sua melhor fantasia e aproveite o Halloween. Descubra tudo sobre essa data divertida- e assustadora- e como celebrar da melhor forma possível!

Ouvir notícia

Comemorado no dia 31 de outubro, o Halloween- também conhecido como Dia das Bruxas- é uma celebração que ganha cada vez mais espaço em diversos países. Com força principalmente nos Estados Unidos, a data antecede o dia da festa cristã ocidental do Dia de Todos os Santos. Ela começa com a vigília de três dias do Allhallowtide- Dia de Todos os Santos e Dia de Finados-, uma data dedicada a lembrar os mortos, incluindo santos- hallows-, mártires e todos os fiéis falecidos.

A lenda diz que o Halloween tem sua origem no antigo festival celta da colheita, o Samhain. Acredita-se que essa e outras festas tenham raízes pagãs. Outros dizem que o Halloween não tem nenhuma relação com o Samhain, e na realidade tem raízes cristãs.

Mas a pergunta é, como comemorar o Halloween? Festas, fantasia, brincadeira de doces ou travessuras- na qual as pessoas saem pedindo doces na vizinhança, as pessoas que não derem são punidas com uma travessura-, decorar a casa, enfeitar abóboras, atrações assombradas, compartilhar histórias assustadoras e assistir filmes de terror. Separamos tudo que você precisa saber para se divertir e aproveitar a data. 

Lançamento: filmes e séries temáticas

A Maldição da Mansão Bly (Netflix)

A Netflix lançou uma série especial para o mês de outubro. Inspirada no conto “A Volta do Parafuso”, a história se passa no ano de 1987, na Inglaterra. Dani Clayton (Victoria Pedretti) é uma jovem mulher desempregada, porém ela consegue um emprego com Henry Wingrave (Henry Thomas). Dani vai cuidar dos dois sobrinhos órfãos do homem, em uma velha e enorme mansão. Tudo fica suspeito quando os irmãos, Flora (Amelie Bea Smith) e Miles (Benjamin Evan Ainsworth), começam a ter um comportamento estranho. Perfeito para maratonar com os amigos e levar alguns sustos no dia 31. Confira o trailer abaixo:

O Halloween do Hubie (Netflix)

Quem disse que o Dia das Bruxas é só feito de sustos? Em comemoração a data, a Netflix acaba de estrear uma comédia de terror especial, que já é um verdadeiro sucesso. O Halloween de Hubie é um filme protagonizado por Hubie Dubois (Adam Sandler). Ele é um verdadeiro amante da sua cidade natal, Salem. Porém, Dubois é uma pessoa peculiar, que gosta de zombar com crianças e adultos. Mas quando um assassinato ocorre na sua querida cidade, próximo ao Halloween, o estranho homem assume a responsabilidade de investigar o caso. Será que Hubie, como única esperança da cidade, vai conseguir salvar a data? O filme é um conteúdo original da Netflix. Confira o trailer abaixo:

Tell Me a Story (Amazon Prime Video)

A plataforma acaba de lançar uma série sombria e intrigante. Tell Me a Story é vista como um thriller psicológico, no qual os clássicos contos de fadas, como Chapeuzinho Vermelho e Bela Adormecida, são recontados de forma dark. Ou seja, uma mistura dos contos de fadas amados com conto subversivo de amor, perda, ganância, vingança e assassinato- mostrando o lado negro da sociedade. A série traz grandes nomes das telas, como Danielle CampbellPaul Wesley eJames Wolk. Cada temporada conta uma história diferente. Vale a pena conhecer! Assista às temporadas na Amazon Prime Video. Confira o trailer abaixo:

A Babá: Rainha da Morte (Netfix)

No estilo comédia de terror trash, o filme A Babá 2 acaba de ser lançado na plataforma. Devido ao sucesso do primeiro longa, a Netflix decidiu continuar a história dessa turma um tanto quanto estranha. Dirigido e produzido por McG, o filme mostra o jovem Cole (Judah Lewis) dois anos depois de acabar com culto satânico liderado pela sua babá, Bee (Samara Weaving). Ele tenta superar o passado sombrio e viver uma vida normal no colégio. Mas, quando velhos inimigos voltam inesperadamente, o menino terá que criar forças e enfrentar a turma de novo. Confira o trailer abaixo:

Montar a abóbora

A abóbora é um enfeite que não pode faltar durante o Halloween. Ela faz parte da tradição, amigos e famílias se reúnem e cada um monta sua abóbora. Pode parecer uma tarefa fácil, porém existem algumas dicas que você precisa anotar antes de montar a sua.

Abóbora de Halloween enfeitada (Foto: Rick Monteiro)

Materiais necessários:

Uma abóbora- quanto mais arredondada e alaranjada melhor;
Uma faca afiada;
Uma folha de jornal- para forrar o local onde você vai cortar a abóbora;
Moldes de careta;
Agulha grossa;
Raspador;
Um pedaço de papel toalha;
Um pote de vidro;
Luzinhas ou velas.

Como montar:

1- Lave e seque a abóbora. Em seguida, risque um círculo no tampo e corte com a faca, criando um furo.

2- Remova o tampo da abóbora- cuidado para não quebrar essa parte, ela será usada para o enfeite. Retire as partes com fiapos do tampo e deixe a parte de cima reservada.

3- Com uma colher, retire todo o recheio do interior da abóbora- como fiapos e sementes. O objetivo é deixar a abóbora o mais limpa possível, somente com a polpa que fica rente à casca.

4- Passe um pedaço de papel toalha dentro da abóbora, para deixar parte interna limpa e seca.

5- Imprima um molde com a careta que você quer desenhar na abóbora.

6- Coloque o molde sobre a abóbora e faça a marcação- o ideal é utilizar uma agulha grossa para perfurar o molde, assim os buraquinhos conseguem delimitar a região que será cortada.

7- Com a faca afiada, corte a abóbora- seguindo o delimitado feito pelas perfurações com a agulha. Cuidado! Corte apenas as áreas riscadas.

8- Passe mais um papel toalha por dentro de cada buraco, para deixar o local seco, liso e limpo.

9- Agora que o rosto da abóbora está pronto, é hora de cuidar da iluminação. Pegue um pequeno pote de vidro e envolva coloque um pisca-pisca ou uma vela dentro dele.

10- Coloque o pote iluminado dentro da abóbora e feche com a tampa que você cortou no início.

Agora é só apagar as luzes e aproveitar o seu Halloween com as suas abóboras divertidas e personalizadas. Atenção! Crianças devem ter a supervisão e ajuda de adultos para a atividade.

Receitas temáticas

Oito snacks fáceis para o Halloween

Ursula Andress compartilha receitas divertidas e práticas em seu canal no YouTube. No vídeo ela mostra oito receitas de snacks, fáceis e preguiçosos, para fazer no dia 31. Fantasminha feito de chocolate branco e biscoitos, múmia de salsicha, sobremesa de oreo e ovos aranhas. Divertido, delicioso e assustador! Sem tricks, somente treats. Perfeito para uma noite de filmes temáticos.

Dez doces divertidos para o Dia das Bruxas

Com quase três milhões de inscritos, o canal Dany Martines é um verdadeiro sucesso. A youtuber compartilhou dez receitas deliciosas de doces temáticos para a data. Um programa legal para levar toda a família para a cozinha e preparar uma pequena festa em casa. Tem pipoca doce com sangue de calda de morango, cookies com recheio de dentes de vampiro, brigadeiro de aranha e muito mais.

Treats perfeitos para celebrar

Comandado pelo chef John, o canal Preppy Kitchen é um sucesso norte-americano. Já que a data é muito comemorada por lá, nada melhor do que trazer um especialista para dar boas ideias sobre o assunto. O chef mostra ideias lindas, deliciosas e criativas para comemorar o Halloween da melhor forma possível. Aprenda a fazer um cupcake decorado de abóbora, chapéu de bruxa de chocolate, bolinho de aranha e mais.

Um jantar assustador

O canal Chefclub compartilhou um jantar completo todo elaborado no tema. O Halloween ocorre somente uma vez por ano, então é hora de impressionar a galera. Do aperitivo à sobremesa, chame a família e os amigos e tenha uma refeição tão assustadora quanto deliciosa! Tem pizza fechada com dedos de bacon, porta cerveja de abóbora com gelo seco, drinque com gelo de aranha, cérebro de melancia, torta de tomate assustadora e mais, não faltam ideias.

Enfeites para a casa

Dez ideias para decorar sua festa de Dia das Bruxas

Também no Dany Martines, você consegue conferir dez ideias geniais e divertidas para decorar sua festa de Halloween. Ainda é uma tarefa difícil encontrar enfeites do tema aqui no Brasil, então que tal montar sua própria decoração? Uma forma diferente e única de organizar sua festa. Além disso, pode ser montado com a ajuda da família e dos amigos.

Halloween com crianças

A Casa GNT compartilhou uma festa temática de Halloween especial para crianças. Como organizar a casa para os pequenos na data? Pode até mesmo ser o tema das festas dos aniversariantes de outubro. Fernanda Rodrigues mostra como fazer isso da melhor forma possível, com direito a fantasma, vampiro, abóbora decorada e muitos docinhos.

Mais Recentes da CNN