Restaurantes imperdíveis no Rio de Janeiro, por Dandynha Barbosa

Comida italiana, japonesa, portuguesa, de boteco e muito mais. A digital influencer Dandynha Barbosa conta quais são seus restaurantes favoritos no Rio de Janeiro

Sobremesa Uhn Egg, no Mr. Lam Rio de Janeiro
Dandynha Barbosa compartilha seus restaurantes favoritos no RJ (Foto: divulgação)

Sushi Leblon

Um dos melhores restaurantes de culinária japonesa do mundo, na visão da influencer. A dica é o crispy rice, atum vermelho, chips de batata doce, acompanhados do drinque favorito da Dandynha, a caipirinha de saquê com Caju. “Não deixo de pedir”, afirma. Para finalizar, as maravilhosas sobremesas do local: brigadeiro de palha italiana e a bala de coco com sorvete.
Rua Dias Ferreira, 256 – Leblon/ Telefone: (21) 2512-7830.
O delicioso brigadeiro de palha italiana do Sushi Leblon (Foto: reprodução Instagram)

Mocelin

Para os amantes de carne, a indicação é a Mocelin. Uma das churrascarias mais tradicionais da cidade, trabalham com cortes nobres e acompanhamentos maravilhosos. Tem para todos os gostos, carnes bovinas, suínas, cordeiro, aves, exóticas, além de peixes. A digital influencer conta que ama ir aos domingos, sem pressa, para desfrutar de um bom almoço em família.
Estrada do Galeão, 5285 – Ilha do Governador e Av. Quintino Bocaiúva, 151 – Praia de São Francisco – Niterói/ Telefone: (21) 2468-8200 e (21) 2492-1878.

Esplanada Grill

O Esplanada Grill é um dos restaurantes de carne mais antigos do Rio de Janeiro. O local é supercharmoso. Localizado em uma das esquinas mais badaladas, no coração de Ipanema, contam com um dos melhores pães de queijo da cidade no couvert. Também trabalham com carnes nobres e acompanhamentos deliciosos, que harmonizam perfeitamente com a suculência dos produtos.
R. Barão da Torre, 600 – Ipanema/ Telefone: (21) 2512-2970.
Carne de fraldinha, acompanhada com a farofa da casa, no Esplanada Grill (Foto: reprodução site)

Malta

O Malta inaugurou em 2017, e fica em uma rua encantadora do Jardim Botânico. Com uma proposta mais jovem, é bem mais descolado do que os outros restaurantes de carnes do Rio. De entrada, a dica é o pastel de costela; já para acompanhar alguns dos cortes da casa peça o arroz à piamontese e a farofa de bacon.
R. Saturnino de Brito, 84 – Lagoa/ Telefone: (21)2042-3101.

Mr. Lam

Famoso restaurante especializado em comida chinesa e com cardápio elaborado pelo chef Sik Chung Lam- do Mr. Chow de Nova York. “É maravilhoso!”, comenta a influencer. Ela indica pedir o menu-degustação da casa, com o Crispy Duck acompanhado de um bom drinque. De sobremesa, o favorito é o famoso Uhn Egg – elaborado com maracujá e cocada mole. “É dos deuses! Não consigo resistir”, acrescenta. O restaurante fica na Lagoa e Dandynha recomenda ir no jantar e aproveitar o clima e boa música.
R. Maria Angélica, 21 – Lagoa/ Telefone: (21) 2286-6661.
Sobremesa Uhn Egg, no Mr. Lam Rio de Janeiro (Foto: reprodução Facebook)

Gero

Também com unidade em São Paulo, o Gero pertence ao grupo Fasano, e é o restaurante italiano favorito da influencer no Rio de Janeiro. Ela comenta que ama o couvert acompanhado com o duo carpaccio de atum e salmão. Para o prato principal, a dica é o tradicional Cacio e Pepe. Para fechar com chave de ouro a pedida é o suflê de chocolate.
R. Aníbal de Mendonça, 157 – Ipanema/ Telefone: (21) 2239-8158.

Rancho Português

Nada como uma boa comida portuguesa para aquecer o coração. Com diversas casas espalhadas pelo país, o Rancho Português é um dos restaurantes mais tradicionais do Rio de Janeiro. Daqueles para ir em família e apreciar os diferentes tipos de bacalhau, sardinhas portuguesas, lula, polvo e muito mais. Vale a pena conhecer!
R. Maria Quitéria, 136 – Ipanema/ Telefone: (21) 2287-0335.
Bacalhau, uma das especialidades do Rancho Português (Foto: reprodução Instagram)

Gajos d´Ouro

Inaugurado recentemente, o Gajos d’Ouro também pertence a equipe do tradicional Antiquarius – casa que fechou há alguns anos. O Gajos traz o mesmo menu do antigo restaurante, voltado para a gastronomia portuguesa, e é um verdadeiro presente para os fãs da gastronomia lusitana. Dandynha ama o couvert, acompanhado dos saborosos croquetes e risoles. Já para o prato principal,  a dica é o arroz de pato ou o bacalhau à Braz!
R. Prudente de Morais, 1008 – Ipanema/ Telefone: (21) 3449-1483.

Boteco Rainha

Não podemos falar da Cidade Maravilhosa e não trazer um bom bar. O Rainha pertence ao grupo Irajá, do chef Pedro Artagão. Localizado em um dos pontos mais agitados da cidade, no Leblon, surgiu durante a pandemia, e é o mais novo hotspot da capital. Boa sorte na hora de conseguir uma mesa, o local é superdisputado e tem comidas deliciosas.
Rua Dias Ferreira, 247 – loja B – Leblon/ Telefone: (21) 3598-8714.
Drinque de framboesa no Boteco Rainha (Foto: reprodução Instagram)

Boteco Boa Praça

Outro bar que é um verdadeiro sucesso na cidade é o Boteco Boa Praça. Na mesma rua do Boteco Rainha, também é bem badalado. Eles trazem comidas típicas de bar e ótimos drinques. Lugar perfeito para encontrar os amigos e se deliciar enquanto coloca a conversa em dia.
Rua Dias Ferreira, 12 – Leblon/ Telefone: (21) 3507-7000.
Pratos maravilhosos de frutos do mar, no restaurante Satyricon (Foto: reprodução Instagram)

Satyricon

Atenção amantes de frutos do mar, o Satyricon é o lugar perfeito para vocês. Um dos mais tradicionais da cidade, conta com uma enorme variedade de peixes e frutos do mar e um serviço impecável. A dica é o Tagliolini Tartufatti All´ Aragosga- uma massa trufada com lagosta. “De comer rezando”, afirma Dandynha.
R. Barão da Torre, 192 – Ipanema/ Telefone: (21) 2521-0627.