Restaurantes de comida típica brasileira em São Paulo, por Fred Sabbag

Com influência originariamente europeia, africana e indígena, a culinária brasileira é, sem dúvida, uma das mais plurais encontradas no mundo

Unsplash

CNN Viagem & Gastronomia

Ouvir notícia
Fred Sabbag indica seus restaurantes prediletos na capital paulista de comida brasileira (Foto: Jonathan Borba/ Unsplash)

Por Fred Sabbag 

As diversas culinárias regionais aqui existentes (sertaneja, da pauliceia etc.) são dotadas de uma riqueza sem fim de ingredientes e resultado de adaptações feitas por imigrantes ao longo do tempo. A consequência disso é que a comida brasileira é bem mais do que a dupla feijoada e caipirinha (ótimo par, vale ressaltar, dentre muitas opções aqui existentes).

É a comida com ingredientes como mandioca e seus derivados, milho, pimenta, carne (dos mais variados animais e preparos), arroz, feijão, quiabo, abóbora, entre outros. É a comida com sabor inigualável que jamais é deixada de lado pelo comensal, e que, injustamente, acaba não sendo replicada em outros países.

Em diversos textos já publicados nesta coluna, foram privilegiados lugares voltados a culinárias e culturas de outros países e regiões. Hoje, para desfazer essa injustiça e privilegiar “o que é nosso”, indico seis lugares para comer (e se deliciar) com a comida tipicamente brasileira em São Paulo.

Mocotó

Restaurante Mocotó, um dos mais disputados da cidade (Foto: divulgação)

O Mocotó está localizado na Vila Medeiros, zona norte, e hoje é comandado pelo Rodrigo Oliveira (filho do fundador José de Almeida). Existente desde 1973, o restaurante tem como especialidade a cozinha sertaneja tradicional.

O cardápio tem, dentre muitas estrelas, torresmo (de emocionar), baião-de-dois, sarapatel, mocofava e joelho de porco, além de cachaças e caipirinhas que fazem valer a ida. Como a casa não trabalha com reservas e é disputadíssimo (inclusive por estrangeiros), recomenda-se chegar cedo.

Av. Nossa Sra. do Lorêto, 1100 – Vila Medeiros, São Paulo

Leia mais:
20 novos restaurantes de São Paulo para conhecer já!
Restaurante “A Baianeira” completa 7 anos e lança menu com pratos icônicos
Tujuína, do chef Ivan Ralson, oferece menu executivo e novidades para compartilhar
Mais de 20 restaurantes em São Paulo com espaço aberto
6 aplicativos para economizar em restaurantes

Jesuíno Brilhante

Jesuíno Brilhante, casa de comida sertaneja do chef Rodrigo Levino (Foto: divulgação)

O Jesuíno Brilhante é um restaurante familiar especializado em comida sertaneja potiguar, fundado em 2016, por Rodrigo Levino, – e com a inspiração de seu pai, falecido em 2020, Seo João Batista (responsável pelo sucesso que é a carne de sol lá preparada). No cardápio, meus preferidos são o baião de dois, carne de sol na nata, farofa de cuscuz, arroz de leite e feijão de corda.

Rua Arruda Alvim, 187, Pinheiros, São Paulo – SP

Tordesilhas

Com 31 anos de existência, o Tordesilhas tem à frente ninguém menos do que Mara Salles (que dispensa qualquer apresentação). Sua cozinha segue anos de pesquisa sobre a culinária brasileira e isso é perfeitamente aplicável nos pratos. No cardápio, receitas de diversos cantos do Brasil. Do paranaense barreado à moqueca capixaba, da costelinha de porco confitada ao baião de dois, passando pelo bobó de camarão. Aos sábados, é servida feijoada no almoço.

Al. Tietê, 489, Jardins, São Paulo

Jiquitaia

Jiquitaia, dos irmãos Marcelo Corrêa Bastos e Nina Bastos (Foto: reprodução Instagram)

Inaugurado em 2012 pelos irmãos paranaenses Marcelo Corrêa Bastos e Nina Bastos, o Jiquitaia serve comida de diversas regiões do Brasil. É detentor de duas de minhas comidas favoritas da cidade: torresmo e o arroz de pato no tucupi e magret. Para além disso, vale pedir quiabo com missô, mini sanduíche de camarão com abacate e nori, bochecha de porco com pamonha e o peixe no dia da brasa.

Rua Coronel Oscar Porto, 808, Paraíso, São Paulo

A Baianeira

Restaurante A Baianeira, no subsolo do Masp (Foto: divulgação)

Fundado em 2014 pela mineira Manuelle Ferraz, o A Baianeira ficou conhecido inicialmente pelos pães de queijo recheados. Hoje o restaurante é muito mais do que isso, apesar de os pães de queijo continuarem ótimos.  Dado o sucesso, em 2019 o A Baianeira ganhou mais uma unidade, no subsolo do Masp.

Do cardápio, destacam-se, além dos pães de queijo, o pastel de carne de panela, banana da terra e queijo, salada de feijão andu, costelinha caramelizada com tutu de feijão e vinagrete de abacaxi e o bobó de camarão.

Rua Dona Elisa, 117, Barra Funda, São Paulo-SP e Av. Paulista, 1578, Bela Vista, São Paulo (no subsolo do MASP).

Lobozó

Lobozó serve comida caipira da Paulistânia (Foto: reprodução Instagram)

Fundado pelo sociólogo Carlos Alberto Dória e os cozinheiros Marcelo Corrêa Bastos e Gustavo Rodrigues, o Lobozó serve cozinha caipira da Paulistânia (região composta hoje pelos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Goiás, Tocantins, Rio Grande do Sul e parte do Espirito Santo). O cardápio contém destaques como pastéis de angu, língua defumada, frango caipira frito, cuscuz paulista, frango caipira recheado, rolê de porco, peixe azul marinho e lobozó de vegetais, dentre outros.

Rua Medeiros de Albuquerque, 436, Vila Madalena, São Paulo

Sobre Fred

O advogado e entusiasta gastronômico Fred Sabbag (Foto: divulgação)

Fred Sabbag é advogado por profissão, mas, no tempo livre, nada de processos ou trâmites judiciais: uma de suas maiores paixões é frequentar bares e restaurantes. O hábito rendeu-lhe inúmeros seguidores no Instagram (@fredsabbag) e o tornou numa celebridade da gastronomia em São Paulo.


Mais Recentes da CNN