Refúgio no Rio: viaje no tempo neste casarão centenário no bairro de Santa Teresa

Hotel boutique Mama Ruisa é uma ode ao design modernista dos anos 50 e 60

Hotel Mama Ruisa é uma viagem no tempo em Santa Teresa
Hotel Mama Ruisa é uma viagem no tempo em Santa Teresa Reprodução site

CNN Viagem & Gastronomiado Viagem & Gastronomia

Ouvir notícia

Por Paula Bedran

Se você assistiu ao seriado “Coisa mais linda”, da Netflix, e teve uma vontade sobre-humana de se teletransportar para o Rio de Janeiro dos anos 50, mas não sabia como, é porque você ainda não conheceu o hotel boutique Mama Ruisa. É no meio do burburinho de Santa Teresa, bairro central no alto de uma serra, que fica um dos casarões mais requintados da cidade, construído em 1917. Com oito quartos, a propriedade – um templo do design modernista brasileiro – possui uma vista estonteante da Baía da Guanabara e absolutamente tudo que alguém pode sonhar quando quiser unir descanso com uma imersão na cultura carioca.

Sala principal do Mama Ruisa / Foto: Paula Bedran

E aí é que ocorre o melhor da história. O dono do hotel é Jean Michel Ruis, um francês que veio ao Brasil através do grupo Le Meridien e acabou trocando o seu país-natal pelo Rio permanentemente. Extremamente bem-relacionado e de um bom gosto ímpar, ele já sediou festas badaladíssimas, shootings de marcas incríveis do país inteiro e hospedou os jet setters mais hypados Brasil afora – além de ser o cenografista do Baile da Arara, um dos melhores bailes de carnaval do Rio.

Por ali é possível se encantar por móveis e objetos assinados pelos mais importantes designers modernistas brasileiros das décadas de 1950 e 1960, como Sergio Rodrigues, Oscar Niemeyer, Zanine de Caldas, Geraldo de Barros e muito mais. Nos quartos, uma aula de décor é necessária para apreciar o design de cada móvel, cada escultura e cada quadro na parede. Cada um dos oito quartos possui um tema específico – o que fiquei tinha um sótão de leitura com uma pequena biblioteca, e as obras eram de assinatura do carioca Ricardo Fasanello – e muitos móveis e objetos pela casa foram de fato parte do cenário do seriado “Coisa mais Linda”.

Móveis modernistas garimpados por Jean Michel / Foto: Paula Bedran

Detalhes que valem a pena:

– A piscina no jardim é cercada de esculturas, além de já ter servido de cenário para inúmeros editoriais inesquecíveis. É uma ode a um Rio de Janeiro de antigamente que tentava recriar um pouquinho da Europa com um ar tropical;

– O café da manhã – que pode ser tomado na varanda do andar superior, com a famosa vista que tantos buscam, ou à beira da piscina – é da boulangerie sem igual do La Bicyclette, famosa padaria gourmet carioca com um café da manhã super requintado. Todas as louças, da melhor porcelana, e os talheres, todos vintage e de prata, foram angariados na praça XV ou na Santos Dumont; 

– É possível reservar o casarão inteiro e contratar um pacote que o hotel chama de “haute-couture”: pode-se escolher um cardápio detox preparado por um chef de cozinha à disposição, um cronograma de ioga feito só para os hóspedes, ter um motorista à disposição, entre outros luxos. Tudo a combinar com a gerência da propriedade;

– O hotel inteiro é propositalmente desenhado e decorado para ser um convite a uma imersão no design brasileiro. Jean Michel Ruis, o dono, é colecionador de móveis brasileiros e escolheu peças exclusivas para mobiliar as áreas comuns e os quartos do local.

Café da manhã à beira da piscina / Foto: Paula Bedran

Sustentabilidade 

Como parte de uma imersão na cultura carioca, o Mama Ruisa não poderia deixar de adotar hábitos sustentáveis em seu cotidiano. Alguns pontos merecem ser exaltados, como:

– Todos os lençóis são feitos à mão e são posteriormente transformados em panos de chão;

– Todos os móveis, objetos de decoração, louças, sem exceção, são vintage e de segunda mão;

– Toda a panificação é do La Bicyclette, que realiza uma produção caseira e sustentável;

– Um dos próximos objetivos do hotel é abolir completamente o uso de plástico.

Hotel Mama Ruisa
R. Santa Cristina, 132 – Santa Teresa, Rio de Janeiro – RJ, 20241-250 / Tel.: (21) 2210-0631 

Paula Bedran
Paula Bedran/ Foto: divulgação

Sobre Paula Bedran

Paula Bedran é expert em sustentabilidade. Administradora de formação, mas jornalista de profissão, a Paula tem um blog de moda, beleza e viagens, todos relacionados à sustentabilidade e um quadro na TV Cultura sobre o assunto. A Paula viaja o Brasil e o mundo em busca de projetos e marcas conscientes, presta consultoria para marcas com esse viés e dá palestras sobre sustentabilidade.


Mais Recentes da CNN