por: Viagem e Gastronomia Viagem e Gastronomia

Onde comer peixes e frutos do mar em São Paulo, por Dany Simon

Se engana quem acha que a capital paulista, por não estar tão perto do oceano, não oferece excelentes peixes e frutos do mar. A personalidade gastronômica Dany Simon indica onde apreciá-los na cidade

Ouvir notícia
Onde encontrar peixes e frutos do mar em São Paulo? Dany Simon indica! (Foto: Amazo Cozinha Peruana / Tina Bini)

Por Dany Simon

Quando o assunto é frutos do mar e peixes, penso logo na extensão continental da costa brasileira, que nos proporciona uma vasta e diversa fauna. Procuro sempre priorizar casas que valorizam os produtos nacionais e primam pelo seu frescor. Um dos restaurantes que não será citado, pois não está mais entre nós, mas deixou boas memórias e merece menção é o Capivara Bar, onde se comia otimamente bem, em mesas compartilhadas e com atendimento irreverente.

Apesar de não ser uma cidade litorânea, mas estar bem pertinho delas, São Paulo possui ótimas opções de restaurantes para desfrutar de bons e frescos frutos do mar e peixes. Deixarei de mencionar os japoneses, pois estes são merecedores de uma relação própria. A lista a seguir é composta de locais que gosto e costumo frequentar, mas é claro que existem inúmeras outras boas opções em uma capital tão grande como a nossa. Aproveite sem moderação!

Barú Marisqueria

O badalado restaurante comandado por Dagoberto Torres é hors concours quando o assunto é frutos do mar. Numa casinha de vila, com uma agradável área externa, tem pratos executados com maestria, com influência de vários cantos da América Latina. O frescor dos ingredientes é notável, e aqui vale ir em grupos, para poder pedir diversos petiscos para compartilhar, além dos grelhados. Há opções com camarão, polvo, lula, mexilhão, ostra, peixes crus e grelhados. Peça de tudo um pouco!

R. Augusta, 2542 – Cerqueira César, São Paulo – SP / Tel.: (11) 3062-0898

Restaurante Cais

Polvo do Restaurante Cais (Foto: divulgação)

Localizado no coração da Vila Madalena, em uma casa superagradável com varanda, o restaurante oferece opções de peixes, incluindo cortes menos óbvios como a nadadeira, charcutaria marítima da casa e frutos do mar, onde sempre peço a porção de lulas. É uma boa escolha ir com mais pessoas, para petiscar de tudo, acompanhado pela ótima carta e serviço de vinhos que oferecem.

R. Fidalga, 314 – Vila Madalena, São Paulo – SP / Tel.: (11) 3819-6282

Mescla

Localizado na descolada Barra Funda, o Mescla traz uma cozinha rústica e ambiente agradável. O cardápio sempre conta com uma opção de peixe do dia, além da porção de bochecha de peixe empanada e frita e o ótimo espetinho de lula com coração de galinha, com molho de amendoim, numa combinação improvável e certeira.
R. Souza Lima, 305 – Barra Funda, São Paulo – SP / Tel.: (11) 3661-1149

Leia mais:
Conheça a história e locais para pedir deliciosos pães de queijo em São Paulo 
6 aplicativos para economizar em restaurantes 
Novo restaurante Kazuo oferece viagem pelos sabores da Ásia na capital paulista

Petiskin do Bob

Fica em uma agradável rua na Pompeia, onde a graça é pegar uma mesinha na calçada e petiscar acompanhado de uma cerveja de garrafa gelada, bem no estilo praia. Tem espetinho de camarão, vinagrete de polvo, entre outros. Para finalizar a refeição no Petiskin do Bob, a pedida pode ser algum prato para compartilhar, como, por exemplo, a feijoada de frutos do mar.
R. Dr. Miranda de Azevedo, 658 – Pompeia, São Paulo – SP / Tel.: (11) 2924-4002

AMA.ZO – Cozinha Peruana

Este agradável restaurante peruano fica em uma casa tombada nos Campos Elísios, projetada por Ramos de Azevedo no início do século XX. O jardim repleto de jabuticabeiras é perfeito para degustar os ótimos e lindos ceviches, arrozes de frutos do mar ou o polvo grelhado. Levei meus pais e ficaram encantados. Imprescindível fazer reserva aos finais de semana.
R. dos Guaianazes, 1149 – Campos Elíseos, São Paulo – SP / Tel.: (11) 99560-4321

Teus Restaurante Bar

Teus Restaurante Bar (Foto: reprodução Instagram)

O Teus tem inspiração espanhola e americana, mas é da Espanha que saem os frutos do mar. Polvo grelhado com batatas ao murro é uma das estrelas da casa, mas o polvo também pode vir na versão do taco de chorizo de polvo, ousadia que vale conhecer. Outras boas opções são também o peixe do dia e o arroz com lulas.
R. Natingui, 1548 – Vila Madalena, São Paulo – SP / Tel.: (11) 3530-1667

Leia mais:
Piccini Cucina: sinta-se em uma vila italiana sem sair de São Paulo
Mais de 20 restaurantes em São Paulo com espaços abertos
Restaurante Naia abre no Jardins e coloca peixes e frutos do mar à mesa
Renata Vanzetto não para! Chef abre Miado, sua sexta casa em São Paulo

Notorious FISH

Sanduíche de camarão do Notorious Fish (Foto: reprodução Instagram)

Este é o único dos estabelecimentos que opera apenas por delivery e merece ser mencionado, pois esta modalidade virou uma realidade e veio para ficar. Oferecem majoritariamente sanduíches, fora o fish’n’chips, que é ótimo. Opções como the notorious filet’o’fish, sanduíche de peixe, e shrimp roll, também configuram como boas opções. Suplico por lobster roll.
Delivery via Rappi. 

Dany Simon (Foto: divulgação)

 

Dany Simon

Dany Simon é economista e financista, mas sua paixão mesmo é a gastronomia. Como seu próprio pai diz, ele puxou o avô, que não comia para viver, e sim, vivia para comer. Sua constante busca pelo prazer sensorial alimenta seu perfil no Instagram, @danythesimon, onde compartilha suas experiências ao desbravar o mundo gastronômico. Além disso faz consultorias e curadorias para o mundo de alimentos e bebidas.

 


Mais Recentes da CNN