por: Viagem e Gastronomia Viagem e Gastronomia

Onde beber e comprar bons chás em São Paulo, por Fred Sabbag

Descubra locais especializados na bebida seja para fugir por alguns minutos da correria cotidiana, para hidratar ou apenas porque é uma delícia mesmo

Ouvir notícia
Foto: Getty Images

Por Fred Sabbag
Há um conto de que, por volta de 2.700 a.C., o imperador chinês Shen Nung aguardava seus serventes ferverem água para que pudesse bebê-la pura e, durante isso, algumas folhas caíram n’água. O imperador, por curiosidade, provou a bebida e a adorou, sendo essa, para muitos, a origem do chá. É da China, também, o primeiro livro inteiramente dedicado à bebida, o CháJīng, de Lu Yu.

O texto de hoje não possui qualquer cunho histórico, tampouco romântico, mas é apenas uma homenagem à segunda bebida mais consumida no mundo (perdendo apenas para a água). O chá é uma bebida com fins medicinais (muitas folhas possuem propriedades antibióticas), religiosos e, acima de tudo, cultural.

O hábito é milenar e, como é de conhecimento geral, conquistou o mundo (do matcha japonês, passando pelo famoso “chá das 5” inglês, ao “chá mate gelado” das praias cariocas). É, inclusive, ingrediente de pratos e doces, além de ser um ótimo complemento em diversas refeições.

Muitos não sabem, mas o chá somente é chá quando originário da infusão da planta Camellia sinesis (que dá origem a diversos tipos de chá a depender do tipo de colheita, secagem e oxidação). Qualquer outra folha, erva ou fruta dá origem apenas às famosas infusões.

No texto de hoje, Fred Sabbag aproveita os últimos dias frios do ano para mostrar que, em qualquer momento e sob qualquer temperatura, é possível tomar chás e infusões de ótima procedência em São Paulo. Afinal, é atribuída a Lao Tzu a afirmação de que “o chá é o elixir da vida”.

Chá Yê!

Chá Yê (Foto: reprodução Facebook)

Fundado por Caio Barbosa e João Campos, o Chá Yê possui chás produzidos na China. Por isso, a carta pode parecer incomum em uma primeira leitura, mas ela é fruto de criteriosa e periódica pesquisa dos fundadores que, há 10 anos, viajam anualmente por diversas regiões chinesas para prospecção e pesquisa.

Além disso, na Escola Chá Yê são ministrados cursos como “fundamentos e experiências sensoriais” e “chás chineses especiais”, além de pocket classes. Apesar de as inscrições estarem temporariamente suspensas em razão da pandemia da Covid-19, nos canais do YouTube e IGTV há diversos conteúdos educativos que merecem ser vistos.

O Chá Yê ainda possui uma loja para a venda de utensílios, além de um bom menu muito além dos chás, com dim sum, noodles, bowls, sobremesas e outras bebidas.

Cha Yê!: Rua Fradique Coutinho, 344, Pinheiros, São Paulo-SP

Talchá

Talchá (Foto: divulgação)

A Talchá é uma empresa familiar fundada em 2010 por Mônica Schvartsman (mãe) e Mariana Schvartsman (filha). O negócio foi idealizado dois anos antes, após uma viagem de Mônica a Paris, que decidiu implantar no Brasil uma loja inspirada nas lojas de chá francesas. 

Além de uma completíssima loja na internet, que entrega em todo o Brasil, a Talchá conta com 4 lojas em shoppings, que possuem uma carta que vai de chás-raros (caso do Golden Pu-Ehr reserva, envelhecido durante 5 anos) a mais comuns (caso do chá verde detox). Há também diversos acessórios, como por exemplo xícaras, bules e infusores.

Talchá: Shopping Pátio Higienópolis (piso Pacaembu), Shopping JK Iguatemi (2º piso), Shopping Pátio Paulista (piso Paulista) e Morumbi Shopping (piso superior)

Leia mais
House of Gucci: conheça os cenários na Itália onde o filme foi gravado
Turismo religioso: 12 destinos para quem busca autoconhecimento e introspecção
Piccini Cucina: sinta-se numa vila italiana sem sair de São Paulo
Fred Sabbag indica suas padarias artesanais favoritas em SP e RJ

T&M Chás e Meditação

T&M Chá e Meditação (Foto: divulgação)

Fundada recentemente por Valéria Pout, a T&M Chá e Meditação possui a dupla função de loja de chás e espaço para meditação. A combinação de chá e meditação faz parte da proposta da T&M de atrair os pensamentos do cliente para a calma e apreciação mesmo durante um dia agitado.

O cardápio possui diversos tipos de chás da planta Camellia Sinensis, além de infusões feitas de ervas, flores, frutas e essências. Há ainda diversos acessórios que podem ser encontrados também no site da T&M.

T&M Chás e Meditação: Rua Dr. Alceu de Campos Rodrigues, 46, Térreo, Vila Nova Conceição, São Paulo-SP

Mori Chazeria

Mori Chazeria (Foto: divulgação)

A Mori Chazeria foi fundada pela tea sommeliere Patricia Akemi e seu marido Rodrigo Moribe, e, bem recentemente, abriu sua aconchegante loja física no bairro do Paraíso.

O cardápio possui, além dos chás, pratos para harmonizar com a bebida. Alguns deles são de origem japonesa, tais como kaarage, oniguiri e kare, e há também sobremesas e acompanhamentos para um chá da tarde.

Mori Chazeria: Rua Coronel Oscar Porto, 267, Paraíso, São Paulo-SP

Teakettle Casa de Chá

Fundada em 2007 pela expert Sylvia Rodrigues e sua filha Ana Claudia, a Teakettle Casa de Chá funciona em uma charmosa e agradável casa na Chácara Santo Antônio (não por outro motivo há quem procure o local para eventos).

O cardápio possui mais de cem combinações de chás e infusões, originários de todo o mundo e servidos em bule ou xícara. Há café da manhã, brunch e almoços rápidos, que podem ser degustados em um lindo jardim externo.

Teakettle Casa de Chá: Rua Alexandre Dumas, 1.049, Chácara Santo Antonio, São Paulo-SP

Sobre Fred

Fred Sabbag (Foto: divulgação)


Fred Sabbag é advogado por profissão, mas, no tempo livre, nada de processos ou trâmites judiciais: uma de suas maiores paixões é frequentar bares e restaurantes. O hábito rendeu-lhe inúmeros seguidores no Instagram (@fredsabbag) e o tornou numa celebridade da gastronomia em São Paulo.

Mais Recentes da CNN