por: Viagem e Gastronomia Viagem e Gastronomia

Madrid pelos olhos de Klébio Damas

Localizada no centro do país, a capital da Espanha é charmosa e encantadora

Ouvir notícia

Por Klébio Damas

O YouTuber Klébio Damas conta sobre sua última experiência em Madrid, na Espanha, e compartilha seu olhar sobre a causa LGBTQIA+ na região. Um ótimo destino para conhecer pós-pandemia

Klébio Damas no embarque para Madrid (Foto: divulgação)

Entre todos os lugares que passei com o meu último “mochilão”, a cidade em que conseguiria morar facilmente é Madrid. Ela não tem pontos turísticos muito conhecidos, mas o mais interessante é sentir a vibe da cidade, visitando todos os barzinhos e ruas. Dos brasileiros que conheço e que já estiveram em Madrid, todos já tiveram vontade de estabelecer residência por lá, pela energia positiva do lugar, que é bem parecida com a do Brasil.

O centro é bem concentrado, e é possível encontrar tudo o que quer. Por exemplo, se você quer comer algo mexicano, brasileiro ou outra comida típica, você acha facilmente. Tive a impressão de que tudo é muito estratégico para as pessoas conseguirem andar a pé e ter um contato direto com a cidade. Conheci alguns parques e fiquei apaixonado por um em especial, o El Retiro, localizado na zona verde de Madrid, e que pertence à monarquia. Além de ser um lugar perfeito para fazer um passeio bem tranquilo, dá para alugar um barquinho e andar pelo lago.

Uma das ruas mais famosas é a Gran Via, e paralelo a ela há vários calçadões, onde tem de tudo. Me hospedei em um hostel perto dessa avenida, para facilitar. Uma dica que uso sempre que faço “mochilão” é procurar hospedagens próximas ao centro, evitando o uso de transporte por aplicativo, já que o pagamento é em euros. Outra alternativa, se você tiver mais tempo, é explorar toda a cidade por metrô ou ônibus, assim acaba economizando um bom dinheiro.

As encantadoras ruas de Madrid (Foto: Alex Vasey)

Além de ter ficado impressionado com a quantidade de restaurantes e mercados de Madrid, tive a sorte de encontrar uma das atrizes de Vis a Vis na rua- uma série de sucesso espanhola da Netflix. Sou um grande fã de filmes e séries em espanhol, quando encontrei alguém que faz parte de uma produção do país, fiquei muito feliz. Sobre a comida, temos as famosas tortilhas- pão folha, feito a partir de farinha de milho ou de trigo. Também experimentei as tapas, que são petiscos consumidos em barzinhos e bem tradicionais da Espanha. Você consegue experimentar de tudo com esses snacks, incluindo orelha de porco e pé de galinha.

Para a comunidade LGBTQIA+, Madrid é incrível, pelo seu turismo específico e que atrai muitas pessoas de diferentes países. Para terem ideia, algumas faixas de pedestre são com as cores do arco-íris, alguns semáforos são um casal de meninos ou de meninas de mãos dadas, e há várias festas super bacanas destinadas para este público. Tudo é tratado com muita naturalidade, inclusive em propagandas, como deve ser. Se você é LGBTQIA+, ou apoia o movimento, recomendo uma visita à cidade, pois será uma experiência única.

Sobre Klébio Damas

Klébio Damas (@klebiodamas) é um YouTuber brasileiro de 23 anos, criador do canal Mundo Paralelo, no qual inicialmente falava sobre livros e filmes. Com o tempo e observando o ramo onde trabalhava, se identificou melhor falando sobre sexualidade, ajudando outras pessoas a entenderem um pouco mais sobre diversidade e outros tabus. Hoje, o canal, com mais de 1 milhão de inscritos, é voltado para o público jovem LGBTQ+ com vídeos sobre assuntos do momento, sexualidade, cultura pop e autoconhecimento de uma forma descontraída, com muito bom humor. Seu maior objetivo é conseguir levar informações importantes de forma leve, com uma linguagem informal e abrangente.

Entre seus projetos de grande destaque estão a série “Ninguém Nasce Desconstruído”, apoiado pela TNT e disponível no seu canal e o “Volta Ao Mundo Com Klebinho”, uma série de vídeos que mostram ele percorrendo diversos países  ao redor do mundo, com roteiros de turismo elaborados de um formato diferente, mostrando inclusive a cultura de aceitação em cada lugar ao público LGBT.

Mais Recentes da CNN