Lelê Saddi entrega os melhores hotspots da Turquia

A Turquia é um país muito conhecido por toda a sua história e uma rica cultura influenciada durante séculos por diversos povos e religiões.

Lelê Saddi Istambul

Por Lelê Saddi

A Turquia é um país muito conhecido por toda a sua história e uma rica cultura influenciada durante séculos por diversos povos e religiões. Istambul, maior cidade do país, é um destino imperdível por ser extremamente cosmopolita e reunir alguns dos principais monumentos do país como a Mesquita Azul e o Palácio Topkapi. Além de passear por esta intrigante cidade, a empresária e digital influencer Lelê Saddi tornou a sua viagem ao país ainda mais interessante ao combinar este clima de cidade grande com uma parada também na paradisíaca praia de Bodrum. Aqui, ela compartilha dicas incríveis desses dois destinos!

Lelê Saddi entrega seus hotspots na Turquia (Foto: acervo pessoal)
Lelê Saddi entrega seus hotspots na Turquia (Foto: acervo pessoal)

Istambul

Kahve Dunyasi 

Como no Brasil, o café na Turquia é uma unanimidade! O café turco é inclusive considerado patrimônio da Humanidade e bem imaterial tombado pela UNESCO.  O Kahve Dunyasi é o melhor lugar para provar esta iguaria local. Onde? Ömer Avni, Meclis-i Mebusan Cd. No:85, 34000 Kabataş Beyoğlu.

Punto

A loja de tapetes Punto fica em um prédio lindo do século 17 e oferece uma grande variação de itens novos e vintages, todos handmade. Lá, encontram-se peças que vão do estilo clássico ao exótico contemporâneo. Recomendo visitar a loja para descobrir mais sobre essa técnica milenar turca. Onde? Mollafenari, Gazi Sinan Paşa Sk. No:17, 34120 VezirHan/Fatih.

Dolmabahçe Palace

O palácio Dolmabahçe foi construído no século 19 e durante muitos anos foi o principal centro administrativo do Império Otomano. Ele foi o primeiro palácio em estilo europeu em Istambul e conta com 285 quartos e 32 grandes corredores. Uma curiosidade: foram usadas 14 toneladas de ouro para ornamentar os tetos do palácio! Onde? Vişnezade, Dolmabahçe Cd., 34357 Beşiktaş.

Lelê Saddi na Turquia (Foto: divulgação)

Mesquita Azul

Construída entre 1609 e 1616, a Mesquita Azul é um ponto turístico que não pode faltar na sua lista. Com capacidade para receber até 2 mil pessoas, o lugar está sendo restaurado desde 2018 e é uma das principais mesquitas do país. Minha sugestão é sempre carregar um lenço na bolsa já que as mulheres precisam cobrir o cabelo para entrar. Onde? Sultan Ahmet, Atmeydanı Cd. No:7, 34122 Fatih.

Topkapi Palace

Totalmente deslumbrante, o Topkapi Palace é de impressionar tanto pelo tamanho quanto pela beleza! Residência dos sultões Otomanos por vários séculos, vale a visita ao palácio mas também ao jardim que tem uma bela vista para o Estreito de Bósforo. Onde? Cankurtaran, 34122 Fatih. 

Mikla

Um restaurante badalado com cozinha contemporânea, o Mikla está na lista dos melhores restaurantes do mundo do ano passado. Além disso, ele também tem um bar no rooftop com uma vista imperdível. Amei o ambiente e a comida, super recomendo! Onde? Asmalı Mescit, The Marmara Pera, Meşrutiyet Cd. No:15, 34430 Beyoğlu.

Lelê Saddi no Grand Bazaar (Foto: divulgação)

Grand Bazaar

Não tem como estar em Istambul e não passear pelos corredores do famoso Grand Bazaar. Com quase 4.000 lojas e ocupando 44 mil m², o mercado possui as mais diversas opções para compras. O ponto alto são as joias e os tecidos, mas também existem variadas lojas de louças, pedras e luminárias. Onde?Beyazıt, Kalpakçılar Cd. No:22, 34126 Fatih.

Çiya

Uma bela dica de restaurante é o Çiya, integrante da quinta temporada do programa Chef’s Table. Com um ambiente simples, o lugar permite uma vivência única para experimentar a tradicional culinária turca. O restaurante está localizado na parte oriental da cidade permitindo o passeio entre continentes, já que Istambul é a única cidade no mundo que está localizada em dois deles: o europeu e o asiático. Recomendo pedir o kebab de carne de cordeiro e de boi. Onde? Caferağa, Güneşli Bahçe Sk., 34710 Kadıköy.

Mısır Çarşısı (Mercado de Especiarias)

Outra opção de mercado, mas dessa vez o foco é a gastronomia. Com mais de 100 lojas, a construção do século 18 é perfeita para conhecer a cultura local. Além das mais variadas opções de lojas, o mercado ainda oferece restaurantes, que são ideais para almoçar por ali mesmo depois depois do passeio pelos corredores. Para esta parada estratégica recomendo o restaurante Pamdeli. Onde? Rüstem Paşa, Erzak Ambarı Sok. No:92, 34116 Fatih.

Karakoy Lokantasi

Localizado no bairro de Karakoy, o restaurante é uma releitura moderna da cozinha tradicional turca. Ele é o lugar perfeito para experimentar o famoso meze, seleção de pequenos pratos servidos frequentemente no início das refeições. Normalmente estão entre eles o queijo branco, o yogurt com ervas e a salada fria de berinjela. Onde? Kemankeş Karamustafa Paşa, Kemankeş Cd. No:37 A, 34425 Beyoğlu.

Lelê Saddi desfrutando de dias ensolarados na Turquia (Foto: divulgação)

Melodi Çikolata

Dica para os amantes de chocolate. A Melodi é uma loja incrível de chocolate. Tem muita coisa linda, gostosa e bem elaborada. Para quem é chocólatra é um paraíso! Onde? Etiler, Hisar Üstü Nispetiye Cd No:4, 34330 Beşiktaş.

Ulus 29

O ULUS 29 foi meu restaurante favorito em Istambul! Além da comida impecável, o ambiente é aconchegante com uma vista maravilhosa da cidade. Um dos pratos que indico é a esfiha turca. Uma delícia! Onde? Ulus, A. Adnan Saygun Caddesi, Ulus Parkı İçi No:71/1, 34340.

A beleza de Bodrum (Foto: Lelê Saddi)

Bodrum

Beymen

A Beymen é uma famosa multimarcas da Turquia onde você encontra marcas como Zimmerman, Balmain, Valentino e a brasileiríssima Vix. Eles possuem tanto a unidade em Bodrum, como também em Istambul. Onde? Oasis AVM 83Z-84, 48400 Bodrum/Muğla.

Mimoza

Para comer deliciosos frutos do mar, recomendo o Mimoza. O charme da casa é incrementado pela localização ímpar e um cenário único. Ele é ideal para um jantar romântico ao pôr do sol. Além disso, no caminho para o restaurante é possível encontrar várias lojinhas fofas de artesanato e acessórios, tudo super colorido. Onde? Cevat Şakir, 48400 Bodrum/Muğla.

Maçakizi Hotel

Com vista para o mar Egeu, a varanda do nosso quarto era rodeada por Bougainvilles, o que torna o espaço ainda mais charmoso! Para quem busca conforto, o restaurante do hotel é uma ótima pedida para degustar o melhor da culinária local ao ar livre, com uma vista de tirar o fôlego e uma comida saborosa. Onde? Göltürkbükü, Narçiçeği Sokak, 48400 Göltürkbükü.

Lelê Saddi no Maçakizi Hotel (Foto: divulgação)

Nusr-Et Steakhouse

O Nusr-Et é conhecido internacionalmente por suas carnes de altíssima qualidade. O chef Nusret Gökçe fundou seu primeiro restaurante em Istambul e logo ficou conhecido ao redor do mundo não só pelos cortes das carnes, mas também por toda a experiência oferecida. Com unidades nas principais cidades do mundo como Nova York e Dubai, eles também estão presentes em Bodrum. Vale a pena trocar ao menos em uma refeição os deliciosos frutos do mar de Bodrum por uma seleção de carnes do Nusr-Et. Onde? Yat Limanı, Çökertme Cd. No:6, 48990 Bodrum/Muğla.

Dior Pop-Up Store em Bodrum (Foto: Lelê Saddi)

Dior Pop-Up Store

A Dior possui uma belíssima pop-up store em Bodrum. Localizada na marina Yalıkavak, a loja apresenta as peças must-have da marca, além de modelos exclusivos de acessórios como bolsas e braceletes inscritos com o nome desse famoso balneário internacional. Uma ótima dica para um souvenir diferenciado!

Zuma

Também com nome reconhecido no jet-set internacional, o Zuma abre especialmente para a temporada de verão, entre os meses de Junho e Setembro, na marina Yalıkavak em Bodrum. É uma experiência totalmente única poder degustar a culinária japonesa contemporânea oferecida pelo restaurante com uma vista de tirar o fôlego para o Mar Egeu. Onde? Çökertme Caddesi Yalıkavak No:36, Palmarina, 48990 . 

A insólita Capadócia, na Turquia