Expert indica deliveries de drinques e coquetéis

Fred Sabbag aponta fornecedores e bares que entregam cervejas e coquetéis com primor para brindar em casa

Old fashioned whiskey drink on ice with orange zest garnish.
Old fashioned whiskey drink on ice with orange zest garnish.

Ouvir notícia
(Foto: Getty Images)

Com o vai e vem das restrições impostas pelo Poder Público aos bares e restaurantes, o que antes, para muitos, era apenas esporádico e consumido em festas familiares, encontros de amigos ou em um momento para aproveitar sua própria companhia, tornou-se comum: o consumo de bebidas alcóolicas em casa.

Uma reportagem da CNN Brasil, veiculada no final de 2020, relatou que a venda online de bebidas alcoólicas havia aumentado 960% em razão da pandemia e, desde então, o hábito de comprar bebidas à distância se alicerçou. Já outra, do início deste mês de abril, indicou que, com a pandemia, fabricantes estão ficando sem garrafas.

Ainda que seja inigualável beber uma cerveja ou chope gelado na mesa de bar ou algum coquetel em um balcão, nos tempos atuais isso nem sempre é a melhor opção ou permitido. Sendo assim, bares e fornecedores vêm aumentando o leque de bebidas entregues via delivery.

Isso tornou-se importante em razão do desafio para quem vende cervejas e coquetel para consumir em casa, já que, em geral, esse serviço é utilizado para comidas e, em se tratando de bebidas, nem sempre o público em geral (em grande maioria, ainda amador) acerta na harmonização e escolha da bebida para acompanhar determinado aperitivo ou prato principal.

No texto de hoje, Fred Sabbag indica bares e fornecedores que estão cada vez mais criativos em meio à pandemia para aumentar as opções aos bebedores iniciantes ou de plantão.

Bitter&Co
Fundada em 2018 por André Clemente, a Bitter&Co. é focada em coquetéis não autorais (clássicos) engarrafados. O sucesso imediato atraiu interessados e daí a marca se uniu à fabricante de gin Jungle Gin.

A primeira receita clássica que estampou (e encheu) as garrafas da Bitter&Co. foi o Negroni e, atualmente, há outras 4 receitas também em linha (Rabo de Galo, Dry Martini, Boulevardier e Manhattan), além da série especial batizada de Cask Series, em que o coquetel matura por um tempo em madeira. Dessa série já foram lançados o Negroni e o Rabo de Galo, ambos produzido em pequenos lotes. A empresa ainda lançou o primeiro Negroni em lata do Brasil e, em razão do enorme sucesso, hoje o produto está sem reserva de estoque.

André entende que os coquetéis engarrafados, que são anteriores à pandemia (vale ressaltar), são uma realidade muito difícil de se afastar dos hábitos dos clientes. Isso porque, com exceção dos mais preocupados com a técnica de montar seu próprio coquetel, a grande maioria das pessoas leva mais em consideração o conforto de abrir apenas uma garrafa, servir seu copo com gelo e eventual garnish e apreciar seu coquetel com mais rapidez.

Por fim, vale destacar a parceria da Bitter&Co com a Ice4Pros, que trouxe inovação ao mercado de coquetéis com a venda de gelos cristalinos perfeitos e padronizados.

Bitter&Co. (@bitterandco): compras pelo site www.bitterco.com.br, pelo Instagram ou pelo whatsapp (11) 99268-5786, com entregas para todo o Brasil

A Apothek foi a pioneira em comercializar coquetéis engarrafados (Foto: divulgação)
A Apothek foi a pioneira em comercializar coquetéis engarrafados (Foto: divulgação)

Apothek Cocktails & Co.
Criada pelo premiado Ale D’Agostino – que tem nada menos do que 20 anos de coquetelaria, sendo quase 18 no restaurante Spot –a Apothek foi a pioneira em comercializar coquetéis engarrafados para venda ao público.

Atualmente, a Apothek possui uma linha de produtos disponíveis para compra em seu site, que fazem o bebedor matar as saudades do escondido, porém brilhante, homônimo bar que funcionou em Pinheiros. A linha é dividida em 6 drinks (alguns clássicos e outros autorais, com destaque para o Negroni Jerez e o Gallo Tropicalle), 2 bases (Aptk Gin e o amaro Scarlatti, que leva limão siciliano, sálvia, alecrim e açafrão).

No mais, o site da Apothek disponibiliza ao cliente o chamado Master Custom Bottles: um programa de customização da garrafa do coquetel de sua escolha ou, ainda, de uma nova receita a ser criada junto com Ale D’Agostino. Escolhida a bebida, a customização vai desde o lacre de cera orgânica ao rótulo da garrafa para que o cliente tenha um drink para, literalmente, chamar de seu.

Igualmente, a Ice4Pros é parceira da Apothek, o que possibilita um coquetel equilibrado e o mais próximo possível daquele tomado no saudoso balcão de Ale D’Agostino.

Apothek Cocktails & Co. (@apothekcocktails): compras pelo site http://www.aptkspirits.com, com entregas para todo o Brasil

Leia mais:
Onde os bartenders bebem? Com Thiago Toalha, do Le Jazz Petit, em São Paulo
Descomplicando o vinho: marcas brasileiras ousam para simplificar a bebida e atrair millennials
Fred Sabbag indica seus deliveries prediletos de pequenos produtores em São Paulo

Vizinho Gastrobar, no Rio de Janeiro, oferece kits para os clientes prepararem seus drinques em casa (Foto: divulgação)
Vizinho Gastrobar, no Rio de Janeiro, oferece kits para os clientes prepararem seus drinques em casa (Foto: divulgação)

Vizinho Gastrobar
A premiada bartender Jessica Sanchez dispensa comentários e seu Vizinho Gastrobar também. Para ela, o delivery ainda é uma novidade porque, geralmente, o público associa o pedido de comidas via delivery apenas com vinhos e cervejas.

Seu maior desafio para levar seus ótimos drinks à casa dos cariocas é a intensificação do trabalho nas mídias sociais e a criação de kits, cocktail box e drinks engarrafados estilizados para presente, para então conseguir manter um movimento que não se equipara, logicamente, àquele que sempre se viu em seu bar quando aberto.

Com isso, Jessica Sanchez vem intensificando a captura de vendas, para o que se preparou com equipamentos, embalagens especiais, receitas que levam em conta o tempo de entrega e o consumo em casa, gelos, copos e garnishes à vácuo para melhorar a experiência do cliente e igualá-la o mais próximo possível à do balcão do bar.

No delivery, destaques para os ótimos coquetéis Don’t kill my vibe (uma variação do Negroni criada por Jessica Sanchez para tomar no calor) e Francis Drake by Vizinho (uma homenagem ao almirante inglês que é tido como o precursor do mojito, que leva um toque de redução natural de maracujá a esse clássico), bem como a experiência Moscow Mule Box, com itens para produzir, a dois, o coquetel que dá nome a esse simpático kit.

Vizinho Gastrobar (@vizinhogastrobar): Vogue Square (Av. das Américas, 8.585, quiosques 3-4, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro-RJ).

Tank Brewpub

Tank Brewpub oferece 20 torneiras de cervejas (Foto: divulgação)
Tank Brewpub oferece 20 torneiras de cervejas (Foto: divulgação)

Não satisfeitos com o grande sucesso do Ambar Cervejas Artesanais (inaugurado em 2016), recentemente os sócios Julia Fraga e Fabio Comolatti “tiveram mais um filho”: Tank Brewpub, inaugurado em setembro de 2020 e com obras iniciadas duas semanas antes do início da pandemia.

O nome é inspirado nos tanques holandeses que abrigam os 500 litros de cerveja que estão disponíveis para servir ao cliente em até 20 torneiras com rótulos rotativos durante a operação. Segundo Julia Fraga, uma das vantagens de se armazenar as cervejas em tanques se dá pelo fato de que, dentro deles, há um bag descartável que elimina a imprescindível assepsia daquele ambiente e o uso de produtos químicos porque, terminada a cerveja, apenas é necessária a troca do bag e a limpeza das bocas do tanque.

Como o Tank Brewpub foi inaugurado em setembro de 2020, o atendimento presencial já era possível e, assim, a casa operou normalmente até a recente intensificação das restrições. De qualquer forma, diante do fechamento total do bar, foi necessária criação de combos, packs de latas com desconto e growlers promocionais para o delivery, em que utiliza embalagens de bagaço de cana para comidas (quando disponíveis para entrega) e growler pet para o chope. Os produtos estão disponíveis no app próprio que leva o nome da casa e que é possível baixar nos sistemas IOS e Android.

Por fim, vale destacar que mesmo em meio a um momento conturbado o Tank Brewpub continuou com seus lançamentos e, bem recentemente, lançaram duas cervejas especiais: Zero Plato (frisante e levemente amarga Brut IPA, com 6,5% de teor alcoólico e Biggie Smalls (small lager com apenas 2,5% de teor alcoólico, porém com sabor de uma grande cerveja).

Tank Brewpub (@tank_brewpub): Rua Amaro Cavalheiro, 45, Pinheiros, São Paulo-SP. Pedidos pelo app Tank Brewpub disponível em IOS e Android e no site www.deliverydireto.com.br/tankbrewpub

Cerveja Avós é especializada em criativas cervejas lager (Foto: divulgação)
Cerveja Avós é especializada em criativas cervejas lager (Foto: divulgação)

Cerveja Avós
Fruto de uma homenagem às avós e bisavós de Júnior Bottura, a Cerveja Avós é especializada em criativas cervejas lager e foi fundada em 2016 inicialmente como uma growler station e depois como um bar (ótimo bar, aliás).

Com o início da pandemia logo em seguida a ampliação de sua fábrica, a Cerveja Avós rapidamente teve se adaptar ao delivery, o que vem fazendo Júnior Bottura considerar o serviço de entregas como uma opção definitiva para a ampliação da marca e do negócio.

O delivery (ou, como lá é chamado, delivéiary), que atende um gigantesco raio de 20km (o que é ótimo), funciona em um link no site da marca e por app disponível para sistemas IOS e Android e, em breve, as cervejas serão despachadas via e-commerce para todo o Brasil. Apesar do desafio de fazer as cervejas chegarem geladas e íntegras, a marca vem evoluindo com o aprimoramento de suas embalagens e, segundo Júnior Bottura, o resultado vem sendo ótimo.

Vale destacar as opções disponíveis no delivéiary: kits-presentes com e latas e uma embalagem especial, chopps tirados na hora do pedido e entregues em growlers de 1l, kits com 6 latas de 355ml ou 473 ml e, para os bebedores profissionais, kits de 4l entregues em 4 growlers. Além disso, todos os demais produtos também estão disponíveis para entrega, sendo possível pedir as variadas cervejas em lata ou garrafa da Cerveja Avós, comidinhas para acompanhar e os chamados “mimos de vó” (copos e boné).

Cerveja Avós (@cervejaavos): Rua Croata, 703, Vila Ipojuca, São Paulo-SP. Pedidos pelo site www.avosemcasa.com.br

Cervejaria Tarantino

Cervejaria Tarantino, nascida como importadora pioneira em cervejas American IPA (Foto: divulgação)

Nascida como uma importadora pioneira em cervejas American IPA em 2008, a Tarantino fundou, em 2018, sua própria cervejaria com uma fábrica no Bairro do Limão em São Paulo. Tem como sócios fundadores Gilberto Tarantino, Luciano Consentino e Isaac Deutsch e como head brewer Alexandre Sigolo.

O início da pandemia se deu pouco mais de um ano da fundação da fábrica, que conta com um bar e espaço para a família com área para as crianças se divertirem com giz para desenhar, diversos jogos de mesa, fliperama, ping pong, além de basquete e corn hole.

Com esse baque e assim como todos do setor de alimentos e bebidas, do dia para a noite a Cervejaria Tarantino teve de se adaptar ao delivery que antes não existia. Apesar de o movimento não ser igual ao período pré-pandemia, o delivery deve ser mantido mesmo após esse turbulento momento de hoje.

Para esse serviço, aliás, a Cervejaria Tarantino fez a importação se 10 torneiras contrapressão e vem trabalhando com uma panela inteiramente dedicada para isso na produção das cervejas. Foi ainda criada uma série especial para este momento, além da linha tradicional, havendo diversos rótulos sendo escoados via delivery para a entrega de cerveja já gelada ao cliente.

No delivery, a Cervejaria Tarantino possibilita ao cliente montar um mix de produtos nas opções 6 ou 12 latas, adquirir packs já prontos ou pedir as cervejas em unidades (em growlers ou latas). Os destaques são as conhecidas ZN Lager e Miracle IPA, além de Sour Guava Kaffir e Manga IPA que constam da seção de Edições Especiais e, por fim, o Eco Copo com Line Yard para, como a própria marca divulga, “para curtir uma LIVE como nos velhos tempos dos shows ao vivo e festivais de cerveja”.

Cervejaria Tarantino (@cervejariatarantino): Rua Miguel Nelson Bechara, 316, Limão, São Paulo-SP. Pedidos pelo site https://deliverydireto.com.br/cervejariatarantino/delivery

Sobre Fred

O advogado e entusiasta gastronômico Fred Sabbag
O advogado e entusiasta gastronômico Fred Sabbag

Fred Sabbag é advogado por profissão, mas, no tempo livre, nada de processos ou trâmites judiciais: uma de suas maiores paixões é frequentar bares e restaurantes. O hábito rendeu-lhe inúmeros seguidores no Instagram (@fredsabbag) e o tornou numa celebridade da gastronomia em São Paulo.

Mais Recentes da CNN