Chef Danielle Dahoui dá dicas de onde comer e o que fazer em Recife

Danielle Dahoui é o nome por trás do famoso Bistrô Ruella, em São Paulo, e apresentadora do programa Hell`s Kitchen: cozinha sob pressão, do canal SBT. A chef diz com orgulho: amo ser pernambucana, povo bem humorado e guerreiro como poucos, e conta aqui seus locais prediletos para comer e visitar em sua terra natal

Pernambucana de origem franco-italiana, a profissional já viveu em vários lugares do Brasil, sendo que no nordeste passou até seus 11 anos, quando se mudou com a família para Petrópolis, no Rio de Janeiro. Aos 18 anos, começou a trabalhar com costura e a fazer festas temáticas, quando descobriu o dom de cozinhar, servir e decorar. Assim começava a jornada profissional de um dos principais nomes da gastronomia brasileira da atualidade.

Os restaurantes imperdíveis para saborear os melhores pratos de Recife:

Altar, Cozinha Ancestral (foto: reprodução Instagram)
Altar, Cozinha Ancestral (foto: reprodução Instagram)

Altar, Cozinha Ancestral a cozinha ancestral da Dona Carmen Virginia é um verdadeiro altar de sabores afrobrasileiros, comida com gosto de antigamente. Ela é a mestra da Bel Coelho, uma guerreira da gastronomia. É possível pedir delivery via Rappi ou iFood.

Rua Frei Cassimiro, 449 – Santo Amaro, Recife – PE

Chiwake, apesar de ser um restaurante peruano, o chef Biba Fernandes tem uma visão muito particular e deliciosa da comida pernambucana com a peruana. Atendem também via delivery, pelo app iFood ou tel da casa (81) 99185-7075.

Rua da Hora, 820 – Espinheiro, Recife – PE

Chicama outro peruano do chef Biba Fernandes, esse no Cabanga Iate Clube, traz seus deliciosos ceviches e pratos com peixes e frutos do mar. Biba é, sem dúvida, um dos grandes nomes da comida andina no Brasil. É possível pedir delivery via iFood.

Av. Eng. José Estelita, 1404-1524 – São José, Recife – PE

Reteteu Comida Honesta é aquele tipo de lugar que todo mundo devia visitar uma vez na vida. Com Thiago das Chagas no comando, o chef é muito engajado na defesa dos costumes e sabores locais nordestinos. Foi fundador do Slow Food Recife e serve, impecavelmente, uma comida honesta, simples e confortável. É possível pedir em casa via delivery próprio, clique aqui. 

R. Prof. Otávio de Freitas, 256 – Encruzilhada, Recife – PE

Reteteu Comida Honesta, endereço obrigatório em Recife (foto: reprodução Instagram)

Bar da Geralda é um local muito simples e com uma comida incrível. Famoso entre os locais, vale pedir a galinha à cabidela. Não estão com sistema de delivery, mas é possível passar e retirar o seu pedido para consumir em casa.

Praça da Conceição, 486 – Morro da Conceição, Recife – PE

Restaurante Quina do Futuro é considero o melhor japonês de Recife (Foto: Igor Pinterich)

Quina do Futuro, para mim, é o melhor restaurante japonês do Brasil. Comandado pelo premiado André Saburó Matsumoto, lá é possível provar iguarias únicas. E, vale ressaltar, que ele é um dos maiores responsáveis em trazer à tona a moda do sushi veggie. Disponível para delivery via iFood.

R. Xavier Marques, 134 – Aflitos – Recife

Bar do Tonhão é outro local muito simples, que desde 2001 serve uma comida regional incrível. Para quem chega desavisado é importante ressaltar que o lugar é realmente simples, não se assuste. Não trabalham com sistema de delivery.

R. Amaro Coutinho , 339 – Encruzilhada – Recife

Bar Buraco do Sargento tradicional bar de Recife, faz sucesso pela simplicidade e pelo cardápio farto. Por lá, também são realizados projetos culturais e shows no Pátio de São Pedro. Não trabalham com sistema de delivery.

Pátio de São Pedro, 33

Seu Luna a chef Claúdia Luna, uma menina que é pura luz, faz comida regional que emociona. O restaurante, aberto em 1988, é endereço perfeito para comer um bom cabrito, sarapatel nordestino ou uma bela buchada. Trabalham delivery próprio – clique aqui – ou via iFood.

R. Saldanha Marinho, 645 – Ipsep – Recife

Restaurante Cozinhando Escondidinho comandado pelo chef Rivandro França, que também é apresentador do programa Sabor da Gente, no SBT, traz luz para os pequenos fornecedores e oferece há dez anos o melhor da culinária regional. É possível pedir suas gostosuras em casa via iFood.

Mercado Público da Encruzilhada – R. Dr. José Maria, 2-200 – Encruzilhada, Recife – PE

Pontos turísticos e culturais imperdíveis:

* Centro Cultural Cais do Sertão um museu interativo sobre o Sertão e Luiz Gonzaga. O Museu faz parte do projeto Porto Novo Recife, que está transformando os antigos armazéns portuários em um grande polo de turismo, serviços, entretenimento e lazer.
Av. Alfredo Lisboa, S/N – Recife Antigo

Centro Cultural Cais do Sertão (foto: divulgação)

* Museu Paço do Frevo um espaço dedicado à difusão, pesquisa, lazer e formação nas áreas da dança e música do frevo, visando propagar sua prática para as futuras gerações.

Praça do Arsenal da Marinha, S.N°

Museu Paço do Frevo (Foto: divulgação)

* Marco Zero é uma praça que marca o local onde nasceu a cidade, à beira do Cais do Porto. Localizado no Bairro do Recife (ou Recife Antigo), o local é marcado por um painel do artista plástico Cícero Dias.

* Oficina Brennand surgiu em 1971 nas ruínas de uma olaria do início do século XX, como materialização de um projeto obstinado e sem trégua do artista Francisco Brennand. Antiga fábrica de tijolos e telhas herdada de seu pai, instalada nas terras do Engenho Santos Cosme e Damião, no bairro histórico da Várzea. Cercada por remanescentes da Mata Atlântica e pelas águas do Rio Capibaribe, a Cerâmica São João tornou-se fonte inspiradora e depositária da história do artista pernambucano. Lugar único no mundo, a Oficina Brennand constitui-se num conjunto arquitetônico monumental de grande originalidade, em constante processo de mutação, onde a obra se associa à arquitetura para dar forma a um universo abissal, dionisíaco, subterrâneo, obscuro, sexual e religioso.

Propriedade Santos Cosme e Damião Rua Diogo de Vasconcelos, S/N

Oficina Brennand (Foto: divulgação)

* Instituto Ricardo Brennand um espaço cultural sem fins lucrativos, inaugurado em 2002, que salvaguarda um valioso acervo artístico e histórico originário da coleção particular do falecido industrial pernambucano Ricardo Coimbra de Almeida Brennand. Localizado nas terras do antigo engenho São João, no bairro da Várzea, ocupa uma área de 77.603 m² cercada por uma reserva de mata atlântica preservada. Possui uma das mais modernas instalações museológicas do Brasil, abrangendo um complexo de edificações constituído pelo Museu Castelo São João (museu de armas brancas), Pinacoteca, Biblioteca, Auditório, Jardins das Esculturas e uma Galeria para exposições temporárias e eventos.

R. Mário Campelo, 700 – Várzea, Recife – PE

Instituto Ricardo Brennand (Foto: divulgação)

* Centro Histórico de Olinda é ponto obrigatório para quem visita a capital do estado. Cerca de 40 minutos do centro de Recife, remete ao início da colonização portuguesa no Brasil, no século XVI, quando se consolidou como sede da Capitania de Pernambuco, no período áureo da economia de cana-de-açúcar. O conjunto arquitetônico, urbanístico e paisagístico foi tombado pelo Iphan, em 1968. O reconhecimento da cidade como Patrimônio Mundial Cultural, pela Unesco, ocorreu  em 1982 e refere-se a uma área de 1,2 km2 e cerca de 1.500 imóveis, os quais testemunham diferentes estilos arquitetônicos: edifícios coloniais do século XVI harmonizam-se às fachadas de azulejos dos séculos XVIII e XIX e às obras neoclássicas e ecléticas do início do século XX.

Centro histórico de Olinda (Foto: Adobe Stock)