por: Viagem e Gastronomia Viagem e Gastronomia

Boccanervosa indica seus deliveries prediletos de restaurantes étnicos em São Paulo

Quer experimentar pratos de variadas culturas sem sair da capital? Indiano, tailandês, baiano... A foodie por trás do perfil @Boccanervosa indica locais que surpreenderão os paladares mais rebuscados

Ouvir notícia
(foto: Reprodução/Instagram/Heitor Feitosa)
A foodie e criadora de conteúdo Tamyris Roxo, conhecida como Boccanervosa (Foto: acervo pessoal)

Degustar sabores regionais sem sair de São Paulo? É por essa viagem gastronômica que Tamyris Roxo, sucesso há 11 anos na internet sob o codinome Boccanervosa, vai te levar. Graduada em Relações Públicas e pós-graduada em Gastronomia: História e Cultura, a criadora de conteúdo conquistou milhares de seguidores no seu perfil no Instagram, o @boccanervosa, e deixa todos com água na boca compartilhando suas experiências à mesa ao redor do país.

Mais recentemente, a foodie passou a atuar também como professora e consultora de Comunicação e Marketing para negócios gastronômicos, aprofundando ainda mais sua paixão pela comida. Além de ter lançado no último mês um curso on-line com foco em Posicionamento de Negócios, visando levar clareza e segurança aos empreendedores da área.

Confira cinco deliveries étnicos em São Paulo selecionados por Tamyris. Spoiler: são dicas preciosas!

Indiano: Chef Gopal Pandaram

Butter Chicken do chef Gopal Pandaram (Foto: reprodução/Instagram/Heitor Feitosa)

Vindo de uma cidade ao Sul da Índia, a primeira parada do chef Gopal no Brasil foi em São Paulo, onde prestou consultoria para abrir o primeiro fast food indiano da cidade, o Madhu. Depois, Gopal se estabeleceu em Curitiba, cidade onde fez fama a partir do seu próprio nome e, agora, de volta à capital paulista, entrega sob encomenda umas das melhores comidas indianas que já provei no Brasil.

Por aqui, como não temos colônia de imigrantes vindos da Índia, esta é uma culinária bem pouco difundida e difícil de achar bons representantes que utilizem com parcimônia e excelência toda a gama de ingredientes e temperos que compõem os sabores indianos.

Meus pratos favoritos do chef Gopal são o tradicional Butter Chicken, que como o nome já diz é um frango amanteigado ao molho de creme de leite e especiarias, e os Veg Manchurian, bolinhos fritos de vegetais lambuzados em molho indo-chinês  que é de lamber os dedos.

Pedidos pelo Whatsapp (41) 9704-1882 com algumas horas de antecedência.

Baiano: Delícia da Bahia
Catia Fahel veio de Salvador para São Paulo ainda trabalhando no mundo corporativo. Seu sonho era iniciar um delivery de comidas congeladas da sua terra e o início da pandemia, em 2020, foi o gatilho que faltava para a soteropolitana iniciar as produções de delícias que fizeram sucesso instantâneo entre os que já conheciam suas habilidades na cozinha.

Eu, grande apaixonada por comida baiana que sou, tenho uma queda pela maior parte do menu da Catia. Mas as pedidas imperdíveis são os caldinhos de Camarão e de Sururu (um molusco bem miúdo que nasce dentro de uma conchinha), a Moqueca de Camarão e o Vatapá vegano – que não fica devendo em nada para a versão tradicional. 

Pedidos pelo Whatsapp (11) 97661-3419. Entrega em toda a cidade. 

Leia mais
Fred Sabbag indica seus deliveries prediletos de pequenos produtores em São Paulo
Veja onde pedir delivery de feijoada em São Paulo
Delivery de cervejas artesanais em São Paulo
Impossível resistir: 10 deliveries de donuts para adoçar seu dia em São Paulo

 

Sergipano: Mille & Hill Comedoria Artesanal

Moqueca Bapará do Mille & Hill Comedoria Artesanal (Foto: reprodução/Instagram/@ millehill18)

Camille, sergipana, conheceu Hillario, de Mogi Mirim, em Aracaju e foi por amor que se mudou para São Paulo. Na malam os dois acabaram trazendo parte das maravilhas que podem ser encontradas na Passarela do Caranguejo em Aracaju – sim, existe um ponto turístico onde os sergipanos inclusive costumam marcar de “comer um caranguejinho” na mesma proporção em que marcamos “um café” aqui em São Paulo.

As patolas, parte mais carnuda do caranguejo, ao vinagrete de mexerica estão sempre entre os meus pedidos favoritos pelo simples motivo de serem extremamente maravilhosas. Também conheci a moqueca de caranguejo desfiado e já sei que não vou mais deixar de pedir essa que é uma das melhores variações do prato que já provei!

Pedidos através do Whatsapp: (11) 95224-3934 e (11) 98445-4765 com algumas horas de antecedência. 

Pad Thai Goong, típico prato tailandês que leva camarão (Foto: reprodução Instagram/@ hai_e_san_sp_barsill)

Tailandês: Thai E-san Restaurante
Duas sócias, a tailandesa Tookta Chomnuk e a filipina Lyn Gonzales, tocam a pequena cozinha que fica no bairro da Liberdade e de onde saem pratos temperados com as especiarias que os parentes mandam da Tailândia diretamente para cá.

São pratos muito aromáticos, pimentas que podem ser ultra picantes e outras características que fazem do menu do Thai E-san fiel ao que se espera de uma boa comida tailandesa. O meu queridinho sempre foi o Pad Thai Goong (a partir de R$39,90), que leva camarões e chega muito bem no delivery!

Endereço: Rua Barão de Iguape, 373 – Liberdade. Pedidos através do Ifood, Uber Eats e Rappi

Havaiano e asiático: Papila Deli

Desse restaurante 100% digital comandado pelo chef Antonio Mendes saem pokes, saladas, sandubas e woks – e apesar de todas  as vertentes serem maravilhosas e eles terem ficado famosos pelos excelentes pokes, as woks merecem atenção. Wok é um tipo de panela asiática que retém altas temperaturas e dela saem inúmeras combinações de arrozes e massas combinadas a vegetais, proteínas, temperos e outros acompanhamentos. 

Na Papila, recomendo montar a sua wok com base de yakissoba, sobrecoxa de frango grelhada, ragu tai e broto de feijão, shitake e shimeji, cebolinha, manjericão, coentro e massa de guioza frito com páprica pra dar aquela crocância. Sim, são muitos ingredientes e essa é justamente a graça desse conceito wok – uma explosão de vários sabores que se complementam!

Pedidos através do site ou Ifood. 

Mais Recentes da CNN