Onde se hospedar para conhecer a região dos vinhos na Serra da Mantiqueira

Cidadezinhas charmosas de clima ameno preenchem a cadeia de montanhas, onde a região de vinícolas, como Espírito Santo do Pinhal, se destaca

Hospedaria Casa da Pedra, em Espírito Santo do Pinhal
A hospedaria Casa da Pedra, encravada em uma rocha em Espírito Santo do Pinhal com vistas para Mantiqueira (Foto: Carlos Aliperti)

A região da Serra da Mantiqueira reserva muitos sabores e saberes. Por ali, entre a cadeia de montanhas, saem vinhos, queijos, cafés e azeites de altíssima qualidade, iguarias que satisfazem o estômago e aquecem o coração de quem os experimenta.

Além dos aromas e gostos, as altitudes da Mantiqueira também chamam atenção: elas variam entre 1.200 e 2.800 metros, fator que ajuda no clima ameno das cidadezinhas charmosas ao longo de sua extensão. E uma delas é Espírito Santo do Pinhal, de quase 45 mil habitantes, na divisa entre São Paulo e Minas Gerais.

É ali que fica a Guaspari, uma das principais vinícolas do país, assim como a Terra Nossa, na cidade vizinha em Santo Antônio do Jardim. Ali concentram-se algumas pousadas e hospedarias que dão conta de receber os entusiastas que descobrem este polo produtor de vinhos. A região ainda está em desenvolvimento, com as vinícolas experimentando novos métodos de adaptação das videiras e também estimulando cada vez mais o enoturismo.

Em sua maioria rústicas, as pousadas dali são uma boa maneira de se hospedar confortavelmente e explorar as vinícolas, cafezais e olivais próximos, tanto em Espírito Santo do Pinhal quanto em Santo Antônio do Sapucaí, Andradas e até São Bento do Sapucaí. A seguir, destacamos cinco acomodações que recebem muito bem os turistas e estão encravadas em meio à Mantiqueira:

Leia mais
Saiba tudo sobre a Serra da Mantiqueira
Aceita um café? Conheça marcas especiais brasileiras, por Daniela Filomeno
Vinhos da Mantiqueira: 5 vinícolas da serra para conhecer já!
O delicioso mundo dos azeites e queijos da Serra da Mantiqueira

Casa da Pedra

Área externa Casa da Pedra
Área externa da Casa da Pedra, que conta com espaço para almoços e jantares, piscina e deck de madeira com vista privilegiada (Foto: Carlos Aliperti)

Localizada em uma pedra a 1.100 metros de altitude, a Hospedaria Casa da Pedra – Spa para Alma, em Espírito Santo do Pinhal, é rodeada pela Mata Atlântica. Entre jardins, pomares, cafezais e a mata nativa da Serra da Mantiqueira, o isolamento ali é um dos encantos da propriedade. A casa demorou cerca de sete anos para ser construída em razão da busca por materiais centenários.

Erguida no estilo colonial moderno, a propriedade hospeda até 40 pessoas, dividas em 13 suítes – todas diferentes entre si. A ala mais luxuosa tem suítes com nomes imperiais, como Princesa Isabel e Dom Pedro II, todas equipadas com varandas, grandes janelas para a floresta e uma bela sala de banho.

A hospedaria ainda oferece bar, churrasqueira, forno de pizza, escritório e heliponto. Há também um deck de madeira e duas piscinas, em que todo conjunto é abastecido com água mineral analisada e certificada. Produzido nas imediações da propriedade, um café especial também é servido aos hóspedes, seguindo a tradição cafeeira da Mantiqueira. Entre as atividades, a hospedaria arranja aos clientes a oportunidade de se fazer trilhas, trekking, mountain bike e massagens relaxantes. Aceita pets.
Rua Jacob Worms, 500 (ao final, continue pela estrada municipal para Albertina por 6 km. Há placas indicativas.), Espirito Santo do Pinhal. Tel: (19) 99863-9282.

Pousada Famiglia Barthô

Restaurante Famiglia Barthô em Espírito Santo do Pinhal
Restaurante rústico da pousada onde são servidas as refeições, desde o café da manhã até o jantar (Foto: divulgação/Pousada Famiglia Barthô)

A Pousada Famiglia Barthô fica dentro da Fazenda Barthô, da mesma família, e dispõe de confortáveis instalações em um amplo espaço em Espírito Santo do Pinhal. Foi fundada pela historiadora Marly Bartholomei e hoje tem uma gerência familiar, comandada por seus filhos Suzete e Jairo Bartholomei.

Amplas e arejadas, as 18 suítes recebem casais e famílias, todas equipadas com mobiliário de época. A água que sai das torneiras e chuveiros são da fonte de água mineral da fazenda e as diárias já incluem todas as refeições, como café, almoço, cafezinho da tarde e jantar, em que algumas delícias regionais são servidas.

A fazenda onde fica a sede da pousada continua ativa na produção de café, o que significa que os hóspedes podem apreciar o ciclo da grão, como a florada entre os meses de setembro e novembro e a colheita e a secagem no terreirão entre os meses de maio a agosto. Andar a cavalo, fazer trilhas, observar as aves exóticas no viveiro e apreciar a lareira a noite a céu aberto são algumas das atividades oferecidas por ali. Aceita pets.
ESP-020 | Km 04 | Estrada para Albertina-MG, continuação da Rua Jacobe Worms, Espírito Santo do Pinhal. Tel: (19) 3651-3387.

Pousada do Vinhedo

Área externa da pousada, que conta com churrasqueira, piscina e fogo de chão (Foto: Carlos Aliperti)

A Pousada do Vinhedo oferece uma experiência mais intimista e possui um pequeno vinhedo urbano, de onde sai um vinho tinto de intensa coloração proveniente da uva syrah. Cercada de verde em Espírito Santo do Pinhal, são sete suítes diferentes entre si, todas trabalhadas num estilo rústico e equipados com facilidades, como wi-fi, frigobar, camas grandes e ambientes arejados. Dois deles, inclusive, possuem porta balcão, que dão para a área externa da piscina.

Um fogo de chão no jardim aquece os hóspedes durante as noites, ótimo para sentar com sua taça e observar as estrelas. O café da manhã é servido com muitas delícias locais, como queijos, geleias e pão de queijo.

O vinhedo de pequeno porte, plantado em 2009, chama atenção dos clientes e aproxima os hóspedes da produção do vinho. Nomeado de Parziale, ali há colheita das uvas syrah, que se transformam num vinho tinto intenso que pode ser degustado nas dependências da pousada.
Rua Jacobe Worms, 360 – Vila Nossa Sra. de Fatima, Espírito Santo do Pinhal. Tel: (19) 99727-2919

Nomad Place

Domo Nomad Place, em São Bento do Sapucaí
Cabana em formato de domo da Nomad Place, que possui cozinha completa e até deck com madeira e jacuzzi (Foto: @joaonetofoto)

Que tal mudar de ares e ficar numa cabana a 1.670 metros de altitude? É o que a Nomad Place oferece aos seus hóspedes em São Bento do Sapucaí, a apenas 4 km da Pedra do Baú, 12 km do centrinho da cidade e 18 km do centro de Campos do Jordão. São ao todo cinco cabanas isoladas e diferentes entre si dentro de uma propriedade de 50 mil metros quadrados, a qual possui horta orgânica, trilhas, acesso a cachoeira e, claro, vista privilegiada para as montanhas da região.

As cabanas foram projetadas para que os clientes pudessem se desconectar dos grandes centros urbanos e se conectar com a natureza – conceito ideal realizado em meio à Mantiqueira. Inauguradas em 2020, as duas primeiras casas foram construídas em forma de “A” com 69 metros quadrados. Recentemente, outras três cabanas foram inauguradas: a cubo, uma tiny house de 19 metros quadrados de dois andares que acomoda duas pessoas, e duas casas Dome, em formato de domo, com 48 metros quadrados e totalmente equipadas com cozinha, banheiro, jacuzzi externa, fogueira, churrasqueira e deck de madeira.

As reservas são feitas por meio de Airbnb e WhatsApp, em que é providenciado ao hóspede apenas roupas de cama e banho. Um mini empório de autosserviço vende itens básicos, assim como vinho, cerveja, lenha e carvão. A Oliq, marca de azeites da Mantiqueira, é parceira deles e disponibilizam alguns de seus produtos.
Rod. Pref. Benedicto Gomes de Souza – Luminosa, São Bento do Sapucaí. WhatsApp: (11) 94108-1551. 

Espaço Bambu

Localizado em Casa Branca (SP), a apenas 14 km de Itobi, cidade onde fica a vinícola Casa Verrone, o Espaço Bambu é um refúgio que combina restaurante com escola de gastronomia, pousada e também duas quadras de beach tênis. São seis chalés amplos, separados, cada um caracterizado com uma cor e nome de condimentos, como manjericão, hortelã e sálvia.

Todos possuem vidros voltados para a mata ao redor e detalhes em madeira. A suíte master é a maior entre os quartos, sendo rodeada por vidros em seu espaço interno e com uma decoração budista. No deck que antecede a entrada há até uma mesa para casais e famílias apreciarem refeições com vista para o verde. Ali, além do restaurante do chef Volmar Zocche, funciona uma escola de gastronomia, com cozinha completa e estrutura para alunos.
Rua Continuação Dr. Moacir Troncoso Peres, 355- Bela Vista – Casa Branca. Tel: (19) 3671-3101 ou (19) 99999-5777

Confira o programa CNN Viagem&Gastronomia que visitou a região dos vinhos na Serra da Mantiqueira: