por: Viagem e Gastronomia Viagem e Gastronomia

Praia ou ao lado de vulcão? Daniela Filomeno revela opções de hospedagem na Costa Rica

A pequena e preservada Costa Rica, país na América Central entre o Panamá e a Nicarágua, é lar de florestas tropicais, vulcões e praias do mar do Caribe e do Pacífico que encantam os olhos de qualquer um. Com uma rígida política voltada para a conservação dos seus espaços naturais, o país alia muito bem natureza e turismo

Piscina e gramado da Suíte Miramar com vista para o mar no Four Seasons Costa Rica at Península Papagayo
Piscina e gramado da Suíte Miramar com vista para o mar no Four Seasons Costa Rica at Península Papagayo divulgação/Four Seasons/Christian Horan

Daniela Filomenodo Viagem & Gastronomia

Ouvir notícia

Assim, estar pela Costa Rica é desbravar territórios estonteantes e diferentes entre si. Foi o que fiz em minha visita ao país, em que conheci tanto a praia quanto o interior: fiquei na Península Papagayo, área exclusiva na província de Guanacaste; e em La Fortuna, distrito na província de Alajuela, no interior, que floresceu seu aparato turístico ao redor do Vulcão Arenal – um dos mais conhecidos e incríveis do país.

Ambas as localizações são de fácil acesso de carro e possuem hotéis sofisticados que unem o melhor de cada região. Seja de frente para o mar esmeralda ou para o vulcão, com suas águas termais que nos ajudam a relaxar, a seguir compartilho os melhores hotéis localizados nas duas regiões que visitei da Costa Rica. Vale ressaltar que as fronteiras do país estão abertas para nós, brasileiros, e que não há necessidade de quarentena ou de comprovação de teste negativo de Covid-19.

Nayara Resorts (La Fortuna)

costa rica nayara resorts daniela
Daniela Filomeno em piscina natural de águas termais do conjunto de hotéis do Nayara Resorts, em La Fortuna, aos pés do Vulcão Arenal (Foto: Daniela Filomeno)

Dentro da área do Parque Nacional do Vulcão Arenal fica a trinca de resorts do grupo: o Nayara Gardens, com bangalôs no meio da floresta, com hidro e chuveiros na varanda e que aceita crianças; o Nayara Springs, mais novo, que recebe somente adultos, com piscinas termais privativas e restaurantes deliciosos; e o Nayara Tented Camp, o meu preferido, que simula barracas sofisticadas incrustadas na mata com piscinas privativas termais. É um verdadeiro complexo que possui ao menos oito restaurantes e bares – há até wine bar – em que os hóspedes podem frequentar estando em qualquer um dos hotéis do grupo.

São várias piscinas termais espalhadas pelos hotéis, todas com águas naturais em torno dos 40°C, em que podemos escolher qual queremos ter um momento de paz – coisa que não é muito difícil de se alcançar na Costa Rica. E as tendas do Nayara Tented Camp são especiais: além do grande quarto, com materiais sustentáveis, uma varanda dá conta de abrigar uma deliciosa piscina de água termal com vista privilegiada para o Vulcão Arenal. É incrível! Com tantos atributos, o hotel, inclusive, foi eleito como o segundo melhor do mundo na edição deste ano do World’s Best da revista especializada Travel+Leisure.

The Springs Resort & Spa at Arenal (La Fortuna)

The Springs Costa Rica
Cachoeira de águas termais do The Springs, que possui um clube aquático com várias atividades e boa estrutura para crianças (Foto: Daniela Filomeno)

É a dica ideal para ir com as crianças. Dentro do The Springs, que fica próximo ao rio Arenal, há o Club Rio, um parque natural com boia cross e caiaque no rio (gelado), parede de escalada, mountain bike, um mini centro de resgate de animais da fauna do país (que conta com papagaios, tucanos e até felinos), cavalgada e outras atividades, todas divididas por idade. Para relaxar, um complexo de piscinas termais escondidas entre as árvores da floresta tropical, com vista para o rio, deixam todos encantados.

Depois de alguns dias hospedada dentro do complexo do Nayara, decidi buscar uma estrutura que desse para aproveitar mais com os pequenos, e a escolha foi certeira: o local é grande, as vistas são deslumbrantes e, como manda a região, o encontro com a natureza é um capítulo à parte fenomenal. Detalhe importante: quem estiver em outro hotel, pode usufruir da estrutura do The Springs com o pacote de daypass. Os quartos, divididos em vários tamanhos e proporções (há até uma verdadeira casa de 5 quartos para hospedagem), possuem vistas privilegiadas para a floresta e para o Arenal.

Tabacón Thermal Resort Spa (La Fortuna)

O Tabacón é um hotel termal que fica bem na base do Parque Nacional do Vulcão Arenal, oferecendo um fácil acesso para atividades de ecoturismo e também ao próprio vulcão. Além de ter toda uma estrutura com águas termais, spa e filosofia voltada ao bem-estar, ele é interessante por ter sido um dos primeiros hotéis a se estabelecer nesta região, em meados do anos 1990. Com o passar do tempo, o local passou por expansões e viu o florescimento da estrutura turística, já que, antes uma área agricultora não tão relevante, La Fortuna passou a ser um dos destinos mais visitados da Costa Rica.

O hotel conta com piscinas e cachoeiras termais de águas naturais de até 40°C e os 105 quartos são voltados para a floresta tropical. Quem quiser usufruir da estrutura termal, o Tabacón também oferece pacote para um único dia, o daypass. O hotel ainda dispõe de dois restaurantes e quatro bares, com opção de um jantar privativo em um bangalô ao ar livre rodeado pela mata.

Four Seasons Resort Costa Rica (Península Papagayo)

four seasons costa rica
Piscina privativa com vista para o mar esmeralda do Oceano Pacífico no Four Seasons Costa Rica (Foto: Daniela Filomeno)

A Península Papagayo é um dos cantos mais exclusivos e intocados da Costa Rica, na província de Guanacaste, cercado por grandes rochedos e natureza. O golfo acomoda o Four Seasons Resort, que fica bem na ponta da península, no topo de uma colina, com duas praias: uma voltada para as águas esbeltas do Pacífico, a Playa Virador, com mar mais agitado; e outra para a baía, mais indicada para a criançada brincar no raso.

Falando de estrutura, o diferencial do hotel também se dá pelas boas opções para os pequenos: tem kids club, aulas de ciência, de slime, recreadores, atividades ao ar livre – ou seja, vários programas para entretê-los o dia todo e deixar os pais despreocupados neste paraíso.

Há uma variedade de quartos de diversos tamanhos e amenidades disponíveis: há desde quartos tradicionais virados para a praia até vilas mais completas – que possuem cozinha e piscinas privativas – que são debruçadas na encosta com uma vista linda. Um spa completo, com consultas wellness, massagens e tratamentos corporais, é destaque com a filosofia de “Pura Vida” da região e há ao menos seis restaurantes espalhados pela estrutura, entre um italiano, um bar de tapas e também um bar especializado em destilados e rum. O campo de golfe da propriedade combina várias elevações com vistas deslumbrantes da Bahía de Culebra, que se destaca pela variedade de espécies que vivem por ali.


Acompanhe CNN Viagem & Gastronomia em todas as plataformas:
Instagram
Tiktok
Pinterest
Youtube

Mais Recentes da CNN