Hotéis do Rio de Janeiro ganham certificação para receber pets como hóspedes

Setor hoteleiro do Rio de Janeiro será o primeiro a receber o selo 'Amigo Pet'

Hotéis do Rio de Janeiro
Cachorro em hotel
Hotéis do Rio de Janeiro ganham certificação para receber animais de estimação
Foto: Divulgação

Os donos de animais de estimação já podem encontrar estabelecimentos que não só os recebam com seus pets, mas que estejam preparados para isso. O setor hoteleiro do Rio de Janeiro será o primeiro a receber o selo “Amigo Pet/Pet Friendly”. A ideia é expandir a iniciativa para outros serviços, como bares e restaurantes.

A certificação é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, responsável pela Subsecretaria de Proteção e Bem-Estar Animal (RJPET). O secretário da pasta, Marcelo Queiroz, acredita que o projeto é o início do caminho para o Rio de Janeiro se tornar uma referência mundial na instituição de políticas para animais de estimação.

Ele destaca a integração do estado com os entes privados, já que a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-RJ) e o Sindicato dos Hotéis do Rio (HotéisRIO) vão participar da concessão dos selos aos estabelecimentos filiados a essas instituições que atenderem aos requisitos.

“Permitir que os animais de estimação façam parte de um público consumidor junto de seus donos, além de trazer benefícios para os animais, também trará impactos importantes para a economia do nosso Estado. A presença dos animais em todas as atividades do nosso dia a dia é uma tendência mundial” afirmou Marcelo Queiroz.

Cachorro em hotel no Rio de Janeiro
Cachorro em hotel: representante do setor acredita em forte adesão à iniciativa
Foto: Divulgação

Os meios de hospedagem interessados deverão, obrigatoriamente, se cadastrar junto à ABIH-RJ para hotéis localizados no estado. Para os hotéis do município do Rio de Janeiro, o cadastro é necessário junto à HotéisRIO. O presidente da ABIH-RJ, Paulo Michel, ressalta a importância do lançamento para o setor hoteleiro de todo o estado.

Alfredo Lopes, presidente da HotéisRIO, acredita que a novidade terá uma forte adesão do setor. “A iniciativa do selo Amigo Pet veio em excelente momento, já que os brasileiros, em especial os habitantes do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, são os grandes propulsores da retomada do turismo na capital. Para hospedagens mais longas, estar estruturado para receber as famílias com seus pets é um diferencial competitivo para os hotéis”, disse.

Procura pelo serviço

A estudante de jornalismo Camila Costa, que já deixou de viajar por não poder levar seu pet, comemorou a novidade. “Sempre opto por alugar casas, em vez de me hospedar em pousadas e hotéis porque eles geralmente não aceitam animais. Achei essa ideia maravilhosa. Vai facilitar muito a vida de quem, assim como eu, não abre mão de levar seu bichinho para todos os lugares.”

As redes hoteleiras que receberam a certificação foram Rede Windsor, Tulip Inn Ipanema, Accor Brasil, Ritz Leblon, Sheraton RIO, Rede Arena, Hotel Pestana, Best Western, Praia Ipanema, Ramada Hotel Recreio Shopping, Le Canton, Fasano e Rede Othon.