Criatividade ajuda no reaquecimento do turismo no Rio de Janeiro

Soluções inovadoras aumentam o fluxo de viagens para a cidade maravilhosa

Isabelle Saleme e Thayana Araújo,

da CNN, no Rio de Janeiro

Café da manhã em hotel no Rio de Janeiro
Hotéis no Rio de Janeiro voltam a ver turistas
Foto: CNN Brasil

Reinvenção foi a forma encontrada para driblar a crise econômica provocada pela pandemia do novo coronavírus. Depois de cerca de cinco meses de portas fechadas e diante de uma resistência inicial dos turistas de retomarem os passeios por medo do risco de contágio, empresas procuram formas de fomentar o retorno do setor.

Um site foi criado pela gerência de um hotel no Arpoador durante o período de portas fechadas. Ofertas de diárias, com datas para depois da reabertura, e de serviços, como café da manhã e ioga no terraço, salvaram o emprego de 100 funcionários. Na loja on-line os clientes também podem comprar utensílios utilizados no hotel para uso em casa ou para guardar de recordação. “Com essa atitude, tivemos que dispensar poucos funcionários. E notamos uma boa movimentação no hotel assim que reabrimos, já que começamos a receber os clientes agendados durante o tempo em que ficamos fechados”, conta Daniel Gorin, gerente geral do Hotel Arpoador.

Além de receber os turistas, o estabelecimento também serve café da manhã para clientes que não estão hospedados. Por causa da necessidade de distanciamento social, as mesas foram espaçadas, álcool em gel disponibilizado e as refeições servidas em locais abertos. A calçada ganhou mesas. “É o café da manhã mais pé de areia do Rio, a 100 metros da praia de Ipanema”, comemora Gorin.

Descontos para atrair os turistas

Café da manhã em hotel no Rio de Janeiro
Turistas voltam a visitar a capital carioca
Foto: CNN Brasil

Uma outra atitude para trazer de volta os turistas é a campanha “Mais Rio por Menos”. Até o dia 30 de outubro todos os setores que atuam direta ou indiretamente no turismo se juntaram para acelerar a retomada. Ou seja, participam hotéis, restaurantes, equipamentos turísticos, shopping centers, aeroporto internacional RIOgaleão e terminais rodoviários do Rio e dos principais destinos.

A ação é uma iniciativa do Sindicato dos Meios de Hospedagem do Rio de Janeiro (Hotéis Rio) e da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado do Rio de Janeiro (ABIH-RJ). As ofertas estão disponíveis no site.