Guia Portugal: os restaurantes imperdíveis do Porto

Vai viajar para o Porto? Veja dicas de restaurantes na cidade

mini bar

Onde comer na cidade do Porto? Confira os restaurantes imperdíveis separados em três categorias: estrelados, tradicionais e moderno

Estrelados

O The Yeatman, dentro do luxuoso hotel homônimo, oferece interpretações modernas dos sabores tradicionais portugueses com uma vista espetacular para a Ribeira; o Antiqvvm, junto ao Palácio de Cristal com vista para o rio Douro, mistura ingredientes regionais com elementos de alta gastronomia em uma verdadeira experiência sensorial; Pedro Lemos que foi o primeiro da cidade a ser consagrado com uma estrela Michelin, mantém sua fama trabalhando as verduras e hortaliças, muitos da sua própria horta, com muita criatividade; e a Casa de Chá Boa Nova, do chef Rui Paula, em um espaço moderno e cheio de charme.

Tradicionais 

Endereços para comer bem no Porto não faltam, alguns deles são: o Taberna dos Mercadores, com apenas oito mesas; as porções são fartas e pratos regionais, como a açorda de camarão, dominam o menu; no Terreiro os peixes e mariscos frescos são as especialidades, tudo servido com vista privilegiada na Ribeira; já O Paparico é um clássico da comida portuguesa em ambiente intimista com suas paredes de pedras.

Português Moderno

No Mini Bar, casa do estrelado José Avillez, nem tudo é o que parece com suas invenções moleculares (Foto: divulgação)
No Mini Bar, casa do estrelado José Avillez, nem tudo é o que parece com suas invenções moleculares (Foto: divulgação)

O DOP, do chef Rui de Paula, é uma das preciosidades da cidade em pleno centro histórico com sua cozinha portuguesa moderna, sem frescura e com uma explosão de sabores. No Mini Bar, casa do estrelado José Avillez, nem tudo é o que parece com suas invenções moleculares, mas também tem pratos clássicos do chef como o ceviche de gambas do Algarve. Aqui, o ambiente é badalado e Djs animam as noites de sextas e sábados. Apesar dos 20 anos de história, o Cafeína entra na lista dos modernos, pois mistura a comida portuguesa com técnicas e clássicos da cozinha francesa e italiana, criando assim uma identidade própria e surpreendente. Vale conhecer também o LSD – Largo de São Domingos, a Enoteca 17.56, o Yakuza e a Maison Albar, no Hotel Monumental.