Guia Portugal: Lisboa, a vibrante capital portuguesa

Vale se perder pelas ruas íngremes do bairro Alfama, pegar carona no Elétrico 28 (o tradicional bondinho amarelo), encarar o agito do boêmio bairro de Cais Sodré, relembrar a história do Brasil no Padrão dos Descobrimentos e adoçar o paladar com o famoso pastel de nata, além de se deliciar com muito bacalhau em restaurantes […]

lisboa geral
Lisboa (Foto: Adobe Stock)
Lisboa (Foto: Adobe Stock)

Vale se perder pelas ruas íngremes do bairro Alfama, pegar carona no Elétrico 28 (o tradicional bondinho amarelo), encarar o agito do boêmio bairro de Cais Sodré, relembrar a história do Brasil no Padrão dos Descobrimentos e adoçar o paladar com o famoso pastel de nata, além de se deliciar com muito bacalhau em restaurantes estrelados e pequenas tascas espalhadas pela cidade. Calçadas de paralelepípedos bem conservadas, paredes de azulejos, padarias de esquina e tudo ao som do nosso idioma familiar, o português. Em muitos momentos, você terá a sensação de estar em casa!

HIGHLIGHTS

Livrarias
Amantes da literatura têm em Lisboa diversos endereços incríveis para achar os melhores títulos. Entre eles, vale conhecer a Bertrand Chiado, fundada em 1732, e considerada pelo Guinness Book a livraria mais antiga do mundo ainda em funcionamento; a Palavra de Viajante especializada em turismo e com suas estantes recheadas de guias e obras literárias organizadas por países, e ainda a menor livraria do mundo, a Livraria do Simão, que em apenas 4 metros quadrados abriga cerca de quatro mil livros.

Rooftops 

Rooftops dominam Lisboa (Foto: reprodução Instagram)
Rooftops dominam Lisboa (Foto: reprodução Instagram)

A cidade foi dominada pelos rooftops e virou parada obrigatória para brindar o pôr do sol. Os mais disputados são o Chapitô à Mesa, escondido no topo de uma loja de joias; o Ferroviario, um verdadeiro camarote para observar o Rio Tejo; o Sky Bar by Seen, no terraço do badalado Hotel Tivoli; o Rio Maravilha, onde fica a instagramável  “mulher de braços abertos para o Cristo-Rei”, e o Topo Chiado, atrás das ruínas do Convento do Carmo, com vista para o Castelo de São Jorge.

Príncipe Real
Até pouco tempo atrás Príncipe Real era um bairro residencial, mas o cenário mudou e agora é um dos locais mais cool da cidade. Colado ao Bairro Alto, ande por suas ruas e descubra lojas locais independentes, visite o Embaixada, um palacete neo-árabe do século XIX apenas com marcas e artistas nacionais focados no design, artesanato, moda, gastronomia e cultura portuguesa. Aproveite para conhecer A Cevicheria, casa do chef Kiko Martins onde o prato típico peruano é servido impecavelmente.

Avenida da Liberdade
Para compras de luxo, a Avenida da Liberdade é a rota certa, comparada até com a parisiense Champs Elysées. Com o metro quadrado mais caro da cidade, a avenida está repleta de lojas de grife como Prada, Armani, Gucci e Louis Vuitton e tantas outras. Mas a aposta é nas marcas nacionais, que vivem uma ebulição de criatividade e começam a dar as caras no cenário internacional. Ainda tem antiquários, prédios históricos, cafés charmosos e tantos outros itens indispensáveis para uma tarde de passeio.

Arte
Andar por Lisboa é apreciar arte por todos os lados, pois a cidade abriga acervos de encher os olhos de qualquer um. Vá ao Museu Calouste Gulbenkian para apreciar obras de Rembrandt, Rodin, Claude Monet; ou ao Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado que é obrigatório para o conhecimento da arte portuguesa de 1850 até a atualidade; e quanto ao Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, inaugurado em 2016, vale pela moderna arquitetura do edifício; e ainda tem o Museu Nacional dos Coches, com carruagens que transportavam reis e rainhas da Europa; o Museu Nacional dos Azulejos, instalado em um convento do século XVI, onde o destaque é um painel de 36 metros que retrata a Lisboa de antes do terremoto de 1755, o Museu Coleção Berardo, o principal museu de arte moderna e contemporânea da cidade.

Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (Foto: Adobe Stock)
Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (Foto: Adobe Stock)