Guia Portugal: highlights da Ilha da Madeira

Famosa pelo vinho Madeira e por Cristiano Ronaldo, a ilha portuguesa é um ótimo destino

Ilha Madeira Portugal

A Ilha da Madeira é conhecida como “Pérola do Atlântico”, este pedacinho de terra mais ocidental de Portugal ficou famoso por dois filhos ilustres: o vinho Madeira e o jogador de futebol Cristiano Ronaldo – tanto que ganhou até um museu na ilha, o CR7. O arquipélago já foi considerado três vezes o Melhor Destino Insular do Mundo pelo World Travel Award e, uma vez lá, é fácil entender o motivo.

Porto Santo, na Ilha da Madeira (Foto: Turismo da Ilha da Madeira)
Porto Santo, na Ilha da Madeira (Foto: Turismo da Ilha da Madeira)

De solo vulcânico, as encostas são cortadas por estradas estreitas e, do alto, revelam sem aviso um panorama magnífico para o Atlântico. Vilarejos de arquitetura portuguesa delimitadas com aldeias camponesas, bananais a perder de vista, vila de pescadores margeada por resorts de luxo. Uma rota fora do óbvio em Portugal.

HIGHLIGHTS DA ILHA DA MADEIRA

Ilha da Madeira é conhecida como "Pérola do Atlântico" (Foto: Turismo da Madeira)
Ilha da Madeira é conhecida como “Pérola do Atlântico” (Foto: Turismo da Madeira)

Porto Santo

Na ilha principal, onde fica a cidade de Funchal, todas as praias são de pedras pretas e as ondas fortes. A única faixa de areia disponível fica em Porto Santo, uma ilhota vizinha (e habitada), que faz parte do arquipélago e é considerada uma das sete belezas naturais de Portugal. Para chegar, é preciso pegar um ferry em uma viagem de duas horas ou ir de avião em um voo de 15 minutos. Mas não vá com expectativas de encontrar um balneário cheio de agito: a vocação da Madeira é ser relax. E a beleza da orla está na formação de piscinas naturais, o que facilita se a intenção for tomar um banho de mar. 

Blandy’s

Uma das mais antigas vinícolas da ilha oferece visitas guiadas ao Wine Lodge, um prédio construído em 1840. O grupo pertence à mesma família desde a fundação, há mais de dois séculos, é uma ótima chance de aprender sobre a produção da bebida ícone da ilha, o vinho Madeira, feito a partir de uvas originárias da região.

Baleias e golfinhos

É possível avistá-los durante o ano todo – dezenas de espécies visitam a ilha atrás de calor e alimento. Basta percorrer um caminho curto mar adentro com a lancha para encontrá-los saltando pelas águas. E você não corre o risco de se frustrar, pois, empresas de turismo, como a Rota dos Cetáceos, mantêm olheiros posicionados nas montanhas para avistar o balé aquático – e se nenhum animal aparecer, o valor do passeio é ressarcido.