Guia Portugal: highlights da região do Algarve

Região do Algarve é um dos principais destinos de verão da Europa

Lagos Algarve

Falésias, trilhas, paredões, cavernas e mirantes de pedra contrastam com um mar em diversos tons de azul no Algarve. Nem a água fria espanta os turistas na costa, entre Lagos e Albufeira, atraídos pela beleza de suas praias, das minúsculas até aquelas a perder de vista.

Algarve tem as praias mais desejadas de Portugal (Foto: Unplash)
Algarve tem as praias mais desejadas de Portugal (Foto: Unplash)

A melhor maneira de conhecer a região é alugar um carro e ir desvendando as pequenas cidades e praias da costa portuguesa. Além das paisagens de tirar o fôlego, marinas lotadas de iates e deliciosos restaurantes à beira-mar, vale se aventurar também pelo interior da região. Alguns lugares imperdíveis: Lagos tem um rico centro histórico cercado pelas muralhas, Silves abriga os mais bem conservados castelos mouros de Portugal, já Almancil tem coleções de azulejos datados do século XVIII na Igreja Matriz de São Lourenço e Tavira, quase na divisa com a Espanha, mantém o charme provinciano da cultura lusa.

Highlight Algarve

Campos de Golfe

Algarve está entre os melhores destinos de golfe no mundo: oferece 40 campos com vistas deslumbrantes. O lendário golfista Henry Cotton colocou a região na rota mundial do esporte e assim, vários campos levam sua assinatura. Entre os melhores do mundo estão: Monte Rei Golf & Country Club, Quinta do Lago e Palmares Golf Course.

Vilamoura

É em Vilamoura que fica a agitação: sunset parties, bares e restaurantes badalados. Sua marina é repleta de lojas, cafés e restaurantes e é uma delícia se sentar em algum deles no final do dia e apreciar o vai e vem dos grandes barcos e iates.

Algar de Benagil

O ponto mais procurado do Algarve é Algar de Benagil,  uma  praia dentro de uma gruta, aberta no topo. Para chegar a esse cartão-postal, o acesso é somente pelo mar, ou seja, o mar tem que estar calmo e ter pouco vento. Você pode ir de barco ou de caiaque, que podem ser alugados na praia de Benagil.

Silves

A antiga capital do Algarve, Silves, mostra a herança moura por toda parte, seja em suas vielas que lembram medinas árabes ou nas casas caiadas de branco com a finalidade de tornar o interior mais fresco nos dias quentes. As chaminés algarvias são um símbolo da cidade, decoradas com lindos desenhos geométricos. Todos os caminhos da cidade levam ao Castelo de Silves, que fica na parte mais alta da cidade e pode ser visto de longe com suas muralhas em arenito avermelhado.

Tavira

Tavira, Algarve (Foto: Adobe Stock)
Tavira, Algarve (Foto: Adobe Stock)

Perto da fronteira com a Espanha, Tavira mantém os ares algavianos antes da chegada dos turistas, sem praia paradisíaca ou clima de balneário. O charme está no clima bucólico  de uma ponte romana que liga os dois lados do centro histórico, da torre do relógio da Igreja de Santa Maria do Castelo, das lojinhas e dos cafés à beira-rio… Um respiro depois de alguns dias intensos de praia. Se tiver tempo, inclua no roteiro um passeio de barco pela Ria Formosa.