por: Viagem e Gastronomia Viagem e Gastronomia

Guia Miami 2019: Art Basel e feiras-satélites agitam a cidade

Ouvir notícia

De 5 a 8 de dezembro acontece a mais importante feira de arte moderna e contemporânea da América, a Art Basel Miami, que chega à sua 18ª edição com uma grande novidade: o espaço Meridians, que rompe com o layout tradicional das feiras de arte

Art Basel Miami (Foto: divulgação)
Art Basel Miami (Foto: divulgação)

Dedicado a obras monumentais que não caberiam nos stands da Art Basel, o Meridians ocupará o novo Grand Ballroom do Miami Beach Convention Center, com aproximadamente 6.000 m² de área conectada às salas de exposições, que recebem 34 obras – sendo a maior delas a instalação de nove telas, que ocuparão 185 m² do espaço, para a exibição de um vídeo criado pelo cineasta londrino Isaac Julien sobre o legado da artista ítalo-brasileira Lina Bo Bardi. As ambiciosas obras de artes em larga escala são parte da curadoria realizada pela francesa Magalí Arriola, que atualmente vive no México e dirige o Museu Tamayo, na Cidade do México.

O principal setor da mostra nomeado como “Galerias” reúne 203 galerias da América do Norte, Latina, Europa, Ásia e África, com obras de mais de 4.000 artistas e suas pinturas, esculturas, fotografias, instalações e artes digitais. 

Miami Beach Convention / 1.901 Convention Center Dr

 

Feiras-Satélites 

Miami se transformou em um hub de arte dos Estados Unidos e, durante a Art Basel, isso se torna ainda mais evidente. São mais de 20 feiras-satélites, confira 5 imperdíveis: 

 

Art Beat Miami

Art Beat Miami (Foto: divulgação)
Art Beat Miami (Foto: divulgação)

O icônico Caribbean Marketplace, localizado no bairro de Little Haiti, se transformará em uma galeria pop-up para abrigar a sexta edição da Art Beat Miami – feira da comunidade apresentada pela Little Haiti Optimist Foundation e a Northeast Second Avenue Partnership (NE2P).

São mais de 30 artistas locais e internacionais emergentes e de renome mostrando suas obras  para os visitantes que encontrarão por lá uma experiência única de arte visual, intercâmbio cultural, música ao vivo, desfiles e gastronomia inspirada no povo do Haiti e na diáspora caribenha ao redor do mundo.

212 NE 59th St. – Little Haiti

Scope Miami Beach

Em sua 19ª edição, o Scope segue sua missão de ser uma plataforma de descobertas e bem-estar com o lançamento do OASIS, um pavilhão experimental onde poderão ser vistas instalações em grande escala, apresentações musicais, painéis de discussão e eventos diários que incluem meditação guiada e tratamentos de spa. Em 2019, o Scope também traz para o público o FOCUS | ART CHINA, uma vitrine de obras chinesas contemporâneas com qualidade de museu que celebra a expansão desse gênero artístico pelo mundo. 

801 Ocean Dr. – Miami Beach

Pinta Miami

A feira, que é referência entre colecionadores e museus quando se trata de arte latino- americana, celebra sua 13ª edição recebendo 60 galerias e seus mais de 300 artistas pelo mundo. Novidade em 2019: a seção Pinta Countries contará com a presença da Espanha, que integra a seleção de países composta por Argentina, Brasil, Colômbia e Equador neste espaço dedicado à descoberta de novos talentos, sendo que todas as galerias participantes do Countries devem apresentar pelo menos um artista nascido depois dos anos 80.

Um dos trabalhos mais notáveis ​​deste ano é uma colaboração em realidade virtual entre o renomado artista argentino Julio Le Parc e seu filho Juan. A instalação 7 alchimies en réalité virtuelle estreou no início deste ano no Palais de Tokyo, em Paris e, agora, chega a Miami.

Outra novidade desta edição é a Seção de Esculturas de Grande Formato, com curadoria de Ysabel Pinyol, da Mana Contemporary, que apresentará um amplo panorama de relevantes artistas ibero-americanos.

2.217 NW Fifth Ave – Mana Wynwood

PULSE Art Fair

Pulse, Miami (Foto: divulgação)
Pulse, Miami (Foto: divulgação)

Uma das maiores feiras que surgiram em torno da Art Basel chega renovada ao seu 15ª ano de existência e se posiciona como um refúgio em meio ao caos da semana de arte. A PULSE Art Fair, uma respeitada fonte para a descoberta de artistas emergentes e em meio de carreira,  convida os visitantes a relaxar em uma de suas redes enquanto assistem aos dois vídeos hipnotizantes de 20 horas cada da Black & White Gallery. 

A PULSE, que é uma feira pé na areia, se divide em Tenda Norte, onde estão as galerias estabelecidas com estandes de vários artistas, e a Tenda Sul, local dedicado aos expositores individuais.

 4.601 Collins Av – Indian Beach Park

UNTITLED

A oitava edição do UNTITLED traz como novidade a expansão da feira internacional que valoriza a integração de todas as disciplinas da arte contemporânea e passa a contar, também, com obras literárias em 2019 – ano em que tem como curador convidado Jordan Stein, que lidera o programa Writer in Residence, criado para promover os trabalhos de jornalistas e críticos de arte. Entre os expositores que chamam a atenção nesta edição do UNTITLED: a Galeria Benrubi, de Nova York, que apresenta centenas de retratos nunca antes vistos de Tom Bianchi, que ficou famoso nas décadas de 1970 e 1980 por fotografar nus masculinos.

 Ocean Drive com a 12th Street –  Miami Beach 

Mais Recentes da CNN