por: Viagem e Gastronomia Viagem e Gastronomia

SP: Restaurante Osaka tem novo menu degustação com paladar bem brasileiro

Ouvir notícia
Ceviche de peixe branco e centolla, um caranguejo gigante (Foto: acervo pessoal)

O restaurante Osaka Cocina Nikkei, na Rua Amauri, está com um novo menu degustação. A “Experiência Osaka Brasil”, montada em dez passos, traz aspirações do Japão e do Peru (onde fica a matriz) com ingredientes tipicamente brasileiros. Com diferentes entradas e sobremesas, a experiência é um abraço aos dias frios, já que boa parte do cardápio inventivo é composta por pratos quentes.

 

Os chefs peruanos Carlos Alata, Miguel Ramos, Pedro Aguilar e o brasileiro Regis Sassaki utilizam peixes brasileiros para fazer ceviche amazônico, por exemplo, servido no coco combinado com centolla (caranguejo gigante) – dos nossos preferidos. Ou perfumam espumas com cachaças daqui. O sorbet é feito com cajá, uma fruta da região Norte. A erva jambu, pimenta biquinho, os peixes robalo e manjubinha, batata cará também são matéria prima no novo menu.  Servido de segunda a quarta, mediante reserva – seja no almoço ou no jantar – tem o valor de R$ 315 por pessoa, com bebidas à parte.

Açai Lamb, costela de cordeiro, marinada anticuchero, purê de kabocha e molho balsâmico de açaí (Foto: acervo pessoal)

Você pode até sentir falta dos sushis e sashimis tradicionais, mas a refeição vale a pena para quem gosta de fugir do comum e experimentar novos conceitos na cozinha. Encantam os minitemakis, que cabem entre os dedos, com linda apresentação como se fossem parte de um castiçal. Entre flores, são três tipos: nori, tartar de atum, massago, molho yuzy; um outro é servido em lâmina de pepino, Evil ebi, osk barbecue e chalaquita; o terceiro é um crocante de harumaki, shitake e pupunha na wok, com castanha do Pará.

Nori, tartar de atum, massago, molho yuzu; evil ebi, osk barbecue e chalaquita envolto em lâmina de pepino; crocante de harumaki, shitake e pupunha na wok e castanha do Pará (Foto: acervo pessoal)

As sobremesas são servidas em uma caixa, que remete a um porta-joias, com belíssima apresentação. Para a experiência, você pode escolher o salão principal, com ar intimista (iluminação estilo meia luz), ou a varanda – na calçada da Rua Amauri. Ali, inclusive, tem um jardim vertical, perfeito para emendar o jantar depois de uma happy hour, com drinks vindos diretamente do bar – a carta possui clássicos e vários sabores de caipiroskas.

Embrulhado para presente? Cheesecake de açaí e tofu, creme gelado de chá verde com lichia e o caviar de café com licor de Kahúla (Foto: acervo pessoal)

Osaka Cocina Nikkei – Rua Amauri, 234, Itaim Bibi, São Paulo / Tel.: (11) 3073-0234 e 4563-0888. De seg. a sex., das 12h às 15h e das 19h à meia-noite; qua. e qui. fecha 00h30; sex. e sáb. funciona das 19h à 1h. dom. vai das 12h às 17h e das 19 às 23h30. Feriados, das 12h30 às 16h e das 19h à meia-noite.

Mais Recentes da CNN