5 restaurantes imperdíveis em Bordeaux, a capital mundial do vinho na França

De restaurantes históricos a mais recentes, casas apresentam cozinhas clássicas e modernas misturando o melhor dos ingredientes do sudoeste do país

Place Camille Julian, em Bordeaux: região possui vários restaurantes que vão desde cozinhas clássicas até as mais modernas
Place Camille Julian, em Bordeaux: região possui vários restaurantes que vão desde cozinhas clássicas até as mais modernas Wikimedia Commons/Marc Ryckaert

CNN Viagem & Gastronomiado Viagem & Gastronomia

Ouvir notícia

*Por Cristina Sigrist

História, cultura, bons vinhos e, claro, uma cena gastronômica de dar água na boca. Assim é Bordeaux, capital e maior cidade do departamento francês de Gironda, na região de Nova Aquitânia. Cortada pelo rio Garona, a comuna é a porta de entrada para estonteantes áreas rurais, pastos, bosques e vilarejos repletos de vinhedos e châteaux.

Situada a cerca de 590 km de Paris, ou seja, aproximadamente 2 horas de trem ou 6 horas de carro, Bordeaux é, desde 2007, um dos Patrimônios Mundiais da UNESCO, com destaque para suas tendências clássicas e neoclássicas que lhe conferem uma arquitetura excepcional.

Como manda a França, a região é também rica em uma gastronomia apurada, que nos apresenta o melhor da cozinha local e internacional – tudo combinado com vinhos surpreendentes. Há desde restaurantes históricos a outros mais recentes, que vão desde a clássica culinária francesa até receitas de combinações estrangeiras. Na capital mundial do vinho, a guia turística da região e especialista em vinhos Cristina Sigrist compartilha os melhores restaurantes da cidade a seguir:

La Tupina

la tupina bordeaux
Fachada do La Tupina, em Bordeaux, restaurante que utiliza ingredientes e receitas do sudoeste da França (Foto: reprodução/Instagram)

Digo sempre que esse restaurante parece com um almoço na fazenda da avó. É bem tradicional, com uma cozinha verdadeiramente bordelaise, ou seja, que tem como foco a região e os ingredientes de Bordeaux.

Como descrito pelo Guia Michelin, os pratos fartos do sudoeste da França servidos no La Tupina nos lembram de sabores de outros tempos. Ele fica numa travessa bem próxima do rio Garona e do parque San Michel, em que um caldeirão é o emblema do estabelecimento comandado pelo chef Franck Audu.

Da cozinha saem algumas especialidades, como ovo cozido e caviar, ovo de caçarola no estilo Bordelaise e um magret inteiro.

6 Rue Prte de la Monnaie, 33800 Bordeaux, França

La Brasserie Bordelaise

la brasserie bordalaise bordeaux
Fachada e mesas externas do Brasserie Bordelaise, em Bordeaux, que serve pratos típicos da França (Foto: reprodução/Instagram)

O La Brasserie Bordelaise, ou Brasserie de Bordeaux, é um dos ícones da cidade, por isso é bem movimentado. É um must por ser um dos mais tradicionais da região.

Como o nome sugere, da cozinha, saem pratos clássicos da culinária francesa e da região, entre eles beef tartar, bochecha de boi cozida lentamente no vinho tinto e diferentes tipos de queijos para sobremesa – comuns no país.

50 Rue Saint-Rémi, 33000 Bordeaux, França

Le Quatrième Mur

bordeaux le quatrieme mur
Parte externa do Le Quatrième Mur, que fica dentro do casa de Ópera Nacional de Bordeaux (Foto: reprodução/Instagram)

O nome do restaurante significa “a quarta parede” em francês, título que combina com os arredores: o Le Quatrième Mur fica dentro do Grande Teatro, palco da Ópera Nacional de Bordeaux.

O lugar é lindo, com colunas que garantem um pé direito alto e lustres ostentosos ao longo do salão. O interessante é que a casa do chef Phillipe Etchebest trabalha com o conceito de Bistronomia, que une os princípios de um bistrô francês de clima descontraído com ingredientes da alta gastronomia a preços acessíveis.

2 Pl. de la Comédie, 33000 Bordeaux, França

Le Chapon Fin

le chapon fin bordeaux
Salão do Le Chapon Fin, restaurante do século XIX que passou por reformulações ao longo do tempo, como a decoração em forma de gruta em seu interior (Foto: reprodução/Instagram)

Com uma decoração em forma de gruta, o Le Chapon Fin nos apresenta uma cozinha requintada e uma carta de vinhos excelente. O interior é todo no estilo rococó e a adega ostenta mais de 250 garrafas.

O restaurante existe desde 1825, mas passou por um restauro em 1900 que o deixou parecido com a cara que tem hoje. Entre os pratos, estão foie gras frito, pombo defumado na madeira de videira, caranguejo com vegetais e uma seleção de queijos maturados, entre outros.

5 Rue Montesquieu, 33000 Bordeaux, França

Bo-Tannique

bo tannique bordeaux
Salada de endívia, cavala grelhada, queijo de cabra com pimenta, borras de soja e vinagrete de calamansi do Bo-Tannique, que possui menu rotativo (Foto: reprodução/Instagram)

Mais simples que os outros restaurantes desta lista, o Bo-Tannique, porém, possui uma super cozinha e uma ambientação mais casual. É também mais recente, inaugurado em 2019 no coração do centro histórico de Bordeaux.

Apresenta criações modernas, apresentações diferenciadas e dá preferência para ingredientes locais. Assim, o menu muda a cada temporada – são quatro tipos de entrada, quatro tipos de prato principal e 3 sobremesas à escolha do cliente, que pode ainda optar por outros tipos de arranjos do cardápio.

Place Saint Projet, 2 Rue Tustal, 33000 Bordeaux, França

*Sobre Cristina

Cristina Sigrist guia Bordeaux
Cristina Sigrist, brasileira especialista em vinhos que mora na França há 16 anos (Foto: Acervo pessoal)

*Natural de Belém do Pará, Cristina Sigrist é guia turística e especialista em vinhos. Formada na França, ela tem uma relação íntima com o país há pelo menos 30 anos, já que é casada com um francês e se mudou para o território europeu em 2005, residindo em Bordeaux a partir de 2007. Fez vários cursos relacionados ao vinho e trabalhou no château Luchey-Halde, onde viveu uma verdadeira imersão na vinificação. Foi em 2011 que começou a acompanhar brasileiros que queriam saber tudo sobre Bordeaux e seus vinhedos. Nas horas vagas, gosta de ir ao cinema, ao teatro, à feira e fazer jantares harmonizados para os amigos.


Acompanhe CNN Viagem & Gastronomia em todas as plataformas:
Instagram
Tiktok
Pinterest
Youtube

Mais Recentes da CNN