por: Viagem e Gastronomia Viagem e Gastronomia

4 restaurantes imperdíveis em Curitiba, por Paula Manosso

De cozinhas variadas, a influenciadora compartilha os melhores restaurantes que frequentou após uma viagem à capital paranaense

Preparo de um dos pratos do OBST., restaurante com cardápio sazonal no centro de Curitiba
Preparo de um dos pratos do OBST., restaurante com cardápio sazonal no centro de Curitiba reproducao instagram

CNN Viagem & Gastronomia

Ouvir notícia
Preparo de um dos pratos do OBST., restaurante com cardápio sazonal no centro de Curitiba (Foto: reprodução/Instagram)

Com quase 2 milhões de habitantes, a capital do Paraná é uma cidade de prato cheio para quem gosta de comer e beber bem. Entre as opções estão casas novas, restaurantes já conhecidos e outros que servem uma culinária mais ousada, diferenciando-se no uso dos ingredientes.

A criadora de conteúdo digital Paula Manosso aterrissou recentemente em Curitiba e conferiu alguns dos melhores endereços da cidade. Misturando a tradição com o moderno, os restaurantes visitados por Paula oferecem variedade de sabores, em que cada um transita por uma cozinha diferente.

A seguir, a influenciadora compartilha as melhores casas que frequentou em seu período pela capital paranaense:

Leia mais
Restaurantes com áreas abertas em Curitiba, no Paraná
5 cidades brasileiras que combinam com o inverno
O que visitar em Curitiba, no Paraná

Nomade Restaurante

Nomaa Restaurante Ravioli de Cordeiro com Cogumelos e Espuma Umami Reproducao Instagram
Ravióli de cordeiro com cogumelos e espuma umami do Nomade (Foto: reprodução/Instagram)

O Nomade é o restaurante do hotel Nomaa, mas que também é aberto a não-hóspedes. É sofisticado, com cardápio refinado inspirado em sabores regionais e que utiliza ingredientes artesanais de origem verificada. O ambiente também é um diferencial, já que mistura biblioteca, sala de estar, bar e restaurante.

De segunda a sábado, o restaurante abre para café da manhã, almoço e jantar. Aos domingos, serve apenas café da manhã e almoço. Um dos destaques do cardápio do café, por exemplo, é o ovo poché e espuma de queijo grana padano; já do jantar é o ravióli de cordeiro com cogumelos e espuma umami. As refeições do Nomade valem a pena: tudo que experimentei estava excelente. Indico de olhos fechados.
Rua Gutemberg, 168, Batel, Curitiba – PR. WhatsApp: (41) 99964-2130

OBST.

OBST Costelinha de Moura Laqueada e Sunomono de Pepino Reproducao Instagram
Costelinha de moura laqueada e sunomono de pepino servida no OBST., que possui cardápio sazonal (Foto: reprodução/Instagram)

Após ficar sete anos no comando do Nomade, o chef Lênin Palhano inaugurou o OBST. no fim do ano passado – ainda é uma novidade no circuito gastronômico da cidade. O restaurante tem uma pegada diferente, mais descontraída, quase como um gastrobar. As mesas são menores e mais baixas, no estilo pub, sendo uma excelente casa para happy hours.

O cardápio é focado em coquetelaria e adega, em que os pratos e bebidas são exóticos e diferentes, mas com porções menores. Assim, recomendo pedir uma quantidade maior de comida para ficar satisfeito. O mais legal é que o cardápio é sazonal, ou seja, sempre que você for ao OBST. pode provar uma novidade. O balcão da cozinha é, inclusive, destinado a experiências únicas, em que é servida uma sequência de pratos exclusivos sem as amarras de um menu fixo. Amei a bebida de leite destilado de lá!
Alameda Prudente de Moraes, 983, Centro, Curitiba – PR. Telefone: (41) 98822-2667.

Aizu Restaurante

AIZU Sashimi Especial de Polvo Trufado
Sashimi especial de polvo trufado do Aizu (Foto: reprodução/Instagram)

O Aizu é super intimista, com apenas 40 lugares, e apresenta uma decoração minimalista com destaque para a madeira e ao jogo de elementos claros e escuros pelo salão – ambiente muito bonito e agradável. O menu é recheado de opções da culinária japonesa, trazendo pratos bem inusitados e diferentes, com sabores que achei surreais.

Carpaccios saborosos e sashimis são boas opções de entradas, em que os sushis com arroz e pescados frescos fazem as vezes de pratos principais. Importante ressaltar que a casa funciona apenas com sistema à la carte, sem rodízio.
Rua Senador Xavier da Silva, 19, São Francisco, Curitiba – PR. Telefones: (41) 3043-0420 e (41) 99960-8887.

Restaurante Durski

Durski curitiba
Restaurante Durski em Curitiba ao lado do Madero, casas do chef Junior Durski (Foto: reprodução/Instagram)

Referência em alta gastronomia internacional, o Durski está aberto desde 1999 e tem como dono Junior Durski, proprietário também da rede Madero. O restaurante serve uma variedade de pratos, como sopas, saladas, massas, carnes, peixes e risotos. O diferencial fica por conta do chamado “banquete eslavo”, sequência de pratos típicos da culinária eslava, como o Platzki (mini panquecas de batatas raladas com molho de cogumelos) e o Holopti (charutinhos de repolho com costelinha defumada).

Gostei muito da experiência no restaurante, tudo foi muito fantástico. Para mim, o Durski é imperdível para quem chega a Curitiba: além de pratos deliciosos, o atendimento é muito bom.
Avenida Jaime Reis, 254, São Francisco, Curitiba – PR. Telefone: (41) 98855-5383

Paula Manosso
A influencer Paula Manosso (Foto: reprodução/Instagram)

*Sobre Paula
Apaixonada por décor, maternidade e gastronomia, a influenciadora Paula Manosso compartilha em seu Instagram o dia a dia como mãe e party designer. Referência no Mato Grosso em eventos, ela adora experimentar novos sabores e gosta de compartilhar dicas de restaurantes com autenticidade.


Mais Recentes da CNN