Restaurantes com varanda e novos protocolos no RJ, por Renata Araújo

Confira as dicas da jornalista carioca

Ouvir notícia

O Rio de Janeiro está na fase 4 de flexibilização, ou seja, os restaurantes já estão reabrindo, seguindo todas as normas de segurança no combate à pandemia. A jornalista carioca Renata Araújo, editora do site You Must Go, compartilhou as impressões que teve ao visitar – com cautela e tomando todos os cuidados necessários – cinco restaurantes com varanda na Cidade Maravilhosa. Confira!

Varanda do restaurante Sabor Doc, no Rio de Janeiro (Foto: Renata Araújo)

Guimas

O tradicional bistrô na Gávea abriu com metade da capacidade e novos procedimentos. Agora tem totens de álcool gel e há distância visível entre as mesas. Os vidros que separam o salão da varanda foram retirados, portanto o ambiente está todo aberto e arejado. Também há marcações no chão para espera, que servem, tanto para garçons, como para clientes que queiram usar o banheiro. Nas mesas, cardápios estão em QR Code ou plastificados, e os talheres e guardanapos, devidamente envelopados. Os funcionários estão todos de máscara e os garçons, com óculos de acrílico, para evitar o contágio. Os bancos de espera na rua foram retirados. E é recomendável fazer reserva. O delivery continua pelo Goomer ou telefones (21) 2259-7996 e (21) 2529-2281.

R. José Roberto Macedo Soares, 5 – Gávea/ Horário de funcionamento: todos os dias, das 12h às 21h/Telefone: (21) 2259-7996.

Delicioso prato da Massa Trattoria, no Rio de Janeiro (Foto: Renata Araújo)

Massa Trattoria

O restaurante do chef Pedro Siqueira no Leblon também adotou novas regras. Uma nutricionista foi contratada para acompanhar os primeiros meses desse novo momento, e ele passou por uma desinfecção. As mesas estão distanciadas e adesivadas com QR Code, que dá acesso aos cardápios. Além disso, há álcool em gel para todos os clientes e os horários de funcionamento foram reduzidos. Achei bem pensado o saquinho plástico distribuído para a gente guardar a máscara enquanto come. Reservas podem ser feitas pelo site, enquanto presencialmente os clientes serão atendidos por ordem de chegada. O serviço de delivery continua através do aplicativo Ella Pizzaria.

Rua Dias Ferreira, 617 – Leblon/ Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 12h às 17h e das 19h às 24h, aos sábados, das 12h30 às 17h e das 19h às 24h, e aos domingo, das 12h às 24h/Telefone: (21) 3985-8191.

Posí Mozza & Mare

Na badalada esquina das ruas Nascimento Silva e Aníbal de Mendonça, em Ipanema, o italiano Posí abriu com 58 lugares, ou seja, metade da capacidade. Além disso, há novas mesas na calçada, que acomodam  34 pessoas. Foi contratado um grupo de médicos que está lançando um selo chamado “Restaurante Protegido”. Além de seguir as regras estabelecidas pelo governo e as normas da Anvisa, foram implementadas medidas a mais, como, por exemplo, aferimento de temperatura em todos os funcionários e clientes. Também foi distribuído um questionário de saúde digital para todos os colaboradores responderem antes de chegar ao trabalho.

É visível que na casa foram redobrados os cuidados com higiene. Há totens de álcool gel espalhados e os cardápios são por QR Code ou plastificados. Os talheres e a louça são higienizados e esterilizados por máquinas profissionais e entregues aos clientes dentro de saquinhos descartáveis. Enquanto isso, os guardanapos de tecido foram substituídos por guardanapos de papel e há sachês de álcool gel nas mesas. A cada troca de cliente, todas as mesas e cadeiras são higienizadas com produto de limpeza especial anti bactericida. E nota-se que a equipe está altamente treinada para melhor atender a todos e também me chamou a atenção a funcionária que higieniza o banheiro a cada uso.

Rua Aníbal de Mendonça, 158 – Ipanema/ Horário de funcionamento: todos os dias das 12h às 23h/ Telefone: (21) 3215-8668.

Massa acompanhada de camarões salteados, do restaurante Quadrucci (Foto: Renata Araújo)

Quadrucci

O restaurante concentrou todas as mesas na agradável varanda, com o espaçamento necessário entre elas. Todos os funcionários estavam de máscaras e luvas e alguns, ainda com face shield. Além disso, as mesas são limpas com frequência e os cardápios em QR Code e também plastificados, para quem preferir. O menu, elaborado pelo chef Ronaldo Canha foi enxugado mas os pratos clássicos permanecem. Ele abre para almoço e jantar de terça a domingo. É possível fazer reserva e o delivery pelo iFood continua funcionando.

Rua Dias Ferreira, 233 – Leblon/ Horário de funcionamento: todos os dias, das 12h à 1h/ Telefone: (21) 2512-4551.

Sabor Doc

A varanda do Sabor Doc, restaurante especializado em carnes, na Dias Ferreira, no Leblon, que já era disputada, certamente agora vale ouro! A diferença é que não há mais fila de espera, justamente para evitar aglomerações. O QR code está em todas as mesas, que são higienizadas com frequência, por garçons, sempre de máscara. Além disso, os talhares e guardanapos são envelopados, assim como os pratos de saladas. A ideia é colocar mesas na rua, nas vagas de carro, para aumentar a capacidade de clientes, que no momento é de 20 pessoas. Enquanto isso, o delivery continua pelo iFood.

End: Rua Dias Ferreira, 605 – Leblon/ Horário de funcionamento: de terça a sábado, das 12h às 23h30, e aos domingos, das 12h às 20h/Telefone: (21) 3088-8334.

Mais Recentes da CNN