Empórios e casas especializadas entregam queijos brasileiros em São Paulo

O Brasil tem estado constantemente no topo das premiações mundiais de queijos e merece ser prestigiado

Ouvir notícia

Quer coisa melhor que uma bela tábua de queijos acompanhado de um bom vinho? Melhor ainda se vier de um pequeno produtor artesanal brasileiro, não é? Listamos algumas queijarias e empórios que entregam esses deliciosos produtos em São Paulo. Confira!

Com ou sem mofo, casca lavada ou dura, cremoso, aromático, intenso, quebradiço…essas são só algumas das características que podemos utilizar para descrever um queijo. Porém, para entender melhor o que significa cada uma delas, é melhor adquirir um produto fresco, feito artesanalmente por pequenos produtores brasileiros. E uma das formas de ajudarmos o setor gastronômico é consumirmos produtos nacionais. Afinal, o queijo brasileiro conquista o mundo e já recebeu diversos prêmios países afora. Fizemos uma seleção de empórios paulistanos e queijarias que estão trabalhando a todo vapor para entregar seus deliciosos produtos na casas dos clientes. Selecione o seu preferido abaixo e boas compras!

A Queijaria tem diversos produtores parceiros (Foto: reprodução Instagram)

A Queijaria

A Queijaria é o lugar ideal para quem não abre mão de um autêntico e saboroso queijo brasileiro. O estabelecimento é responsável por comercializar diversos laticínios de produtores parceiros e, inclusive, disponibiliza também alguns queijos que já foram inúmeras vezes premiados. Na loja virtual, é possível aproveitar diferentes produtos extraídos do leite de vaca, cabra, ovelha e búfala. Há opções de queijos frescos, com mofo branco, mofo azul, casca lavada, meia cura, longa maturação e de sabores suaves, médios e intensos. Por exemplo, dá para comprar o queijo minas tipo frescal da Fazenda Santa Luzia (produzido com leite de vaca no interior de São Paulo); o creme de búfala da Fazenda Santa Helena (produzido no interior de São Paulo); o azul de Bofete da Queijaria Belafazenda (produzido também no interior de São Paulo); assim como os queijos produzidos de leite cru, o paulista da Queijo do Baú (produzido no Vale do Baú, em São Paulo) e o canastra do Queijo do Claudio; entre outras inúmeras alternativas. As compras são feitas exclusivamente online e você realizar via site oficial d’A Queijaria.

Queijaria Armazém do Mineiro

O Armazém do Mineiro também é mais um empório que valoriza o produtor brasileiro. O espaço comercializa diversas queijarias parceiras e o cliente pode aproveitar um vasto catálogo de produtos feitos a partir de diferentes tipos de leite. A Fazenda Atalaia, localizada em Amparo – interior de São Paulo, é uma das queijarias que disponibiliza seus produtos no Armazém do Mineiro e tem opções como requeijão de corte, queijo figueira, queijo tulha, queijo frescal, queijo padrão de vaca, entre outros. Além da Atalaia, o Armazém também tem produções da fazenda Serra das Antas, localizada no interior de Minas Gerais, são elas: queijo brie, queijo tipo gorgonzola de colher, queijo tipo camembert, queijo tipo comté, queijo tipo poivre d’ane, entre outras opções. Para realizar as compras, basta entrar na loja virtual e adquirir os produtos (clique aqui).

Pardinho Artesanal

A Pardinho tornou-se referência em queijaria para muitas pessoas. Seus queijos são produzidos na cidade de Pardinho, interior de São Paulo, na Fazenda Sant’Anna, e são extraídos a partir do gado Gir, uma raça sagrada e originária da Índia. Os laticínios são maturados em caves subterrâneas por até 15 meses e são feitos a partir de leite cru. Entre algumas opções, um dos mais conhecidos e carro-chefe da fazenda, o cuesta é feito 100% com leite Gir e é curado por oito meses, transformando-se em um queijo gorduroso, porém macio e adocicado, com baixa acidez e sal na medida certa. Tem também o mandala, produzido com leite cru em tachos de cobre e maturado por 18 meses sobre madeira, que se transforma em um queijo bem adocicado e que tem facilidade ao derreter. O cuestazul é resultado de um processo que utiliza blends de leites e mofo azul e que se transformou em um queijo suave e levemente salgado. A Pardinho recebe encomendas via WhatsApp (11) 99508-9622. Além do delivery próprio, a Pardinho também comercializa seus produtos no Eataly, n’A Queijaria, na Casa Santa Luzia e no Empório Santa Maria.

Queijaria Pardinho tem queijos produzidos a partir do gado Gir (Foto: reprodução Instagram)

 

Queijos JR estão disponíveis no Armazém São Paulo (Foto: reprodução Instagram)

Armazém São Paulo

Localizado no Mercado de Pinheiros, o Armazém São Paulo trabalha com pequenos produtores brasileiros de queijos. Ainda que a loja física esteja fechada, o estabelecimento está funcionando via delivery e entrega diferentes opções de laticínios em casa. No catálogo de produtos, é possível saborear algumas opções da queijaria Paiol (localizada no interior de Minas Gerais), como o queijo parmesão de vinho que tem casca fina e semi dura e apresenta cor roxa e aroma acentuado de uva. Tem também opções vindas de Piumhi, no interior de Minas Gerais, como o queijo do serjão, que é coberto por mofo branco que transforma a massa branca em cremosidade e tem sabor intenso. Além desses produtores, há também o Queijos J.R, que é feito com leite cru e produzido artesanalmente na Serra da Canastra e conta com casca amarela, sabor intenso e denso, além de ser encorpado e cremoso – cremosidade essa que se intensifica com o tempo de maturação. O Armazém São Paulo ainda tem alguns outros parceiros e tem uma vasta lista de produtos para quem não abre mão de um queijo bem saboroso e intenso. Os pedidos podem ser feitos pelos telefones e devem ser retirados, de forma drive thru: (11) 95243-4725, (11) 3031-1012 e (11) 3034-2968.

Empório Sabor e Cia

Além de vinhos, cervejas, frios, entre outros produtos artesanais, o Empório Sabor e Cia, localizado em Pinheiros, tem parceria com diversos produtores queijeiros brasileiros. Lá você encontra opções feitas em fazendas espalhadas pelo país – como é o caso da Fazenda Atalaia, Queijaria Rima, Capril do Bosque, Paulo Capri, Pardinho Artesanal, Serra das Antas, entre outras. Via site do armazém, você consegue adquirir, por exemplo, o queijo Buchette ou queijo frescal ambos produzidos com leite de cabra fresco por Paulo Capri ou também o Queijo da Canastra produzido pela Militão da Canastra ou o queijo gorgonzola doce produzido pela Serra das Antas. Há ainda outras inúmeras opções que podem ser compradas pelo site oficial do Empório (clique aqui e adquira o seu).

Capril do Bosque produz seus queijos com leite de cabra (Foto: divulgação)

Capril do Bosque

A 120km de São Paulo, a criação de cabras resultou em uma produção excelente de queijos e, hoje em dia, a Capril do Bosque é referência em queijos de cabra feitos artesanalmente no Brasil. A fabricação é feita por uma equipe pequena, comandada por Heloisa Collins, que preparam queijos com sabores complexos – resultado de processos cuidadosos e detalhados, que incluem o manuseio de insumos especiais, como fermentos, mofos e carvão. No catálogo, é possível encontrar algumas opções como o Cacauzinho, uma versão tropical do chevre clássico, que tem textura e sabor especial e é feito em formato de rolinho fininho, com maturação com mofos brancos sobre cobertura de cacau 100% e Cumaru. Já o lua do Bosque é inspirado no queijo camembert e é coberto com mofos brancos, tem cremosidade intensa em seu interior e é maturado por 20 dias. O grego do Bosque é inspirado nos métodos milenares de queijos gregos, feito com puro leite de cabra e é maturado na salmoura por 25 dias – ele chega à mesa quebradiço, salgado e bem saboroso. Fora esses produtos, a Capril do Bosque ainda tem mais 10 opções para quem deseja explorar esse universo queijeiro. Os queijos podem ser adquiridos via site oficial da marca (clique aqui) ou pelo WhatsApp: (11) 99609-0773.

Galeria do Queijo

Com mais 60 tipos de queijos diferentes e de diversas regiões e produtores, a Galeria do Queijo comercializa excelentes produtos brasileiros. Estância Capim Canastra, Queijaria Belafazenda, Queijo do Cedro, Catauá, Queijo do Evair, Quilombo, são alguns dos produtores que estão nas prateleiras da Galeria do Queijo. Por lá, é possível adquirir o tradicional queijo minas artesanal produzido com leite cru do Queijo do Cedro, assim como o queijo Canastra do Capim Canastra, produzido em Minas Gerais. Tem também queijos da Queijaria Belafazenda que são produzidos com leite cru de vaca Jersey, entre outras opções. Os pedidos podem ser feitos via WhatsApp: (11) 2639-9206.

Rima Queijaria

Comandada pelo casal Maria Clara e Ricardo, a Rima Queijaria nasceu em 2016 com o propósito de oferecer queijos naturais e orgânicos. Para isso, eles extraem leite de ovelha e produzem peças repletas de sabor, em Porto Feliz, interior de São Paulo. As ovelhas são da raça francesa Lacaune e recebem alimentação balanceada, produzida na própria fazenda, para resultar em um leite ainda mais qualificado. Partindo disso, bons queijos são fabricados, sejam eles frescos ou maturados – como, por exemplo, o boursin francês (que é oferecido tanto em pasta quanto em conserva) que tem acidez peculiar ao do leite de ovelha e recebe o tempero brasileiro da pimenta rosa ou o guaianá, que é maturado por 45 dias em uma caverna ou o avecuia, cremoso e que nos primeiros dias é suave, mas com o passar do tempo recebe intensidade em seu sabor, entre outras opções. Além disso, a Rima também produz outros derivados do leite, como iogurte, coalhada seca e doce de leite. Os produtos podem ser adquiridos via site oficial da queijaria (clique aqui) ou solicitados via WhatsApp: (11) 94440-8818.

Queijaria Rima produz derivados do leite de ovelha (Foto: reprodução Instagram)

 

Lira Bar Empório

Em um misto de bar e empório, o Lira, na Santa Cecília, valoriza os pequenos produtores e oferece apenas insumos artesanais. Além de embutidos, vinhos, cachaças, sanduíches e torradas, a casa também comercializa queijos e tem parceria com produtores reconhecidos no mercado, como o Capril do Bosque, Pardinho e Fazenda Atalaia. Entre as opções, é possível saborear queijos extraídos de leites de cabra, ovelha, búfala e vaca – como o pirâmide do Bosque (feito com leite de cabra), que tem mofo branco, textura aveludada e é levemente ácido; ou scamorza (feito com leite de búfala), que é uma mussarela defumada e macia, com sabor bem acentuado; ou castanho (feito com leite de vaca) que tem sabor pronunciado, semelhante a um parmesão e é bem quebradiço; entre outras opções. O Lira aceita encomendas para entrega ou retiradas via WhatsApp: (11) 99174-4218 ou pelo telefone fixo da casa: (11) 2528-3786.

Queijo Vale do Testo da Vermont (Foto: reprodução Instagram)

Os Legítimos Quitutes de Minas

Como seu próprio nome sugere, o empório Os Legítimos Quitutes de Minas é responsável por comercializar todas as delícias produzidas neste e em outros estados brasileiros – que vão desde queijos, geleias, embutidos, doces, bolachas e muito mais. Apesar de estar localizado no ABC, eles realizam entregas para toda a grande São Paulo. Um dos produtos disponíveis é o taiúva, um queijo maturado por 30 dias e produzido pela Fazenda Atalaia, que traz em sua composição cultura láctea de kefir, que resulta em um produto rico em nutrientes e probióticos, com massa macia e paladar suave e, além disso, tem uma camada fina de carvão vegetal em seu interior. Já o Vale do Testo, produzido pela Vermont, é um queijo de seis meses de maturação, semiduro, com casca lavada e apresenta sabores de amêndoas e defumados de caldo de carne. Além dessas opções, o empório tem outros laticínios feitos pela Paulo Capri, Pardinho, Catauá, Dourado, entre outros produtores. Os pedidos podem ser feitos via WhatsApp: (11) 97512-2120.

Lua Cheia do Serra das Antas, disponível no Mestre Queijeiro (Foto: divulgação)

Mercearia Mestre Queijeiro

A Mestre Queijeiro tem uma curadoria de produtos brasileiros para comercializar em seu empório e os queijos são as grandes estrelas da casa, provindos de diferentes e renomados produtores. No catálogo, é possível encontrar diversas opções de queijos de vaca, ovelha ou cabra. O queijo Figueira é uma das produções da Fazenda Atalaia, que conta com urucum em sua massa e bactérias propiônicas, que o transformam em um produto de sabor único e levemente adocicado. Já o Merendeiro é produzido pela Queijo Ivituruy, em Serro, Minas Gerais; o morro azul é uma das criações de Vermont Queijos e é feito com leite de vaca e mofo branco; o lua cheia, produzido pela Serra das Antas, em Minas Gerais, tem casca de carvão vegetal e mofo branco – do mesmo estilo do brie e camembert; tem também o duzu, da Queijaria Belafazenda, que é produzido com leite cru de vaca Jersey e mofo azul. Essas são só algumas opções da seleção feita pelo Mestre Queijeiro. Eles ainda trabalham com diversos produtores, como a Pardinho, Militão da Canastra, Canastra do Luciano e da Helena, Fazenda Capão Grande, entre outos. Os pedidos são entregues em casa e podem ser feitos pelos telefones: (11) 2369-1087 ou (11) 93284-1226.

Queijo Bello à venda no Lá Do Interior (Foto: reprodução Instagram)

Lá Do Interior

O empório Lá Do Interior valoriza a gastronomia brasileira e, por lá, é possível encontrar, além de vinhos orgânicos e pães, alguns queijos produzidos no interior do país. Dá para aproveitar opções do catálogo, como o azul de bofete, produzido no interior de São Paulo, um queijo cremoso com vestígios de mofo azul, semelhante ao gorgonzola; ou o queijo bianco, feito pelo Capril Rancho Alegre, também no interior de São Paulo, que é inspirado no camembert e utiliza leite de cabra em sua produção; ou queijo falcão, de Hélder Falcão do interior de Minas Gerais, é produzido com leite cru e tem casca florida, aroma agradável e textura leve e macia; ou o queijo artesanal de leite cru, produzido pelo Queijo Bello em Cerrado (MG), que é inspirado em peças francesas de casca lavada e é maturado em baixa temperatura e alta umidade por 4 a 5 semanas, o que resulta em um queijo com textura amanteigada e cremosa e aroma intenso. Além dessas opções, o empório tem muitas outras e trabalha com diversos produtores, como Queijaria Belafazenda, Pardinho, Vermont, Rima Queijaria, Fazenda Carnauba, entre outros. Os pedidos podem ser feitos pelo site oficial do estabelecimento (clique aqui) ou pelo WhatsApp: (11) 96342-4457.

Empório Santo João

O Empório Santo João, apesar de ser Piracicaba, realiza entregas em São Paulo. O catálogo da casa tem apenas produtores brasileiros e tem queijos variados. Entre as opções, há o Queijo Minas Frescal de Leite de Búfala da Montezuma, o Queijo Canastra da Fazenda Capão Grande, Queijo Tipo Chabichou da Paulo Capri, Queijo Tipo Gorgonzola de Colher da Serra da Antas e muito mais. Os pedidos podem ser feitos pelo WhatsApp: (19) 99899-7700.

Queijo frescal com iogurte da Fazenda Santa Luzia, vendido na Queijuz (Foto: reprodução Instagram)

Queijuz

A Queijuz, comandada pela Letícia Vilas Boas, tem sua loja no Copan e também é adepta ao sistema de delivery. Os produtores brasileiros ganham destaque e o cardápio é extenso, com opções feitas com leite de vaca, ovelha, cabra e búfala. O queijo frescal com iogurte da Fazenda Santa Luzia, produzido em Itapetininga, é uma das opções; assim como o canastra maturado e amarelinho do Canastra do Dinho; a burrata Crema da Fazenda Santa Helena; entre outros produtos. Os pedidos podem ser feitos pelo WhatsApp, através do número: (11) 96407-9176.

Casa Santa Luzia

O Casa Santa Luzia é um dos empórios mais antigos de São Paulo. Desde 1926 oferece produtos selecionados e, além de ter prateleiras convencionais – típicas de grandes mercados -, o Santa Luzia também valoriza os pequenos produtores. Por lá, você encontra variados tipos de queijos de produtores artesanais brasileiros. Entre as opções, tem o queijo canastra do Vale da Gurita, que é produzido em Delfinópolis (MG) e foi premiado por dois anos na França; o queijo calambau com cachaça também  mineiro e produzido pelo Paladar de Minas; a queijaria Campo da Serra tem variadas opções, como saint paulin, mix de cabra, taleggio, entre outras, e é produzido em uma cidadezinha no interior de Pernambuco, em Pombos; a queijaria D’Farm tem requeijão, queijo da canastra e serrado mineiro, todos produzidos no sul de Minas Gerais; e ainda há outros produtos feitos pela Pardinho, Capril do Bosque, Anésio, Dona Antônia. As compras podem ser feitas pelo site (clique aqui) ou via e-mail: pedidos@santaluzia.com.br

Mais Recentes da CNN