Os “prosciuttos” italianos invadem São Paulo

Salumiamo Brasil, campanha para promoção da salumeria italiana, acontece nos próximos dias em São Paulo...

Salumiamo Brasil, campanha para promoção da salumeria italiana, acontece nos próximos dias em São Paulo

Durante quase 15 anos o Brasil foi proibido de importar embutidos vindos da Itália, isso por conta de um surto de doença vesicular nos suínos criados no país. O tempo passou, a crise também e, finalmente, o governo brasileiro liberou e no último ano voltamos a importar os produtos italianos. Para comemorar, o governo da Itália realizou de 30 de setembro a 03 de outubro, em São Paulo, a campanha Salumiamo.

salame-italiano

Idealizada pelo Istituto per la Valorizzazione dei Salumi Italiani, juntamente com o ITA- Italian Trade Agency, e realizada anualmente em países da Europa, Ásia e na América, a campanha SalumiAmo chegou ao Brasil e tem como principal objetivo a difusão deste segmento da cultura gastronômica italiana, que traz aos brasileiros a história, informações, dicas nutricionais e receitas sobre tudo que envolve a salumeria italiana. Além de  mostrar o sabor, a textura e aroma absolutamente únicos e deliciosos – em razão de condições climáticas das regiões onde são produzidos e de características inimitáveis – de toda a gama de produtos que integra a salumeria italiana e a torna reconhecida e desejada mundialmente.

embutidos-mortadela-italiana

As ações da campanha SalumiAmo em São Paulo começam amanhã (30/9), com o Circuito Gastronômico em oito restaurantes da capital, que vão oferecer no jantar uma entrada com produtos da salumeria italiana. Participam do festival os seguintes restaurantes:

30/09 –  Restaurante Terraço Itália

01/10 – Vinheria Percussi, Restaurante Aguzzo e Restaurante Friccò

02/10 – Restaurante Buttina, Restaurante La Madonnina Ravioli e Restaurante Piselli

03/10 – Restaurante Spadaccino

entrada-presunto

Entre os dias 1 e 3 de outubro, três pontos de venda realizam ações de degustação dos salumi, das 10 às 19h: Eataly, Empório Santa Maria e Casa Santa Luzia.

A campanha se complementa com workshops para estudantes e profissionais do setor gastronômico. Uma ótima oportunidade para degustar os legítimos presunto de Parma, copa, pancetta, entre outros itens de diferentes regiões da Itália!