por: Viagem e Gastronomia Viagem e Gastronomia

Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Delícias gastronômicas de pequenos e médios produtores

    Estas são algumas das delícias de pequenos e médios produtores brasileiros.

    Ouvir notícia

    Cafés, méis, queijos, barras de proteína, dadinhos de tapioca, pães de queijo, molhos, temperos, doces diversos etc. Muitos artesanais, alguns veganos, outros 100% naturais. Estas são algumas das delícias de pequenos e médios produtores brasileiros.

    A empresa Serra Real, de Morungaba (SP), tem plantações de café-arábica, com colheita manual e descanso por 60 dias, que resultam em pó ou grãos para um expresso encorpado – disponíveis em grãos e cápsulas – e também produção de mel. O mel é feito no próprio apiário da Serra Real, a partir de floradas de laranjeira, e apresenta sabor leve e agradável. À venda, em São Paulo, na Casa Santa Luzia (Al. Lorena, 1471) e Quitanda (Rua Mateus Grou, 159) ou WhatsApp (11) 960608881 – (11) 995126226 para outras regiões.

    Outra especialista em café, a Dupier Cafés trabalha com pequenos produtores do Sul de Minas para uma fabricação sustentável e apoio financeiro da região – todos cafés especiais, a mais alta classificação. No site é possível encontrar quatro tipos de cápsulas, compatíveis com Nespresso, e três de grãos torrados.

    Dadinhos de tapioca do Bei-jo (Foto: divulgação)

    Para acompanhar um cafezinho que tal produtos deliciosos à base de farinha de tapioca, como dadinhos, pães de queijo e bolos? A Bei-jo comercializa ainda geleias de pimenta com abacaxi ou com manga e maracujá. Todos os itens são desenvolvidos com ingredientes naturais, sem conservantes e sem glúten. Pedidos no tel.: (11) 93149-6833 e entregas em São Paulo, Paraná e Distrito Federal.

    Quem tem intolerância ou apenas busca uma alimentação mais saudável a OffGluten, de Belo Horizonte, oferece produtos sem glúten, sem lactose e sem soja. São muitas opções como salgadinhos, deliciosas coxinhas de frango ou quibe de carne com quinoa; doces, experimente o petit gateau e os muffins de chocolate e banana; além de pães de batata doce e grãos com biomassa de banana verde. A casa ainda oferece uma linha vegana. Pedidos OffGluten: (31) 98320-6060.

    Outra alternativa para celíacos e esportistas, as barras de proteína 100% naturais da LivAmazon são processadas a frio para manter o máximo de nutrientes. Sem lactose, estão disponíveis nos sabores açaí, cacau, castanha do Brasil e maçã com canela. Pedidos no site.

    Os biscoitos proteicos à base de plantas da Brazô Alimentos vêm em quatro sabores, 100% naturais, sem glúten e sem lactose: amendoim, banana com canela, tomate com azeite de oliva e beterraba com pimentas. Já os sorvetes à base de plantas da Miraflor, oferecem em nove sabores: frutas vermelhas com hibisco, jaboticaba, tangerina com cenoura, baunilha, abacate, brownie, paçoca, caramelo e chocolate 100% cacau. Ambos com pedidos pelos e-commerces.

    O frigorífico vegano Tensei, do Rio Grande do Sul, que combina legumes, grãos, sementes e farinhas para preparar hambúrgueres (de berinjela, brócolis, cenoura e quinoa orgânica ou grão de bico); veggets (quinoa ou grão de bico); e salsichas (cenoura e quinoa orgânica, grão de bico ou com feijão, girassol e funghi). Pedidos pelo site.

    No quesito prato principal, a Cook it oferece risotos (funghi secchi, açafrão da terra, damasco com castanhas ou tomate seco com alho porró e manjericão), mixes de grãos (lentilha com shitake, lentilha síria com cebola, ervilha com cenoura e pimenta calabresa ou feijão moyashi com sarraceno e amaranto) e polentas (com funghi secchi ou ervas da Provence). Também estão disponíveis doces, como panqueca americana de mirtilos, brownie 100% cacau e cookie de aveia e passas negras.

    Panqueca americana do Cook.it (Foto: divulgação)

    O site do DuQuintal oferece temperos práticos e sem conservantes de fabricação própria. Entre as opções estão açafrão com pimenta, pumpkin spice, pápricas e chimichurri, além de versões caseiras e kits para presente. Entregam em todo o Brasil.

    Já a Frentano faz molhos de tomate com ingredientes 100% naturais. A linha artesanal conta com Sardella e versões que levam pesto de azeitonas pretas, manjericão, azeitonas, cogumelos, ervas e linguiça com vinho. Há ainda uma à bolonhesa. E a linha orgânica inclui passata, molho, sopa e tomate sem pele. As compras podem ser na loja virtual da marca.

    Para o lanche da tarde, a dica para quem é do Rio de Janeiro são os dadinhos de tapioca da Haru’s, à venda no site nas versões tradicional, cebola e calabresa. Eles vêm congelados e ficam prontos entre 10 e 12 minutos, dependendo do tipo de forno. A marca faz ainda hot rolls e molhos – teriyaki e teriyaki com gengibre.

    Outra opção são os rolinhos de frutas desidratadas, 100% naturais, sem açúcar e sem glúten, da marca Só Snacks. Estão disponíveis nos seguintes sabores: maracujá com goji; goiaba com chia; açaí com morango; abacaxi com gengibre; beterraba com chia; e caju com chia. Compras no site e envio para várias regiões do Brasil.

    A Engenho da Terra oferece uma série de geleias orgânicas como as de amora, banana, gengibre, goiaba, limão siciliano, manga e tomate com pimenta. As vendas são pelo site, com envio para todo o Brasil, onde também compartilha receitas, como a saborosa Caesar Salad com geleia de limão siciliano.

    As geleias da Vila Maylaysky (Foto: divulgação)

    As geleias da Vila Maylasky, de Santana de Parnaíba (SP), são 100% naturais, com 21 versões de 11 sabores, como amora, framboesa, mexerica, jabuticaba, goiaba, frutas amarelas e frutas negras, disponíveis no site.

    Já no site da My Dream Foods tem opções sem açúcar, sem lactose e com baixa quantidade de carboidrato, como bolo de caneca nos sabores brigadeiro, cenoura com chocolate ou pão de mel, doce fit de brigadeiro  ou doce de leite e ainda pasta de amendoim, além de combos e acessórios, como canecas. Compras direto no site e envio para todo o Brasil.

    Ótima opção para quem está em Curitiba, a Burleigh vende sorvetes artesanais dos mais diversos sabores. Entre eles, doce de leite com brownie, pistache, creme, chocolate belga e morango com petit suisse.

    A Mundo Novo foca em dois sucos integrais de uva: O Mundo Novo, que combina as variedades americanas Isabel e Bordô, equilibrando aroma, cor e doçura, e Vitales, com 100% de uvas Isabel, mais encorpado e de sabor intenso. A colheita de ambas é seletiva, somente dos cachos maduros e sadios, e o plantio acontece em um parreiral próprio da empresa na região paulista de Paranapanema, que produz uvas de altíssima qualidade.

    Não faltam alternativas para quem não abre mão de manter a forma. A Body Farma produz whey proteins nos sabores cacau gourmet e vanilla ice cream, bem como termogênicos, adoçantes naturais e um achocolatado multivitamínico voltado para o público infantojuvenil. Os produtos usam ingredientes puros, não modificados geneticamente, e são livres de açúcar, adoçantes artificiais, soja, lactose e glúten. Os produtos podem ser encontrados em grandes redes ou no próprio site da marca – com envio para todo o Brasil.

    Mais Recentes da CNN