por: Viagem e Gastronomia Viagem e Gastronomia

Pastéis de Belém, em Belém

Tradicional pastelaria de Lisboa é parada obrigatória em Lisboa...

Ouvir notícia

Tradicional pastelaria de Lisboa é parada obrigatória em Lisboa

A primeira vez que estive em Lisboa, Portugal, ávida por experimentar os famosos doces portugueses, fui a um posto de informações turísticas e perguntei: “onde posso comer os pastéis de Belém?”. A resposta foi certeira, no português de Portugal: em Belém, o pá!

Depois de muito riso descobri que o famoso doce lá se chama pastel de nata e o original é possível encontrar apenas em uma centenária fábrica desde 1837, que segue uma receita antiga do Convento dos Jerônimos.

belem-02

O doce da tradicional doçaria portuguesa é realmente muito especial. Tanto que diariamente vende mais de 20 mil pastéis, saídos quentinhos do forno direto para as mesas dos clientes ávidos pela sua especialidade. A iguaria de receita ultra secreta é saboreado com açúcar e canela polvilhado e, com um café expresso, fica melhor ainda. É daquelas comidas que podemos facilmente aplicar aquele famoso slogan “é impossível comer um só”.

belem-03

Vale a visita – e voltar, sempre que estiver em Lisboa. Afinal, certamente perguntarão se comeu o pastel de Belém, em Belém.

Belém

A região onde a Pastéis de Belém é cheia de monumentos históricos, então aproveite para visitá-los ou mesmo dar uma deliciosa caminhada na orla do rio Tejo. Ao lado esta o imponente Mosteiro dos Jerónimos, a Torre de Belém, o Monumento do Descobrimento, o centro cultural de Belém e o Museu dos Coches.

Mais Recentes da CNN