Os melhores locais para comer e beber em Fernando de Noronha

Arquipélago paradisíaco possui uma cena gastronômica caprichada com foco em peixes e frutos do mar frescos

Ouvir notícia
Ceviche de manga, pepino e amêndoas ao leite de coco do restaurante do Nannai Solar dos Ventos (Foto: Eudes Santana)

Fernando de Noronha é um destino espetacular por si só, com praias de águas azul-turquesa paradisíacas e pousadas que integram o melhor da hotelaria com a natureza. E, como todo destino exuberante, a gastronomia local está entre os melhores atrativos para se explorar no arquipélago pernambucano.

Por ali, os restaurantes e bares chamam atenção pelas delícias servidas e pelos visuais encantadores. Polvo, lagosta, frutas tropicais e até tubarões recheiam os cardápios e formam uma deliciosa culinária local. Pelos estabelecimentos, as refeições são sempre regadas a drinks refrescantes em meio a paisagens de dar inveja a qualquer um.

Os peixes são as grandes estrelas do pedaço e o prato principal de Noronha não poderia ser diferente: o peixe enrolado na folha de bananeira é pedida certa nos restaurantes caprichados que servem a iguaria. Os hotéis e pousadas costumam ter ótima gastronomia também, abertos inclusive a não hóspedes.

Confira os melhores bares, restaurantes e pousadas para se comer e beber muito bem em Fernando de Noronha:

Leia mais
Tudo sobre Fernando de Noronha

Fernando de Noronha: o paraíso brasileiro
Fernando de Noronha: hospedagens para curtir o melhor do arquipélago

Restaurantes

Mesa da Ana

Comandado pela carioca Ana Jabur, que morava em Paris, começou com uma mesa no quintal para receber os amigos, mas o sucesso foi tanto que virou um restaurante. O menu é surpresa, sempre com o que tem de mais fresco no dia. Assim, mais do que ir em um restaurante, o Mesa da Ana proporciona uma experiência gastronômica especial na ilha. Mas atenção: é recomendado reservar uma mesa o quanto antes, pois, além de concorrido, o espaço é limitado a pouquíssimas pessoas. Outro aspecto legal dali é a decoração: as obras da casa são do Rock Lima, marido de Ana, um superartista que trabalha com material reciclado.
Estrada do Atalaia, 230, Vila do Trinta. Tel. (81) 99338-4925.

Mergulhão

Prato com lagosta do Mergulhão
Lagosta com especiarias do Mergulhão Noronha (Foto: Daniela Filomeno)

Próximo ao Porto encontra-se o delicioso Mergulhão, parada obrigatória na ilha. Com uma vista estonteante do Pico, Forte da Vila dos Remédios e da Praia do Porto, o restaurante inova nas combinações de frutos do mar com molho de frutas. O ceviche ao maracujá e o tartar de atum com manga são incríveis para começar e tanto a lagosta quanto o polvo são ótimos pratos principais com suas combinações. Acompanhe tudo com um bom rosé e guarde espaço para a sobremesa.
Porto Santo Antônio, s/n. Tel: (81) 3619-0215 ou (81) 99601-0203. 

Manaka Sushi

O Manaka Sushi tem bons combinados de sashimis e sushis em ambiente simples e descontraído. A dica é pedir algum prato que venha com “peixe da ilha”- garantia de sucesso!
Alameda das Acacias, 556. WhatsApp: (81) 99149-9518 

Cacimba Bistrô

frutos do mar do Cacimba Noronha
Frutos do mar, como camarões, polvo e mexilhões, servidos no Cacimba Bistro (Foto: reprodução/Instagram)

Com um ambiente rústico e charmoso, o Cacimba Bistrô, numa ladeira da Vila dos Remédios, possui drinks autorais e pratos assinados pelo chef Auricelio Romao. Ali, a sofisticação encontra-se na simplicidade, em que são servidos bons peixes, carnes e massas. Alguns pratos levam nomes de celebridades brasileiras, como os ótimos pasteizinhos de lagosta à Bruno Gagliasso e arroz caldoso de peixe à Tiago Abravanel. Entre as bebidas alcoólicas, as caipirinhas e caipiroscas merecem grande destaque.
Vila dos Remédios, em frente ao Palácio e próximo ao Correio, Fernando de Noronha. WhatsApp: (81) 99765-5699. 

Xica da Silva

Especializado na gastronomia contemporânea e frutos do mar, o Xica da Silva é uma dos restaurantes mais buscadas de Noronha por ter opções que agradam os diferentes públicos. Localizado na região central, o ambiente é simples e a comida é boa. O cardápio é extenso, com destaque para as bruschettas e o ceviche de entrada e a moqueca de peixe e camarão como prato principal, que serve duas pessoas.
Alameda das Acácias, 11 – Floresta Nova. Tel: (81) 3619-0437 e WhatsApp: (81) 99309-7567. 

Leia mais
Duas das melhores praias do mundo estão no Brasil
Praias paradisíacas nos arredores de Recife

Bares

Bar do Meio

drinks no por do sol do Bar do Meio em Noronha
Drinks no pôr do sol no Bar do Meio com vista para o Morro do Pico (Foto: reprodução/Instagram)

Localizado na Praia do Meio, o Bar do Meio é um dos points mais procurados pelos visitantes da ilha, onde o pôr do sol dá seu espetáculo com uma vista privilegiada. Culinária contemporânea, música ao vivo para todos os ouvidos, além de ótimos drinks tornam o local quase que numa parada obrigatória para os turistas.
Estrada da Alamoa, 130, Praia do Meio. Tel. (81) 9700-6528.

Fernão El Loco

Aberto em março deste ano, o Fernão El Loco mistura técnicas e sabores da cozinha mediterrânea sob o conceito de “Tapas and Drinks”. A bruschetta de camarão, o ceviche ou suas ostras gratinadas são deliciosas e chegam em lindas apresentações. Peça um drink feito com frutas tropicais colhidas do próprio quintal da casa, vale a pena!
Rodovia Miguel Arraes de Alencar. Tel: (81) 99505-7762.

Pousadas

Pousada Zé Maria

Outro ponto famoso e tradicional na ilha é a Pousada Zé Maria, no pé do Morro do Pico. O menu agrada a todos os paladares, com destaque para a paella e frutos do mar – além do peixe na folha de bananeira. Na varanda do local, o Zé Maria, dono da pousada e “grande anfitrião de Noronha”, até preparou um peixe especial para Daniela Filomeno, que leva castanha de caju, mel e legumes. Aprenda a fazer aqui.
Rua Nice Cordeiro, 1 – Floresta Velha. Tel: (81) 3619 1508 / (81) 3619 1028

Pousada Maravilha

Restaurante da Pousada Maravilha Noronha
Bruschettas, salada e caipirinha à beira da piscina da Pousada Maravilha (Foto: reprodução/site)

A Pousada Maravilha tem menu assinado pelo chef Joca Pontes, reconhecido com vários prêmios gastronômicos, e oferece uma cozinha contemporânea que valoriza os ingredientes regionais, com mesas ao ar livre e vista – que como o próprio nome diz – é uma maravilha! Entradinhas especiais, peixes e caipirinhas ganham um sabor especial por ali.
Rodovia BR 363. Tel: (81) 3619-1290 e (81) 3619-0028. 

Nannai Solar dos Ventos

Gastronomia - Lagosta Sueste - Cauda de lagosta temperada com ervas e flambada no uisque - espaguete de cenoura e abobrinha
Cauda de lagosta temperada com ervas e flambada no uísque servida com espaguete de cenoura e abobrinha (Foto: Divulgação/Nannai)

O novíssimo Nannai, inaugurado em agosto de 2020, também tem um ótimo restaurante, com pratos que mesclam o regional e o internacional. O conceito é o “farm to table”, sempre que possível direto da horta para o hóspede. Como não poderia deixar de ser, os pratos são à base de frutos do mar, com camarões, peixes, lagostas e polvo, e o toque mediterrâneo. Mas não faltam opções como o filé mignon e o pato. Para os vegetarianos e veganos, há preparações com grãos, legumes e frutas frescas. E, por ser uma ilha pernambucana, as receitas têm um toque regional, trazendo moquecas e carne de sol.
Rodovia BR-363 – Vila Do Sueste. Tel: (81) 3552-0101 ou (81) 3552-0100.

Pousada Morena

Com uma das vistas mais bonitas de Noronha, com visão privilegiada para o Morro do Pico, a Pousada Morena também se destaca pela sua cozinha. O polvo grelhado, o ceviche de pescada amarela com pimenta biquinho e o petit gateau de goiabada com queijo são pratos imperdíveis.
Rua Nice Cordeiro, 2600, Floresta Velha. Tel: (81) 3038-5008.

Mais Recentes da CNN