por: Viagem e Gastronomia Viagem e Gastronomia

Onde os chefs comem? Com Simone Brunelli, do Maremonti, em São Paulo

Já se perguntou onde os chefs dos restaurantes mais badalados do mundo comem quando não estão atrás das panelas? Na nossa coluna “Onde os chefs comem” eles abrem o jogo e contam quais seus restaurantes prediletos

Simone Brunelli, chef por trás dos restaurantes da rede Maremonti
Simone Brunelli, chef por trás dos restaurantes da rede Maremonti Renato Ayache Nishi

CNN Viagem & Gastronomiado Viagem & Gastronomia

São Paulo

Ouvir notícia

Simone Brunelli cresceu em meio às receitas da nonna e na cozinha do restaurante da família, em Cesena, na Itália. Essa região é conhecida por ser uma pujante em termos gastronômicos: terra do Capeletti, do vinagre balsâmico e do parmigiano reggiano.

A primeira vez que Brunelli colocou os pés no Brasil foi em 2008, durante uma rápida visita. Nessa época, ela já passado por cinco restaurantes com estrelas Michelin – entre eles, o três estrelas Azurmendi, em Bilbao, na Espanha.

E foi apenas em 2014, que ele retornou para solos brasileiros, desta vez com planos de ficar. Desembarcou em Curitiba, onde trabalhoi por quatro anos no Terra Madre e, depois de passar por Salvador, voltou à capital paranaense para comandar a cozinha do La Varenne Gastronomia.

Em janeiro de 2021, mais uma mudança: Brunelli voou para São Paulo para assumir o cargo de chef executivo do Maremonti, trattoria nascida na Riviera de São Lourenço, litoral Norte de São Paulo, e que possui nove unidades pelo estado. Com suas raízes italianas, sua missão é imprimir mais autenticidade aos preparos de sua terra natal.

Já longe das panelas, Simone Brunelli aprecia outras cozinhas, como a caipira e a amazônica, e compartilha os endereços que mais frequenta em São Paulo ao CNN Viagem & Gastronomia.

Cantaloup

O Cantaloup é um ótimo restaurante para provar receitas afetivas influenciadas por diversas culturas.

Gosto especialmente de ir às quartas ou aos sábados, dias em que é servida uma deliciosa feijoada, feita com carne seca, lombinho, paio e costelinha, acompanhada de arroz, farofa, torresmo, couve, laranja e molho de pimenta. O bolinho de bacalhau é outra dica sem erro.

Rua Manoel Guedes, 474 – Itaim Bibi, São Paulo – SP. Telefones: (11) 3165-3445 / (11) 3078-9884. Delivery via iFood.

A Casa do Porco

Torresmo de queijo com goiabada da Casa do Porco, no centro da capital paulista/ Foto: Mauro Holanda

Comandado por Jefferson Rueda, A Casa do Porco é um destino obrigatório em São Paulo. Não deixe de pedir o menu degustação, para experimentar um pouco de cada invenção do chef.

Entre os itens que mais gosto estão os sushi de papada de porco e torresmo de pancetta com goiabada – paladar tipicamente brasileiro. Sem falar que o negócio acaba de ser eleito o 17º melhor restaurante do mundo pelo ranking The World’s 50 Best, o único brasileiro na lista dos 50 melhores do mundo.

Rua Araújo, 124 – República, São Paulo – SP. WhatsApp: (11) 99679-9315. Delivery via iFood.

Banzeiro

Peixes e ingredientes amazônicos são matérias-primas para as refeições do Banzeiro/Foto: Rubens Kato

Adoro ir ao Banzeiro, do chef Felipe Schaedler, para experimentar os produtos amazônicos – o restaurante é original de Manaus. Uma experiência sempre surpreendente!

O que mais me impressiona é o sabor dos peixes de rio, como o pirarucu. Outra sugestão do cardápio muito original é a formiga saúva, que é crocante, tem sabor de capim-limão e é servida sob uma espuma de mandioquinha.

Rua Tabapuã, 830 – Itaim Bibi, São Paulo – SP. Delivery via iFood.

Vinheria Percussi

O italiano Vinheria Percussi oferece trufas raladas na hora / Foto: divulgação

Entre minhas sugestões, o Vinheria Percussi é o italiano que recomendo – além do Maremonti, é claro. A chef Silvia Percussi capta bem as tradições e as coloca na rota da gastronomia italiana contemporânea em pratos como costolette d’agnello con tagliolini al rosmarino, que são costeletas de cordeiro grelhadas, servidas ao lado de tagliolini fresco ao molho de alecrim. Além disso, nas temporadas de trufas, oferece a iguaria ralada na hora.

Rua Cônego Eugênio Leite, 523 – Pinheiros, São Paulo – SP. Telefones: (11) 3088-4920 / 3064-4094. WhatsApp: (11) 97695-3704. Delivery via telefone, WhatsApp, iFood, Rappi e James Delivery.

NB Steak

Assado de tira do NB Steak/ Foto: Tadeu Brunelli

Difícil escolher apenas um corte do NB Steak, que traz à mesa carnes saborosas e muito bem assadas. Da casa gosto bastante do sabor do assado de tira, que é bem intenso, assim como o ancho e o steak nb. Para beber, recomendo explorar as cachaças mineiras produzidas especialmente para a casa.

Unidades espalhadas por São Paulo e Porto Alegre. Consulte restaurantes e delivery no site.


Mais Recentes da CNN