por: Viagem e Gastronomia Viagem e Gastronomia

Onde os chefs comem? Com Roberta Julião, do Da Feira ao Baile, em SP

Já se perguntou onde os chefs mais badalados do país comem quando não estão comandando seus restaurantes? Na nossa coluna “Onde os chefs comem” eles abrem o jogo e contam quais seus locais e pratos prediletos

Ouvir notícia
Chef Roberta Julião (Foto: divulgação)

Roberta Julião é o nome por trás dos bolos que arrancam suspiros e enlouquecem os foodies no “Da Feira ao Baile“, um pequeno e charmoso café, em Pinheiros, com bolos fresquinhos e dos mais variados recheios e massas. A relação da chef com a gastronomia começou cedo. Aos 16 anos fez um curso de risotos, começou a fazer bolos, em pouco tempo se arriscava em jantares completos e, quando viu, poucos anos depois, tinha um blog de sucesso (em que foi pioneira na ocasião) e já elaborava eventos fora de sua casa. As atividades pareciam inofensivas à carreira da estudante de Administração de Empresas, até que, as encomendas, em especial de bolos, passaram a falar mais alto.

Roberta entrou no curso de Gastronomia do Senac-SP e foi parar no Dalva e Dito, do chef Alex Atala. Quando seu expediente acabava, ela pedia para ficar um pouco mais no setor de eventos: “Era onde eu podia de fato montar prato e entender a dinâmica da cozinha, não só limpar frango e cortar cebola”, conta a ex-estagiária que ainda passou pela padaria e pela confeitaria do D.O.M.. De lá, teve a chance de trabalhar no extinto Épice, do chef Alberto Landgraf. “Aprendi muito sobre apresentação e rigor na cozinha”. No fim das contas, a alta gastronomia serviu, na prática, para que Roberta se afirmasse na culinária afetiva, naquela que faz brigadeiro com técnica e orgulho. Uma especialista em receber, a doceira, que gosta de cozinhar até nas horas de folga, via que sua paixão pela cozinha afetiva crescia. Obra do destino ou não, quando sua dispensa não comportava mais açúcar, chocolate e nem, leite condensado, a jovem cozinheira viu que era hora de dar vida a um novo Da Feira ao Baile – o café e espaço de eventos.

Bolo Da Feira ao Baile (Foto: divulgação)

Confira abaixo onde a expert em bolos e gostosuras adora frenquentar em São Paulo:

Talharim de pupunha com molho de parmesão do Maní (Foto: divulgação)

Piccolo –  em Pinheiros, pertinho do Da Feira ao Baile Café. Quando tenho vontade de comer pedidas da cozinha italiana, vou lá. Gosto muito da burrata e do ravioli de gema deles. A burrata é defumada e isso a deixa ainda mais saborosa e o ravioli é simplesmente delicioso. Além da comida, gosto do ambiente e do serviço, além de achar que é um restaurante com bom custo-benefício.

R. dos Pinheiros, 266 – Pinheiros / Tel: (11) 3213-8449

Maní – o chips de batata com rosbife do Maní é simplesmente viciante. Gosto também do talharim de pupunha com molho de parmesão . O couvert é ótimo e o ambiente superaconchegante. Ótimo programa!

Rua Joaquim Antunes, 210 – Pinheiros / Tel: (11) 3085-4148

Taberna 474 – fica no Jardim Paulistano. Lá costumo pedir o prato de peixe da casa que é uma delícia e o polvo do chef. Programa perfeito para ir no domingo à tarde com amigos e tomar um chopp. Outra dica é a anchova negra. Para mim, é o melhor prato do cardápio.

Rua Maria Carolina, 474 – Jardim Paulistano / Tel: (11) 3062-7098

Confira também: onde os chefs comem com Mauro Maia, do Supra di Mauro, em São Paulo

Walnuts Sorvetes – adoro a Walnuts Sorvetes, na Vila Mariana. Sou apaixonada pelo sorvete de figo com mel e o de melancia deles. Um diferencial é a casquinha do sorvete, muito boa! Eles servem sabores bem diferentes.

Rua Morgado de Mateus, 195 – Vila Mariana / Tel: (11) 5082-1824

Komah Restaurante – na Barra Fundo, esse restaurante coreano é excelente. Gosto muito da omelete cremosa que cobre o arroz salteado com kimchi e da costela braseada preparada com molho shoyo e gengibre, acompanhada por nabo. Uma alternativa boa é o menu degustação, assim dá para provar uma variedade de pratos da casa a preço justo.

Rua Cônego Vicente Miguel Marino, 378 – Barra Funda / Tel: (11) 3569-7956

Botanikafé – em Pinheiros, servem um brunch incrível. Sempre peço o bowl de pitaya que vem com granola, kiwi, chia, lâminas de coco. É uma delícia!

Bowl de pitaya do Botanikafé (Foto: divulgação)

Rua Padre Carvalho, 204 – Pinheiros / Tel: (11) 3819-0726

EMA – a casa da chef Renata Vanzetto é um dos meus restaurantes favoritos em São Paulo. Gosto de muitos pratos lá. O polvo com burrata é uma delícia, mas não fica sempre no menu. Uma entradinha que nunca sai e acho um sucesso é a casquinha de siri.

Rua Bela Cintra, 1551 – Consolação / Tel: (11) 98232-7677

Mais Recentes da CNN