Onde os chefs comem? Com Thiago Cerqueira, do Perseu Coffee House e Flora Bar, em São Paulo

Já se perguntou onde os chefs dos restaurantes mais badalados do mundo comem quando não estão atrás das panelas? Na nossa coluna “Onde os chefs comem” eles abrem o jogo e contam quais seus restaurantes prediletos

O chef Thiago Cerqueira
O chef Thiago Cerqueira Divulgação

CNN Viagem & Gastronomiado Viagem & Gastronomia

São Paulo

Ouvir notícia

Thiago Cerqueira Lima nasceu em Belo Horizonte, mas iniciou sua trajetória na cozinha bem longe de casa, e junto de renomados chefs franceses pelo Brasil, entre eles  Marc Le Dantec, com quem Thiago trabalhou no endereço que levava seu nome em Salvador, e Erick Jacquin, nos conhecidos La Brasserie e no Tartar & Co, ambos em São Paulo.

Em 2016, após acumular bagagem no belo-horizontino Taste Vin e nos paulistanos Le Repas e La Maison Est Tombée, Thiago se juntou ao time de criação do Sympa, que foi considerado um dos melhores novos restaurantes de São Paulo em 2017 pela crítica especializada.

Dois anos depois, o profissional foi responsável pela cozinha do restaurante Loup, no Itaim Bibi, com pratos inspirados não só em uma, mas em várias cozinhas do mundo.

Hoje, é ele quem comanda o Perseu Coffee House, que serve cafés, brunch e almoço – o prato indicado pelo próprio chef é o steak tartare com fritas -, e também do novíssimo Flora Bar, que funciona no estilo speakeasy e, de longe, encanta com suas flores e plantas na fachada, além de seus drinques e comidinhas de excelência.

Fora das cozinhas e longe de seus negócios, Thiago também experimenta outros sabores pela cidade e compartilha com o Viagem & Gastronomia pedidas imperdíveis dos seus restaurantes prediletos de São Paulo:

URU Mar y Parrilla

Fachada azul e branca do URU Mar y Parrilla, que fica na zona leste de São Paulo/Foto: Reprodução/Instagram

Ocupando um quarteirão inteiro na zona leste da capital, o URU Mar y Parrilla é minha dica de restaurante que serve uma boa comida uruguaia. De fachada azul e branca, a casa passa um certo charme do país vizinho e tem mesas espalhadas pela calçada.

Da cozinha saem entradas ótimas para compartilhar, como chorizo e provoleta. Minha sugestão são as ostras frescas, que podem ser pedidas cruas ou grelhadas. São uma delícia e saem do Rio Grande do Norte diretamente para o aquário do restaurante.
Rua Emília Marengo, 109 – Vila Reg. Feijó, São Paulo – SP. Telefone e WhatsApp: (11) 2308-9499. Delivery via Rappi.

Lobozó

lobozo frango assado
Frango do Lobozó, o frango assado e recheada na “TV de cachorro”/Foto: Reprodução/Instagram

Fundado por três amigos, o sociólogo Carlos Alberto Dória e os chefs Marcelo Corrêa Bastos e Gustavo Rodrigues, o Lobozó serve pratos inspirados na cozinha caipira e caiçara no bairro boêmio da Vila Madalena.

Do cardápio, destaques para os pastéis de angu, o cuscuz paulista, o rolê de porco e o lobozó de vegetais. Mas minha sugestão é o frango assado, considerado um dos melhores da cidade.

É um frango caipira recheado e assado, que inteiro serve até quatro pessoas. Importante ressaltar que é assado na “TV de cachorro”, como brinca a equipe da casa, se referindo à máquina com espetos que geralmente fica do lado de fora de padarias e restaurantes.
Rua Medeiros de Albuquerque, 436 – Vila Madalena, São Paulo – SP. Telefone: (11) 93056-2146. Delivery via site e Rappi.

Restaurante Reis dos Reis

Com mesas redondas em seu interior, o Rei dos Reis é um restaurante simples no tradicional bairro da Liberdade, próximo ao metrô. A simplicidade se reflete também no seu cardápio, com receitas apetitosas.

Os pratos são bem servidos e o menu é recheado de frutos do mar, carnes, frangos, pato e yakisobas. Dentre as várias opções, indico o wantan de camarão no vapor, que são como pasteizinhos de folhas muito finas com massa de farinha de trigo e ovos – nesse caso, recheados com camarões.
Praça Carlos Gomes, 178 – Liberdade, São Paulo – SP. Telefone: (11) 3115-4676. Delivery via iFood.

Sushi Hamatyo

sushi hamatyo
Tirashi Bluefin do Hamtyo, que leva sashimi com peixes variados, atum gordo Bluefin, ovas de ouriço, vieira, ovas de salmão, enguia e amêijoa sobre arroz temperado/Foto: Reprodução/Instagram

Bem tradicional e com uma fachada discreta na avenida Pedroso de Morais, em Pinheiros, o Sushi Hamatyo foca em pratos frios da culinária japonesa tradicional. No salão, que atualmente é acessado somente via reserva, o ideal é sentar-se no balcão.

Das mãos do sushiman saem sushis diversos, temakis e makimonos. Mas minha pedida favorita do restaurante é o tirashi, prato com uma variedade de peixes crus e cozidos colocados numa tigela sobre o arroz de sushi.

No Hamatyo, há cinco tipos de tirashi no menu fixo, como o especial, que leva sashimi com peixes variados, ovas de ouriço e vieira sobre o arroz temperado, ou ainda o Toro Bluefin, que, além do sashimi e arroz, leva atum gordo Bluefin, ovas de ouriço, vieira, ovas de salmão, enguia e amêijoa.
Avenida Pedroso de Morais, 393 – Pinheiros, São Paulo – SP. Telefone e WhatsApp: (11) 3813-1586. Atendimento presencial somente com reservas. Delivery por telefone e WhatsApp.


  • Acompanhe CNN Viagem & Gastronomia em todas as plataformas:
    Instagram
    Tiktok

Mais Recentes da CNN