Onde os chefs comem? Com Rafael Navarini, do Restaurante Mensa, em São Paulo

Já se perguntou onde os chefs mais badalados do mundo comem quando não estão comandando seus restaurantes? Na nossa coluna “Onde os chefs comem” eles abrem o jogo e contam quais seus locais prediletos. O convidado dessa semana é Rafael Navarini, chef e proprietário do Restaurante Mensa, na Vila Madalena, em São Paulo 

 

Chef Rafael (Foto: divulgação)

Foi a curiosidade que levou Rafael Navarini para a cozinha. Ainda pequeno, na fazenda dos avós em Goiás, começou a se encantar por todo aquele universo que era capaz de tirá-lo do ordinário. E até hoje tem viva a lembrança de acompanhar os avós até o curral, escolher um porco, matá-lo e prepará–lo. Anos se passaram e Rafael acabou escolhendo outros caminhos profissionais, mas não se passou muito tempo até que a cozinha o chamasse novamente. Após anos de estágio, com passagem pelos restaurantes Épice e Mocotó, Rafael tornou-se sub-chef de Rodrigo Oliveira no Esquina Mocotó. O Restaurante Mensa, que em latim significa “conviver à mesa” e que preza por uma cozinha com ingredientes frescos e da estação, é a sua primeira empreitada como chef e proprietário.

Valadares

Para beber peça a batida de coco e o rabo de galo. Se tiver muito ânimo vale acompanhar com cerveja. Para comer gosto muito da rã frita, que vem inteira; da codorna com alho e dos testículos de boi. Acho legal ir sábado cedo e “assistir” a velha guarda do bar fazendo os drinques, além de ficar de bobeira pela Lapa com a sensação de que o tempo nunca passa.

R. Faustolo, 463 – Lapa / Tel.: (11) 3862-6167

Izakaya Matsu

Gosto de ir lá e sentar no balcão, tomar uma dose de sake, ver a cozinha em ação e tomar uma lufada quente do vapor das panelas e fritadeiras. Para comer sempre vou de katsuo sando, okonomiyaki e tokoyaki que vem repleto de katsuo bushi por cima. Delícia!

Av. Pedroso de Morais, 403 – Pinheiros / Tel.: (11) 3812-9439

Yorimichi Izakaya

Gosto muito dos espetinhos de miúdos, fígado e coração com tarê, do oniguiri com umeboshi grelhado, da berinjela assada com miso, do frango moído na brasa, parecendo um hambúrguer, com gema de ovo marinada no shoyu e do gohan. Tudo regado a sake. Nunca deixo de pedir no fim de tudo o sorvete de gengibre. O melhor que já comi.

R. Otávio Nébias, 203 – Paraíso / Tel.: (11) 3052-0029

Bráz Elettrica

Pizza Falco da Bráz Elettrica (Foto: divulgação)

Pelo conjunto da obra, pra mim, é a pizzaria que mais tenho apreço em SP. Não consigo sair de lá sem comer uma Sr Falco, o melhor sabor do cardápio. O picles de jalapeño dessa pizza é bom demais.

R. dos Pinheiros, 220 e outros endereços aqui. 

Komah

Gosto de tudo nesse lugar que provavelmente foi o restaurante que mais fui nos últimos dois anos. Baita atendimento, coquetéis são muitos bons e a comida é demais. Destaque para o Samgiopsal com as folhas e o banchan set.

R. Cônego Vicente Miguel Marino, 378 – Barra Funda / Tel.: (11) 3392-7072