por: Viagem e Gastronomia Viagem e Gastronomia

Onde os chefs comem? Com Marcelo Petrarca em São Paulo e Rio de Janeiro

Já se perguntou onde os chefs dos restaurantes mais badalados do país comem quando não estão atrás das panelas? Na nossa coluna “Onde os chefs comem” eles abrem o jogo e contam quais seus restaurantes e pratos prediletos ao redor do mundo

Ouvir notícia

À frente da cozinha dos restaurantes Bloco C, Reverso e Lago, em Brasília, o gaúcho Marcelo Petrarca é o convidado da coluna de hoje. Formado em gastronomia pelo IESB-IAG, o chef estreou sua carreira no cenário gastronômico nas famosas casas brasilienses, Dudu Camargo e Zuu. Aos 20 anos se mudou para Europa, fez cursos de especialização na Espanha, na Escola de Hotelaria de Sevilha, além disso, trabalhou com o chef Martín Berasateui- um dos mais renomados do mundo. Marcelo também passou por Milão, na Itália, por lá atuou ao lado do chef Carlo Cracco – personalidade conceituada no país.

Chef Marcelo Petrarca (Foto: reprodução Instagram)

Confira abaixo quais os restaurantes favoritos de Petrarca em São Paulo e no Rio do Janeiro.

Croquetas, do restaurante Tanit (Foto: reprodução Facebook)

Oteque no Rio de Janeiro

A casa carioca do chef Alberto Landgraf dispõe de um menu autoral e minimalista, inspirados na pureza da natureza e só utilizam ingredientes regionais de alta qualidade. Atualmente é um dos restaurantes mais renomadas no país.

Dica do chef: para Marcelo, no momento, a casa é a melhor do país. O chef adora o estilo do lugar, com serviço simples e impecável. A cozinha é uma aula de todas as técnicas da culinária, mostram um cuidado com os produtos que emociona. Petrarca é fã do Landgraf, e também sous chef- segundo chefNilson Chaves.

Rua Conde de Irajá 581 – Botafogo- Rio de Janeiro/ Tel: (21) 3486 5758

Em São Paulo

Tanit

Em homenagem ao nome de uma Deusa Fenícia, muito adorada em Formentera e Ibiza, o restaurante Tanit segue a linha da culinária mediterrânea, mas focado na gastronomia catalã. A casa é comandada pelo chef Oscar Bosch, que segue como a terceira geração da sua família de cozinheiros, da Cataluña. O local conta com um ambiente delicioso, com varanda externa, que fazem os fregueses viajarem para o clima do litoral espanhol.

Dica do chef: Marcelo pontua que o restaurante é um dos seus favoritos no Brasil. “Comida espanhola, feita por um chef do país Basco, é aquela que você quer comer todo dia. Incrível!”comenta o chef.

Rua Oscar Freire, 145- Jardins- São Paulo/ Tel: (11) 3062-6385

Tan Tan Noodle Bar

Comandada pelo chef Thiago Bañares – que já trabalhou na cozinha dos restaurantes D.O.M e Arturito- o local virou febre na capital paulista. Oferece um menu com culinária asiática e oriental, de massas ensopadas e quentes com especiarias, os famosos noodles. Contam com um ambiente contemporâneo e aconchegante.

Dica do chef: vale a pena pedir qualquer coisa do cardápio, a cozinha é impecável, com técnicas e sabores irretocáveis. O prato favorito de Petrarca é o Katsu Sando, além disso, o chef indica provar alguma das opções da carta de drinques.

Rua Fradique Coutinho, 153- Pinheiros – São Paulo/ Tel: (011) 2373-3587

Kimchi Fried Rice, no Tan Tan Noodle Bar (Foto: reprodução Facebook)

Geiko-San

Ambiente pequeno e intimista, que remete a arquitetura do Japão, regido pelo chef Fabrizio Matsumoto. O restaurante japonês é conhecido por ousar nas criações, que mesclam o tradicional com o contemporâneo.

Dica do chef: o local é o favorito do chef quando o assunto é culinária japonesa. Petrarca indica sentar no balcão, e deixar que os sushimans escolham seu pedido. “O chef Fabrício e sua equipe não erram nunca, é muito bom”complementa Marcelo.

Rua Haddock Lobo, 1416 – Cerqueira César- São Paulo/ Tel: (11) 3061-0150

Modern Mamma Osteria

Premiado pelo Guia Comer & Beber, da Veja, como Melhor Trattoria Moderna, o restaurante foi fundado pelos chefs Paulo Barros e Salvatore Loi. Com cardápio repleto de opções da culinária italiana tradicional, a casa tem como proposta passar uma experiência original das osterias da Itália. O local conta com um ambiente receptivo, elaborado pelo arquiteto Otávio De Sanctis, que procurou misturar o moderno com o tradicional.

Dica do chef: “Italiano que não tem erro. Comida supersaborosa e um padrão de qualidade altíssimo”diz Petrarca.

Rua Manuel Guedes, 160- Itaim- São Paulo/ Tel (11) 3078-2263

Focaccia assada com queijo stracciatela e limão siciliano, no Modern Mamma Osteria (Foto: reprodução Facebook)

Veja também: 

Onde os chefs comem? Com Albert Landgraf, no Rio de Janeiro

Onde os chefs comem? Com Fabrizio Matsumoto, chef do Geiko-San, em SP

Mais Recentes da CNN