por: Viagem e Gastronomia Viagem e Gastronomia

Onde os chefs comem? Com Lucas Corazza, em SP

Ouvir notícia

Já se perguntou onde os chefs mais badalados do país comem quando não estão comandando seus restaurantes? Na nossa coluna “Onde os chefs comem” eles abrem o jogo e contam quais seus locais e pratos prediletos ao redor do mundo.

Com mais de 16 anos de experiência no mercado, o chef confeiteiro Lucas Corazza, passou pelas cozinhas de grandes chefs como Mara Mello e Henri Schaëfer, a quem deve toda sua paixão pela confeitaria francesa, e Alex Atala e Bel Coelho, conhecidos por valorizarem ingredientes brasileiros, conceito que acredita e pratica em suas receitas. Para expandir suas técnicas da pâtisserie, sempre em constante atualização, o chef se especializou em confeitaria na França e recentemente com Mellissa Coppel, em Las Vegas.  Além de participar de eventos e ministrar cursos pelo país, levando o Chocólatras Solidários, projeto com venda de doces revertida em prol de instituições, Lucas também é jurado do programa Que Seja Doce, da GNT. Conheça os cinco restaurantes que mais frequenta quando está em São Paulo! 

La Casserole

Há mais de 60 anos, o aconchegante bistrô no Largo do Arouche recorre a mudanças discretas, mas significativas, para manter sua posição entre os mais queridos restaurantes da cidade. Para completar, a vista para o mercado das flores confere o clima de romance. Fundado pelo casal de imigrantes franceses Roger e Fortunée Henry, o La Casserole foi um dos primeiros bistrôs autênticos de São Paulo. No comando da casa desde 1987, Marie-France Henry, filha do casal fundador, recebe pessoalmente os clientes. O cardápio é famoso por clássicos da cozinha francesa e também conta com pratos de inspiração contemporânea. 

Dica do chef: não existe filet au poivre vert como o deles. E tem o melhor escargot da cidade.

Filet au poivre vert do La Casserole (Foto: divulgação)

Largo do Arouche, 346 – Centro /  Tel: (11) 3331-6283 

Ugue’s

Aberto em 1968, o Ugue’s ocupou por 47 anos um ponto na esquina da Rua Marquês de Itu com a Martim Francisco. Há três anos atravessou a rua para um ponto um pouco maior, mas não deixou de lado seu jeitão simples, atendimento descomplicado e seus famosos PF`s.

Dica do chef: aos sábados é parada obrigatória para uma feijoada.

Feijuca do Ugue`s, em Santa Cecília (Foto: reprodução Facebook Ugue`s)

Rua Marquês de Itu, 1018 – Santa Cecília / Tel: (11) 3661-3197

Martín Fierro

Em 1980, o restaurante Martín Fierro começou como uma casa de empanadas que evoluiu para um serviço tipicamente argentino, com cortes de carnes grelhadas, saladas, além dos tradicionais alfajores e doces de leite feitos na casa. Sob o comando da portenha Ana Maria Massochi, a tradicional churrascaria argentina é o mais antigo endereço do gênero na capital paulista.

Dica do chef: boas carnes e empanadas, mas vou lá pelo capeletti recheado de carne, linguiça e funghi na manteiga.

Capeletti do Martín Ferro (Foto: divulgação)

R. Aspicuelta, 683 – Vila Madalena / Tel: (11) 3814-6747

Bar da Dona Onça 

Embaixo do icônico prédio Copan, na Av. Ipiranga, o Bar da Dona Onça, da chef Janaína Rueda, conquistou a clientela com pratos tipicamente brasileiros. Apesar de ser chamado de bar, o lugar funciona mais como um restaurante. O extenso menu inclui opções para petiscar como o croc milanesa, a linguiça de porco artesanal com vinagrete e pão francês e a deliciosa rabada de panela de pressão, que desmancha na boca.

Dica do chef: The Modernist Galinhada. É fantástico! Superbem temperado e com um ovo por cima…

Galinhada do Bar da Dona Onça (Foto: divulgação)

Av. Ipiranga, 200 – Edifício Copan, lojas 27 e 29 – Centro /

A Casa das Massas 

A Casa das Massas abriu suas portas em 1988 com a proposta de “teletransportar” os clientes para uma tradicional taberna italiana, com massas e molhos de fabricação artesanal. Hoje, a casa mais que dobrou de tamanho, mas mantém suas receitas originais e o clima aconchegante e familiar.

Dica do chef: Paglia e Fenno com bracciola. A bracciola só é servida aos finais de semana, e é maravilhosa. Comida da vovó feita com massa fresca de primeira.

(Foto: Shutterstock)
R. Tupi, 610 – Santa Cecília / Tel: (11) 38257157

Mais Recentes da CNN