por: Viagem e Gastronomia Viagem e Gastronomia

Onde os chefs comem? Com Jace Sousa, em Recife

Já se perguntou onde os chefs dos restaurantes mais badalados do mundo comem quando não estão atrás das panelas? Na nossa coluna “Onde os chefs comem” eles abrem o jogo e contam quais seus restaurantes prediletos

A paraibana Jace Sousa já passou por importantes casas de Recife e comanda hoje a cozinha da Pousada Anttunina, em Alagoas
A paraibana Jace Sousa já passou por importantes casas de Recife e comanda hoje a cozinha da Pousada Anttunina, em Alagoas Humberto Reis

CNN Viagem & Gastronomiado Viagem & Gastronomia

Recife, Pernambuco

Ouvir notícia

Ex-professora de escola primária, Jacedna Sousa, mais conhecida como Jace, despertou o amor pela cozinha enquanto copiava receitas dos programas de televisão que assistia na casa de vizinhos.

Natural de São Bento, cidade no sertão da Paraíba conhecida como a “capital mundial das redes”, a profissional já passou por importantes restaurantes pernambucanos, como o Ça Va Bistrô e o Mingus, ambos na capital Recife. Foi no período emque estava no Mingus, inclusive, que teve a oportunidade de realizar um intercâmbio na cozinha da Pousada Zé Maria, uma das mais conhecidas de Fernando de Noronha.

Já chamada de “rainha do petit gateau” pela imprensa local por conta de suas variadas criações, como o de Milho Verde e de Limão Siciliano, hoje a profissional comanda a cozinha da luxuosa Pousada Anttunina, na Praia de Antunes, em Maragogi, no litoral norte de Alagoas. Além de assinar o cardápio, ela promove paelladas e festivais gastronômicos.

Fora de seu trabalho, Jace também experimenta outros restaurantes no estado onde começou sua carreira, Pernambuco, e compartilha seus endereços e pratos prediletos de Recife:

Arvo Restaurante

Com uma cozinha criativa, o chef Pedro Godoy comanda o Arvo com maestria. Grande parte das mesas da casa estão dispostas no jardim de um casarão no bairro do Torreão, que conta com uma horta, de onde a cozinha colhe parte da sua matéria-prima.

Entre moqueca, arroz de polvo, camarões e criações com carnes, vegetais e legumes, não saio do restaurante sem comer a carne de siri com pastel de farinha.

Rua Djalma Farias, 170 – Torreão, Recife – PE. Delivery via Rappi.

São Pedro Restaurante

O chef Thiago das Chagas ficou conhecido nacionalmente por estar na primeira temporada do programa “Mestre do Sabor” (TV Globo), mas já se destacava há muito tempo na região.

O São Pedro é um dos seus restaurantes, especializado em frutos do mar, e fica no centro histórico do Recife, no Pátio de São Pedro, importante reduto cultural da cidade.

A casa de fachada branca e verde é uma “marisqueira pernambucana” e serve delícias como baião de peixe com nata do sertão, arroz de polvo e de camarão e tartar de peixe fresco com cajuína. O arroz de caranguejo é uma das minhas pedidas preferidas do lugar.

Pátio de São Pedro – Santo Antônio, Recife – PE. Telefone: (81) 98299-3333.

Ça Va Bistrô

O Ça Va é uma das casas em que já tive o prazer de comandar a cozinha. É um charmoso bistrô na Zona Sul do Recife aberto para almoços e jantares.

O Bistrô tem em seu cardápio uma variedade de carnes e condimentos, como carré com parma ao molho marsala, tornedor de mignon finalizado com queijo brie ao molho roti que acompanha risoto de tomate seco, risoto de lagosta, entre outros.

O petit gateau de doce de leite é minha sobremesa favorita, que teve sua receita desenvolvida na época em que eu trabalhava na casa.

Rua Cap. Rebelinho, 519 – Pina, Recife – PE. Telefone: (81) 3034-0008. WhatsApp: (81) 98526-2163. Delivery via iFood.

No Meu Quintal

Localizado na região metropolitana do Recife, no bairro de Candeias, em Jaboatão dos Guararapes, o restaurante fica realmente no quintal de uma charmosa casinha e é comandado por Luciano Amorim. O negócio abre apenas aos finais de semana.

O menu tem desde peixes, peixadas, casquinha de siri no molho de moqueca e caldinho de vaca atolada, até o que realmente gosto – e recomendo: galinhada da casa. É de comer rezando!

Avenida Ulisses Montarroyos, 6291 – Candeias, Jaboatão dos Guararapes – PE. Telefone: (81) 99539-0902.


Mais Recentes da CNN