por: Viagem e Gastronomia Viagem e Gastronomia

Onde os chefs comem? Com Helena Mil-Homens, da Padaria St. Chico, em São Paulo

Já se perguntou onde os chefs dos restaurantes mais badalados do mundo comem quando não estão atrás das panelas? Na nossa coluna “Onde os chefs comem” eles abrem o jogo e contam quais seus restaurantes prediletos

A chef Helena Mil-Homens, que hoje está à frente das fornadas das duas unidades da Padaria St. Chico, ambas em Pinheiros
A chef Helena Mil-Homens, que hoje está à frente das fornadas das duas unidades da Padaria St. Chico, ambas em Pinheiros Wellington Nemeth

CNN Viagem & Gastronomiado Viagem & Gastronomia

São Paulo

Ouvir notícia

Cozinheira, padeira e lutadora de jiu-jitsu. Esses são apenas alguns dos atributos de Helena Mil-Homens, profissional formada em gastronomia pelo Senac Águas de São Pedro e que começou a carreira no Txai Resort, em Itacaré – por lá, além de pilotar os fogões, também surfava na paradisíaca praia baiana.

A pequena cidade no sul do estado ainda foi o local onde ela tocou o restaurante Casa Sapucaia. Na sequência, já fora do Brasil mas ainda próxima ao mar, tornou-se trainee de um resort de luxo em Outer Banks, na Carolina do Norte, nos Estados Unidos.

De volta à terra natal, fixou residência em São Paulo e passou pelas cozinhas do Lola Bistrot, L’Atelier do Brasil a Gosto e do Dalva e Dito. Atualmente, Helena é baker chef da St. Chico, padaria fundada em 2017 com duas unidades, ambas em Pinheiros.

É pelo bairro, inclusive, que a profissional mora e aprecia as mais variadas cozinhas. A seguir, ela compartilha seus endereços prediletos e recomenda os melhores pratos – desde tacos, comida de boteco e boas carnes:

LosDos Taqueria

Tacos da LosDos podem ser saboreados na calçada ou levados em pratinhos descartáveis para comer em pé, costume no México/ Marcela Oliveira/Divulgação

A LosDos Taqueria é dedicada aos tacos e serve as deliciosas iguarias mexicanas a qualquer hora do dia. Tanto o cardápio quanto o espaço na rua Guaicuí são enxutos – há cerca de 10 opções de tacos, entre eles os de carne, porco, couve-flor e abóbora-cabotiá.

As tortillas dos tacos são feitas apenas de milho e a equipe até vende a massa avulsa para levarmos para casa. A LosDos fica do lado da St. Chico e sempre que posso fujo para fazer uma boquinha.

Rua Guaicuí, 26 – Pinheiros, São Paulo – SP. Telefone: (11) 3539-4539. Delivery via iFood.

Restaurante Yashiro

É um restaurante japonês supertradicional e fica perto da St. Chico, em Pinheiros. Foi inaugurado em 1976 e serve pratos típicos pelo sistema de bufê no almoço e à la carte no jantar. Seu fundador, Daisuke Okada, veio ao Brasil em 1959 pelo programa de imigração japonesa para trabalhar em Mogi das Cruzes.

Do cardápio do Yashiro recomendo o sukiyaki e o yakisoba, que são incríveis para dias mais frios. Para dias mais quentes, minha sugestão vai para o combinado e o bentô.

Rua Fernão Dias, 525 – Pinheiros, São Paulo – SP. Telefone: (11) 3812-3203. WhatsApp: (11) 95482-4641. Delivery via telefone.

Bar do Mário

O Bar do Mário é um botequinho de esquina na rua Artur de Azevedo. É bem simples e, como um bom boteco, dispõe de mesas na calçada.

O Bem Casado (prato com arroz, feijão, bife e batata frita) e o peixe frito têm meu coração. Além destas delícias de boteco, o bolinho de bacalhau é muito elogiado. E a cerveja gelada completa o combo.

Rua Artur de Azevedo, 1162 – Pinheiros, São Paulo – SP.

Boca de Ouro

Drink Macunaima do Boca de Ouro
Macunaíma, cocktail à base de cachaça, fernet branca e limão tahiti/ Pablo Lobo/Divulgação

É o meu xodó. O bar já é lendário em São Paulo e trabalha com uma caprichada coqueteleira clássica. Os drinques do Arnaldo Hirai me ganham – os clássicos Tom Collins e Negroni são meus favoritos.

O Macunaíma também é um dos drinques especiais da casa: cocktail à base de cachaça, fernet branca e limão tahiti. Além dos coquetéis, a comida é sempre boa! Gosto de pedir o bolovo, valadão (sanduíche de copa de lombo), moela, acelga, entre outros.

Rua Cônego Eugênio Leite, 1121, Pinheiros, São Paulo – SP. Delivery via iFood e WhatsApp: (11) 4371-3933.

Le Jazz

Steak Tartare com fritas e salada verde do Le Jazz, que pode ser escolhido em dois tamanhos: pequeno ou grande/ Romulo Fialdini/Divulgação

O Le Jazz incorporou a essência das brasseries francesas e faz um ótimo trabalho na rua dos Pinheiros, onde é sinônimo de sucesso e filas de espera. O cardápio de cozinha francesa traz desde omeletes e quiches até clássicos como o Boeuf Bourguignon e o L’Entrecôte.

Engraçado é que toda vez que vou ao restaurante penso em pedir algo diferente, mas sempre acabo no Steak Tartare com salada verde e fritas. Não tem erro!

Rua dos Pinheiros, 254 – Pinheiros, São Paulo – SP. Telefone: (11) 2359-8141. WhatsApp: (11) 94216-9564. Delivery via iFood. Consulte o site para outras unidades.

El Pampero

É uma casa de carnes do bairro. O lugar é pequeno e serve carnes como bife de ancho e costela. As refeições também são servidas na calçada, onde a combinação com a parrilla é deliciosa.

De terça a quinta-feira, o El Pampero serve um PF que adoro. A carne é muito boa.

Rua Tucambira, 90 – Pinheiros, São Paulo – SP. Telefone: (11) 3819-0208 ou (11) 94148-8019.


Mais Recentes da CNN