por: Viagem e Gastronomia Viagem e Gastronomia

Onde os chefs comem? Com Christiano Ramalho, da Casa da Glória, no Rio

Já se perguntou onde os chefs dos restaurantes mais badalados do mundo comem quando não estão atrás das panelas? Na nossa coluna “Onde os chefs comem”, eles abrem o jogo e contam quais seus restaurantes prediletos

Chef Christiano Ramalho, da Bistrô da Casa, no Rio de Janeiro
Chef Christiano Ramalho, da Bistrô da Casa, no Rio de Janeiro Rodrigo Azevedo

Da CNN Viagem & Gastronomiado Viagem & Gastronomia

Ouvir notícia

O chef Christiano Ramalho está à frente do Bistrô da Casa, restaurante da Casa da Glória, no Rio de Janeiro, que tem feito sucesso com suas mesas em volta da piscina e opções de café da manhã caprichado aos fins de semana e feriados.

Mesclando sua base de gastronomia francesa com ingredientes nacionais, seu trabalho autoral atende um público diversificado, com itens que vão do steak tartare, um dos carros-chefe da casa, até pratos veganos e vegetarianos, que o chef faz questão de frisar que sempre terão espaço em seus cardápios.

Quando não está comandando a cozinha do Bistrô da Casa, Christiano frequenta de bares descontraídos a casas requintadas, e compartilha a seguir seus locais prediletos na capital fluminense.

Sabor Doc

Casa de carnes pequenininha na rua Dias Ferreira, no Leblon, com excelentes cortes. Comandada por Marcelo Malta e Carlos Marques, servem uma excelente fraldinha com farofa de ovo e aipim. Tudo no ponto certo, servido da forma correta, sem ‘pirotecnias’.

Rua Dias Ferreira, 605 – Leblon, Rio de Janeiro – RJ / Tel.: (21) 3088-8334

Sallero

Sallero, na praia da Macumba / Divulgação

Aberto na praia da Macumba, esse recanto com uma pegada sustentável em container não decepciona na gastronomia. Podemos provar o papardelle com frutos do mar, com massa feita na casa. O Nasi goreng, prato de pegada balinesa, é outra ótima pedida.

Estrada do Pontal, 7230 – Recreio dos Bandeirantes, Rio de Janeiro – RJ 

Quartinho Bar

Quartinho Bar virou sensação entre os cariocas com drinques bem executados e criativos, como o Poliamor na Polinésia, que mistura dois tipos de rum, lichia, laranja, limão, gengibre e amêndoas / Reprodução/Instagram

Com muitos prêmios, drinques e nomes diferentes, como “Mariola Sour” ou “Gabriela foi a Londres”, o espaço tem decoração interessante, com sofás, mesinhas de “casa” e lugares na rua. Ir ao Quartinho é um programa imperdível em Botafogo. A comida de bar vale a pena: bolinho de brisket, steak tartare com baconzitos ou o sanduíche de carne assada são deliciosos.

Rua Arnaldo Quintela, 124 – Botafogo, Rio de Janeiro – RJ / Tel.: (21) 2179-6447

Nosso Ipanema 

Polvo, ostras e peixes são as estrelas do Nosso Ipanema, do chef Bruno Katz / Reprodução/Instagram

Gosto muito desse gastrobar do Bruno Katz, um dos expoentes da nova geração de chefs do Rio de Janeiro. A dica é ficar no balcão, de onde se pode ver o movimento da cozinha e receber explicações especiais do chef.

Recomendo muito o ceviche com sorbet de manga, as ostras fresquíssimas, o polvo e as sobremesas. Além disso, o bar é um capítulo à parte, com drinques de respeito.

Rua Maria Quitéria, 91 – Ipanema, Rio de Janeiro – RJ / Tel.: (21) 99619-0099

Chez Claude

O famoso ovo com caviar do Chez Claude / Reprodução Instagram

Casa do chef Claude Troisgros, comandada pela talentosíssima chef Jessica Trindade, é um paraíso da boa gastronomia. Clássicos franceses com toques de brasilidade marcam as opções. Os pratos vêm em formatos reduzidos para serem compartilhados (ou não). Destaco o steak tartare com vieiras, ovo com caviar, e as sempre surpreendentes sugestões do dia da Jessica. Agora ainda tem a novidade de um bar ao lado, com bons petiscos.

Rua Conde de Bernadotte 26 loja Q e R – Leblon, Rio de Janeiro – RJ / Tel.: (21) 3579-1185


Mais Recentes da CNN