Onde os bartenders bebem? Com Michel Felício, do Bottega 21, em São Paulo

Quer saber onde os bartenders mais famosos do Brasil bebem? Michel Felício, bartender e sócio do Bottega 21, em São Paulo, abre o jogo!

Michel Felício, bartender e sócio do Bottega 21, bar italiano em Pinheiros
Michel Felício, bartender e sócio do Bottega 21, bar italiano em Pinheiros Divulgação

CNN Viagem & Gastronomiado Viagem & Gastronomia

São Paulo

Ouvir notícia

A trajetória de Michel Felício remonta a 2005, ano em que começou a trabalhar no bar de um restaurante italiano e onde desenvolveu a paixão pela coquetelaria. Após a experiência, a bagagem aumentou de tamanho e qualidade em São Paulo: passou pelo Grupo Fasano, La Brasserie, Arturito e Attimo.

Depois dos restaurantes, entrou para o Grand Hyatt São Paulo, rede que lhe deu a oportunidade de fincar sua marca em outros hotéis pelo mundo, como em Dubai e Abu Dhabi.

De volta ao Brasil, abriu seu próprio bar, o Pineapple Bar, em Pinheiros, que era um sonho de longa data. Após a consolidação do trabalho, veio então a parceria com o casal Alexandre Vorpagel e Laura Oliveira para a criação do Bottega 21.

Bar de ares italianos, o Bottega une boas comidinhas com drinques autorais e clássicos. O estabelecimento não tem mesas e conta com decoração rústica e ambiente agradável na rua dos Pinheiros.

Fora do próprio balcão, Michel experimenta outros sabores pela cidade e divide suas escolhas de onde “beber muito bem” em São Paulo, sempre acompanhado de comidinhas igualmente deliciosas:

Ícone Asiático

aperol spritz icone asiatico
Aperol Spritz do Ícone Asiático, um dos clássicos servidos no bar do restaurante/Foto: Estúdio Curcuma

Nem é preciso dizer que a comida do Ícone é boa: ficar no balcão e ver o Roberto Satoru, o Beto e o Alexandre Ortigoso cozinharem é incrível. Das mãos deles saem baos, sandos, ceviche e gyudon, entre outros pratos, que são deliciosos.

Mas não se engane: dali também saem bons drinques clássicos que fazem ótimo par com a comida, como margarita, aperol spritz e negroni.

Rua Fidalga, 79 – Pinheiros, São Paulo – SP. Telefone: (11) 2667-6217. Delivery via iFood e site.

Sylvester Bar

O Sylvester é vizinho do Bottega e tem uma decoração mais simples: esse é o tipo de bar que os bartenders procuram! Aliás, é o verdadeiro bar para bartenders – não é raro encontrar colegas de profissão por ali.

Os drinques são bons de verdade, e balcão é comandado pelo Frajola Souza. Dali saem criações clássicas assim como autorais, como o dry figo, com gim, vermute seco com infusão da fruta e bitter aromático, e o sylvester daiquiri, interpretação da casa que leva toque de café.

Rua Maria Carolina, 745 – Jardim Paulistano, São Paulo -SP. Telefone: (11) 3034-1268.

Molotov Bar

No Molotov é simples: aqui come-se pizza e bebe-se muito bem. Não tem erro. Situado em Pinheiros, é um bar para quem chega com fome, quer forrar o estômago e depois bebericar.

Da cozinha saem batatas rústicas, dadinho de tapioca, burger artesanal, entre outras delicinhas para matar a fome e dividir com colegas.

Do bar, além dos clássicos, os autorais fazem bonito, como o doce e amargo apple pie negroni, que acompanha compota de maçã e canela em pau; o jambu sour, com cachaça Jambuzera, suco de limão siciliano e clara de ovo desidratada; e o cítrico kyuri punch!, com pisco, syrup de flor de sabugueiro e pepino japonês.

Rua Joaquim Antunes, 1092 – Pinheiros, São Paulo – SP. Telefone: (11) 97146-1127. Delivery via iFood e Rappi.

Picco

Sahy, drinque autoral do Picco que leva gin, limão siciliano e tintura roxa (batata roxa e lavanda)/Foto: Tales Hidequi

O Picco é outro lugar em Pinheiros que indico para comer e beber bem. A casa fica na rua Lisboa, próxima à Praça Benedito Calixto, e possui uma área nos fundos bem interessante e bacana – um quintal ao ar livre rodeado por grafittis.

Por ali, os drinques clássicos, entre o penicillin, o jasmine e o fitzgerald, são muito bem feitos, assim como os autorais, como o sahy, com gin, limão siciliano e tintura roxa (batata roxa e lavanda). O menu também oferece pizzas napolitanas e lanches italianos.

Rua Lisboa, 294 – Pinheiros, São Paulo – SP. Telefone: (11) 3081-0066 ou WhatsApp: (11) 99307-7651. Delivery via telefone, iFood e Rappi.

Guilhotina Bar

Para mim, o Guilhotina dispensa comentários, pois é impossível não ficar feliz com qualquer drinque que saia dali.

Com um menu surpreendente, foi eleito o 15º melhor bar entre os 50 melhores do mundo em 2019 pela prestigiada premiação World’s 50 Best. Entre os autorais e os clássicos – são mais de 140 possibilidades -, minha dica é simples: peça algo com cachaça!

Rua Costa Carvalho, 84 – Pinheiros, São Paulo – SP. Tel: (11) 3031-0955.


Mais Recentes da CNN