Onde os bartenders bebem por Ana Paula Ulrich, do Palácio Tangará

Ana Paula Ulrich é a head bartender do renomado Palácio Tangará, em São Paulo.

Ana Paula Ulrich

Quer saber onde os bartenders mais famosos do Brasil bebem? Ana Paula Ulrich, do Palácio Tangará, abre o jogo!

Ana Paula Ulrich é a head bartender do renomado Palácio Tangará, em São Paulo. Curitibana, mora em São Paulo e tem muitos amigos no Rio de Janeiro. Sendo assim, suas dicas são das três cidades que mais frequenta.

Nada é linear na trajetória que fez com que Ana Paula se tornasse head bartender do Palácio Tangará. Formada em design, ela trabalhou durante algum tempo em agências de publicidade, mas logo entendeu que não era exatamente isso que gostaria de fazer para viver. Decidiu, então, mudar de carreira e organizou sua vida de modo que pudesse começar a cursar engenharia florestal.

Nesse período, começou a trabalhar em bares como uma forma de garantir renda. “Curitiba é muito forte na área de cervejas artesanais. Eu tinha muito conhecimento sobre isso, e uma coisa foi levando a outra. Comecei a trabalhar em uma balada na cidade e, muitas vezes, o cliente queria um coquetel que o bartender não sabia fazer, mas que eu, que era barback (assistente), sabia. Com isso, comecei a conquistar um pouquinho de espaço”, relembra Ana Paula, que tem como livros de cabeceiras  títulos como Liquid Intelligence e Flavour Bible.

Ainda na capital paranaense, ela passou pelo balcão do reconhecido +55. De lá, veio para São Paulo, em 2017, para trabalhar no bar do restaurante japonês Tessen, no Itaim. Nada, porém, foi tão transformador quanto sua chegada ao Palácio Tangará, em 2018, logo após ter ficado entre os finalistas da competição Patrón Perfectionist daquele ano.

Confira a seguir suas dicas:

São Paulo

Caledônia Whisky & Co

Se você gosta de uísque ou quer aprender mais sobre, o Caledônia Whisky & Co é seu lugar. A carta de drinques, com uma narrativa muito interessante para todo mundo que quer aprender a história da coquetelaria, foi elaborada com a consultoria de Rodolfo Bob, grande nome na área e que está à frente do Bar Virtual. O Caledônia também conta com réguas guiadas de degustação e os pratos são maravilhosos. Imperdível provar o King James, que leva Irish Whiskey em banho de manteiga de garrafa com amêndoas, blend ibérico (jerez PX, vermute de jerez e vinho madeira), queijo grana padano, jamón ibérico e bitters de cacau. É servido em um sifão com nitrogênio!

Rua Vupabussu, 309 – Pinheiros, São Paulo

Sylvester

Sabe aquele bartender que tem um respeito imenso pela coquetelaria nacional mas é pouco midiático? Esse é o Frajola, um dos melhores profissionais da área. Por muitos anos ele foi chefe de bar do SubAstor e, hoje, é um dos sócios proprietários do Sylvester Bar, lugar despojado em Pinheiros. Para quem gosta de coquetéis com potência alcoólica e frutados, recomendo o icônico Dry Figo, um martíni especial da fruta.

Rua Maria Carolina, 745 – Pinheiros, São Paulo 

Pineapple Bar
Junto com o Sylvester, é o bar oficial para encontrar os bartenders da cidade. Sabe aquele lugar em que parece que você está em casa de tão à vontade? Esse é o Pineapple, bar do Michel Felício. Costumo pedir um coquetel fora da carta, o Tequila Negroni.

Rua dos Pinheiros, 1308 – Pinheiros, São Paulo 

Curitiba

Paradis Club

O Paradis Club foi o primeiro lugar em que trabalhei como bartender. É uma casa noturna alternativa aos sábados e domingos, e durante a semana, funciona como cocktail bar. Infelizmente, está fechada de maneira temporária por conta da pandemia. Era a balada em que os bartenders se sentiam em casa, com festas temáticas para todos os gostos. Lembro-me do emblemático drinque Volcano feito de purê de manga, pimenta, suco de limão e tequila. Também indico os bares de coquetelaria Ginger Bar e Ponto Gin.

Paradis Club: Rua Paula Gomes, 306 – São Francisco, Curitiba

Ponto Gin: Rua Cel. Dulcídio, 739 – Loja 5 – Batel, Curitiba

Ginger Bar: Rua Saldanha Marinho, 1220 – Centro, Curitiba

Rio de Janeiro

Bar da Cachaça

É na madrugada que a vida acontece! Este bar, barato e descontraído, é um dos símbolos noturnos da Lapa, no qual você encontra todos os tipos de cachaça (inclusive aquelas com caranguejo na garrafa!). Depois de encerrar o trabalho, sem dúvida todo bartender que mora no Rio quer um combo amigo, como aquela gelada com uma cachaça, que é tão bem servida por lá. Também recomendo os bares:

Nosso Ipanema, Garoa e Liz Cocktail & Co.

Bar da Cachaça: Avenida Mem de Sá, 110A – Lapa, Rio de Janeiro

Nosso Ipanema: Rua Maria Quitéria, 91 – Ipanema, Rio de Janeiro

Garoa: Rua Dias Ferreira, 50 – Leblon, Rio de Janeiro

Liz Cocktail & Co.: Rua Dias Ferreira, 679A – Leblon, Rio de Janeiro