Conheça restaurantes pet friendly em São Paulo

Um roteiro gastronômico onde o seu animal de estimação é muito bem-vindo na capital paulista

Confira relação de restaurantes pet friendly em São Paulo
Confira relação de restaurantes pet friendly em São Paulo Photo by Tamara Bellis on Unsplash

Tina Binido Viagem & Gastronomia

São Paulo, SP

Entre os programas prediletos dos paulistanos está conhecer novos restaurantes e quem tem pet quer o seu companheiro de patas ao lado nesses momentos de descontração. Confira a seguir restaurantes pet friendly em São Paulo.

Mi.ado

Pad thai do Miado, casa de comida asiática da chef Renata Vanzetto / Tina Bini

Miado, a casa de comida com sotaque asiático da chef Renata Vanzetto, aceita pets e é um gostoso convite para passar horas na varanda com seu companheiro de patas e saborear itens do menu dividido em fritos, do balcão (crus), quentes e sobremesas – ainda tem um pequeno cardápio especial vegetariano. E a dica para conseguir ter uma verdadeira viagem por Japão, Tailândia e Vietnã sem sair de São Paulo é ir com mais gente e compartilhar muitos itens de cada sessão do cardápio.

Outros restaurantes da chef que aceitam pets: Matilda, Megusta e Muquifo.

Miado: Rua Bela Cintra, 1533 – Jardins – São Paulo/ SP / Tel.: (11) 98232-7677.

Muza

É na esquina da Rua Bueno Brandão com a Rua Antônio Afonso, na Vila Nova Conceição, que o restaurante Muza faz sucesso desde 2018. A casa idealizada por Gustavo Bunemer tem culinária italiana com pizzas, massas e outras delícias, além de um bar de salada caprichado com boas opções de proteínas.

Muza: Rua Bueno Brandão, 80 – Vila Nova Conceição / Tel: (11) 3044-3822 ou (11) 99180-1223.

Botanikafé

Botanikafé ganhou fama pelo seu brunch, servido todos os dias, além dos bowls e pratos saudáveis e saborosos servidos no almoço e jantar. Com quatro unidades em São Paulo (Jardins, Pinheiros, Barra Funda e Butantã), todas as casas são pet friendly.

Crudo de atum do Botanikafé / Bruno Geraldi

No menu, espere por itens como toasts, saladas como a Chicken Black Magic que chega à mesa com um mix de folhas (couve kale, alfaces romana baby e frisée), além de noodles de arroz, pepino, manjericão, coentro, compota de pêssego, gergelim, frango suculento e molho black magic; o Wassabi tuna em papel de arroz com atum marinado e mayo wassabi e gergelim tostado e as tostadas de salmão que chegam à mesa em tortillas de milho caseiras com avocado, salmão, pico de gallo feito com cebola roxa, tomate e coentro, e ainda molho de pimenta com amendoim.

Botanikafé: Al. Lorena, 1765 – Jardins / Tel.: (11) 3064-6570 | 91350-0283 ou Rua Padre Garcia Velho, 56 – Pinheiros / Tel.: (11) 3360-8919 | 94523-6929 ou Av. Magalhães de Castro, 286 – Butantã / Tel.: (11) 93431-5660 ou Av. Nicolas Boer, 120 – Barra Funda / Tel.: (11) 96494-2423.

Zena

Gnocchi di Pollo é uma das opções do menu pet do restaurante Zena, do chef Carlos Bertolazzi / Divulgação

O chef Carlos Bertolazzi abriu o Zena em 2009, nos Jardins, junto do empresário Dudu Pereira, para oferecer a gastronomia italiana da Ligúria, em um espaço que remete ao charme de uma vila típica italiana. Em ambiente descontraído e arejado, serve entradas, pratos e sobremesas feitos inteiramente no local, como seu tradicional Grissini – oferecido como cortesia -, às focaccias, saladas ou o clássico e premiado Gnocchi Zena.

Aberto direto do almoço ao jantar, o restaurante recebe cães em sua varanda com direito a água na tigela e, desde 2022, oferecem um exclusivo Menu Pet. Feitos com ingredientes naturais, integrais e atendendo às restrições alimentares dos animais, são três opções de comidinhas, com porções que variam entre 80g e 100g, quantidade ideal para uma refeição de animais de pequeno porte.

Zena: Rua Peixoto Gomide, 1901 – Jardins / Tel.: (11) 3082-9362 / (11) 96195-8148.

Atto

Espaçoso, arejado e cheio de charme, a ATTO, casa da chef Luiza Hoffman, recebe muito bem os pets que ganham água fresquinha e petiscos.

Varanda aberta do Atto, no Itaim / Divulgação

Por lá, o grande protagonista do menu é a brasa, com fartura de pescados e acompanhamentos que destacam-se pela leveza. Após  imersão no três estrelas Berasategui, na Espanha, a chef executa um menu moderno e diverso.

Entre as estrelas do cardápio tem sashimi de robalo com molho cítrico, laranja na brasa, ovas de peixe voador, jalapeño e azeite de coentro, o ceviche vegano de lichia com pipoca de arroz selvagem e o steak tartare com torradas de massa de pastel. Entre os principais, polvo na brasa acompanhado por arroz caldoso de bacon e tomate, com um toque cítrico, entrecôte ao porto com risoto de cogumelos, camarão ao curry com abacaxi e arroz jasmin e coco e spaghetti ao vôngole finalizado na brasa.

Atto Restaurante: Rua Pais de Araújo, 138 – Itaim Bibi – São Paulo – SP / Tel.: (11) 3078-0203 ou WhatsApp: (11) 94810-0000

Brado Restaurante

Atum selado com guacamole e chips de raízes / Reprodução site Brado

Em uma charmosa casinha dos anos 50, em Pinheiros, o Brado presa por um modelo de cozinha consciente, voltada para o controle de procedência, sazonalidade e a origem dos alimentos. No menu, uma mistura da culinária espanhola com outras influências e técnicas do chef Pedro Vita, com itens como filet mignon gratinado de entrada, massa artesanal puxada com camarão e lula e atum selado acompanhado de guacamole e chips de raízes. O restaurante Brado já ganhou alguns prêmios como o melhor restaurante pet friendly da cidade, lá o seu companheiroserá muito bem recepcionado, com bifinhos e água por conta da casa.

Brado: Rua Joaquim Antunes, 381 – Pinheiros / Tel: (11) 3061-9293.

Museo Veronica

Gambas al ajillo do Museo Veronica, em Moema / Tati Frison

O Museo Veronica segue a linha da culinária espanhola rústica, “sem frescura”. Conhecido pelo bom custo-benefício, ambiente acolhedor e informal, ótimo para compartilhar belas porções de jamón serrano, croquetas e outras delícias do país Basco. A casa garante acolher todos os fregueses que passarem por lá com seus pets.

Museo Veronica: Rua Tuim, 370 – Moema / Tel.: (11) 5051-2654

Frutaria São Paulo

Superprocurado pela turma saudável, o Frutaria São Paulo lembra a atmosfera praiana de vários restaurantes cariocas. Além disso, proporcionam uma experiência ótima para seus fregueses pets, inclusive abrem cocos naturais para os cachorros tomarem a água direto fruto.

Frutaria São Paulo: Av. Hélio Pellegrino, 100 – Vila Nova Conceição / Tel.: (11) 3842-9934 ou Rua Oscar Freire, 187 – Jardim Paulista / Tel.: (11) 2364-3508 ou Rua Serra de Japi, 1462 – Tatuapé / Tel.: (11) 2675-2462 e outros endereços no site oficial da casa.

Cachorros tomando água de coco, no Frutaria São Paulo / Reprodução Instagram

Néctar

Salada de falafel do Néctar / Neuton Araujo

Com o slogan “Fast, but not trash”, o Néctar propõe a reconexão das pessoas com a comida de verdade, combinando praticidade e saúde. O objetivo é promover a democratização do “healthy food” sem abrir mão do sabor. O amplo cardápio é ótimo para dias quentes, com opções de wraps 100% artesanais e feitos com massa de fermentação natural, saladas, bowls, pokes, tortinhas salgadas, açaí, sorvetes e super juices. Por lá, os pets são bem-vindos!

Néctar: Av. Pedroso de Morais, 1485, Pinheiros.

Frê

Ravioli de Shimeji do Frê / Divulgação

A casa que há anos faz sucesso na Santa Cecília e no final de 2022 ganhou uma unidade no Itaim é pet friendly em ambos os endereços. No Frê você encontra uma culinária de influência ítalo-mediterrânea. A cozinha, comandada pelo chef Danilo Tavares, prepara opções variadas, incluindo massas, risotos, carnes e peixes.

Frê: Rua Tupi, 228 – Santa Cecília / Tel.: (11) 95047-1200 e Rua Dr. Mario Ferraz, 423 – Itaim / Tel.: (11) 95047-1200.

Varal 87 Steakhouse 

Bife ancho do Varal 87 / Luís Vinhão

O Varal 87 é dividido em dois ambientes, um salão e um quintal. A casa dispõe de um braseiro com carnes nobres, que podem ser preparadas de três formas: assadas na grelha inclinada, no fogo de chão ou defumadas, além disso, contam com um menu com variadas guarnições. O Varal 87 é o lugar ideal para aproveitar um bom churrasco ao lado do seu cachorro.

Varal 87: Rua Graúna, 87 – Moema / Tel.: (11) 2307-0141 e (11) 97222-0240.

Hot Pork

Hot Pork produz 100% do sanduíche, da salsicha ao ketchup / Divulgação

O cachorro-quente do Hot Pork está entre os mais desejados da capital paulista. Fundado pelos premiados chefs Jefferson e Janaína Rueda, o estabelecimento produz todos os ingredientes, do ketchup até a salsicha – sem conservantes, emulsificantes e corantes -, são apenas duas opções de cachorro-quente: o tradicional com salsicha 100% de porco caipira, pão de batata artesanal, picles de cebola roxa e pepino, ketchup de tomate com maça e mostarda da casa com maionese com limão ou o vegetariano chamado de “Not Pork”, com salsicha de tofu e cogumelos, picles de cebola roxa e pepino, ketchup de tomate com maça e mostarda fermentada com tucupi e maionese de limão. O ambiente não tem mesas, a ideia é pegar seu cachorro-quente e comer em pé na calçada, ótima opção para quem estiver pelo centro de São Paulo com o amigo de quatro patas.

Hot Pork: Rua Bento Freitas, 454 – Centro / Tel.: (11) 94198-0318.

Restaurante Cajuí, em São Paulo / Tina Bini

Cajuí Brasil

O restaurante Cajuí é vegano e trabalha somente com ingredientes orgânicos. A casa se inspira no reino vegetal e nas cores e sabores do Brasil para elaborar os pratos, deliciosos e com ótimo custo-benefício. Lá os cachorros são bem-vindos, com água fresca, e podem até mesmo desfrutar de alguns pratos com o dono, por terem um menu mais natural.

Cajuí Brasil: Rua Aspicuelta, 202 – Vila Madalena / Tel.: (11) 99116-8660.

Shopping Cidade Jardim

Penne alla vodka do Gero Panini, no Shopping Cidade Jardim, que oferece mesas ao ar livre / Tina Bini

Um dos shoppings mais luxuosos conhecidos de São Paulo, também é um dos lugares mais pet friendly da cidade. O Shopping Cidade Jardim é dono de um espaço amplo e repleto de área verde, por isso, todos os estabelecimentos que dispõem de uma área externa aceitam a presença de pets. Dentre eles: Makoto Brasil, Sal Gastronomia, Adega Santiago, Kosushi, Due Cuochi Cucina, Kouzina, Bráz Trattoria e Gero Panini (a unidade do Gero Panini no Itaim também aceita pets).

Shopping Cidade Jardim: Av. Magalhães de Castro, 12.000 – Cidade Jardim. 

Para refrescar: e para quem quer levar o dog para saborear um sorvete, ai vão duas dicas de ouro!

Le Botteghe Di Leonardo

Le Botteghe di Leonardo, fundada na Itália, é famosa pela qualidade dos produtos artesanais, elaborados com ingredientes naturais. O estabelecimento busca misturar clássicos italianos com sabores típicos brasileiros. E pra quem achou que os cachorros iam ficar de fora dessa, se enganou! O local dispõe de um menu de gelatos exclusivos para os cães, desenvolvidos por meio de estudos, com médicos veterinários. A receita leva: iogurte branco orgânico natural, uma gota de mel (no lugar do açúcar) e uma fruta ou legume da estação, todos com tolerância ideal para os bichinhos.

Le Botteghe di Leonardo: Rua Oscar Freire, 42- Jardins / Rua Bandeira Paulista, 408 – Itaim / Tel.: (11) 3168-3186.

Cachorros tomando sorvete canino do Le Botteghe Di Leonardo / Reprodução Instagram Le Botteghe Di Leonardo

Davvero Gelato 

Todos os produtos vendidos nas lojas Davvero Gelato são 100 % artesanal, desde o Gelato, as casquinhas à base de baunilha e a receita exclusiva de bolacha feita de castanhas que vai no topo de cada um. Na composição dos sabores: frutas frescas brasileiras, pistache do Piemonte e favas de baunilha do Magadascar. O equipamento utilizado na produção é importado da Itália e o único dentre as gelaterias brasileiras.

A casa é toda planejada para um passeio agradável em família. Por lá, a criançada fica distraída com brinquedos educativos e os animais têm uma área com sombra, água fresca e prendedores de coleiras. Assim os adultos saboreiam, com tranquilidade, um delicioso gelato.

Davvero Gelato: Rua Pais de Araújo, 129 – Itaim Bibi / Tel.: (11) 3881-6555 ou Rua Afonso Braz, 351 – Vila Nova Conceição / Tel.: (11) 3045-7880 ou Shopping Iguatemi Faria Lima – Piso Térreo- Av. Brigadeiro Faria Lima 2232 / Tel.: (11) 3034-1732.