por: Viagem e Gastronomia Viagem e Gastronomia

Portugal: cervejaria do Tivoli é onde turistas e locais se encontram por causa da comida

Ouvir notícia

No andar térreo do Tivoli da capital lisboeta funciona a Cervejaria Liberdade, com um menu variado de frutos do mar no almoço e no jantar, com pratos bem tradicionais e deliciosos. O público que frequenta o restaurante é um misto de locais e turistas, hotspot dos tradicionais. Muitos dos garçons, por exemplo, estão lá há décadas.

Imponente restaurante tem portas para a rua (Foto: divulgação)

Lisboa, Portugal – Foodies de plantão apontam que lá tem as refeições mais frescas do hotel Tivoli, com cozinha inspirada pelo Mediterrâneo e peixes e frutos do mar dos mais frescos. O menu é dividido assim: entradas, da terra, do tacho (grelhados e afins), do bar de mariscos, além do mar, com peixes, camarões e lagostas. A cervejaria ainda tem sushis como opções para não ficar só na dependência das receitas tradicionais portuguesas.

Couvert (Foto: acervo pessoal)

O couvert, da foto acima, tem um delicioso queijo de Azeitão (cremoso, o paladar lembra o brie sem amargor) e presunto fresco (parecido com o jamón espanhol). Se carne for sua primeira opção, eles têm um famoso beef tartare, que o garçom prepara na sua frente. Entre as sugestões de entrada, escolha também as ameijôas (molusco, como o marisco) ou a casquinha de centolla (caranguejo gigante), ótimas para dias quentes.

Ameijôas (Foto: Acervo Pessoal)

Os vinhos são um capítulo à parte. Peça a carta e pergunte o que combina com cada prato. Os garçons e o maître vão poder te ajudar escolher uma rolha que combine com a refeição e, consequentemente, com o seu paladar. A nossa escolha foi um branco Redoma 2016 Douro, da Niepport. Leve e frutado para ser apreciado com os deliciosos camarões (da foto abaixo) ou com as lagostas. De babar!

Confira as dicas do ator Pedro Carvalho de programas imperdíveis em Lisboa! 

As sobremesas são uma incursão por Portugal tradicional, com mousse, torta e pudim entre os highlights. O legal é que ele tem entrada direto da rua, sem necessariamente adentrar ao hotel, o que ajuda no fluxo de receber não-hóspedes. Funciona no almoço e no jantar (12h30 às 23h30).

Duo lisboeta de arroz doce e leite-creme, € 8,50 (Foto: Acervo Pessoal)

OUTRO RESTAURANTE
No ponto mais alto do hotel funciona o restaurante Terraço Rui Paula. Em breve, o conceito será mudado. Mas, quando visitamos, a elegância e precisão na hora de executar as receitas tradicionais portuguesas foram as coisas que mais chamaram a atenção. O sabor refrescante, suave e – ao mesmo tempo – marcante e com elementos da estação pode ser a escolha certeira para um almoço frugal ou um jantar mais clássico, de negócios, por exemplo. Funciona das 12h30 às 15h para o almoço e das 19h30 às 22h30 para jantar.

Restaurante do rooftop, assinado pelo chef Rui Paula, vai ganhar novo conceito (Foto: acervo pessoal)

A melhor vista de Lisboa:

Hotel tem rooftop bar com melhor vista de Lisboa

 

 

 


O repórter viajou a convite do Taste Portugal, um organismo da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) de Portugal, em parceria com a Rede de Restaurantes Portugueses pelo Mundo (RRPM). A hospedagem foi uma cortesia da rede Tivoli, organizada pela MKT Mix Brasil.

Mais Recentes da CNN