por: Viagem e Gastronomia Viagem e Gastronomia

Os restaurantes mais badalados de Paraty

As charmosas ruelas de pedras e casas coloridas do Centro Histórico de Paraty reservam um sem número de cachaçarias, lojinhas, hotéis e, claro, restaurantes cuja culinária privilegia frutos do mar com ingredientes tipicamente brasileiros

Ouvir notícia

Fellipe Toledo, jornalista e assíduo frequentador da cidade – inclusive morou lá durante anos – traça um roteiro pelos melhores e mais saborosos endereços gastronômicos paratienses.

Banana da  Terra
Comandado pela renomada chef Ana Bueno, está localizado em um casarão de estilo colonial e decoração elegante. Tem um cardápio recheado de receitas tradicionais da culinária caiçara, com ingredientes locais e toque contemporâneo. De entrada, prove o mini burguer de camarão com molho verde, creme, salada de abacate e chips de batata doce. Outra boa pedida é o pastel de palmito pupunha com gema de ovo mole e molho agridoce e o bolinho de queijo com paçoca de banana e geleia de pimenta. Entre os pratos principais, a melhor pedida é o camarão ao creme fresco e vinho do porto com arroz de castanha de caju. Encerre com sonho de aipim recheado de goiabada e catupiry acompanhado de sorvete de goiaba.

R. Dr. Samuel Costa, 198, Centro Histórico / Tel: (24) 3371-1725

Programe-se: FLIP agita Paraty 

Quintal das Letras
Localizado na badalada Pousada Literária, o restaurante tem nome de batismo inspirado na FLIP (Festa internacional literária de Paraty). Os ingredientes que dão vida aos saborosos pratos da casa são provenientes da fazenda Bananal e dão ao local o conceito de farm to table. O chef francês Bertrand Materne é quem comanda a cozinha e explora a sazonalidade e a produção local dos alimentos. Não passe por lá sem provar o mexidinho do mar com camarões, lulas e polvo com risoto de arroz negro e o picadinho de filé mignon caiçara servido com arroz de palmito e banana, farofa da graúna, caldinho de feijão e torresmo. Adoce o paladar, com o trio de crème brulée.

R. do Comercio, 362, Centro histórico / Tel: (24) 3371-1568

Restaurante Quintal das Letras (Foto: divulgação)

Quiosque do Lapinha
Ele é daquele estilo “bom e barato” da cidade, frequentado por locais e fica na ponta da Praia do Pontal, de onde se pode apreciar um belo pôr do sol. Parada obrigatória para provar o camarão casadinho, prato típico caiçara feito com camarões gigantes e farofa de camarão miúdo e temperos. Outra especialidade é o espaguete com frutos do mar. Para beber, caipirinhas diversas feitas com cachaças da cidade e cerveja gelada. Nos finais de semana tem música ao vivo. Uma curiosidasde: o quiosque é batizado com o nome do  proprietário Antônio Lapa, mais conhecido como Lapinha, que trabalha no local há mais de 50 anos.

Praia do Pontal, s/n, Pontal / Tel: (24) 99916-5355

Restaurante Punto Divino (Foto: divulgação)

Punto Divino
Localizado na Praça da Matriz, coração da cidade, é comandado por italianos, como o chef Pippo, que busca inspiração na Toscana e Sicília para criar suas receitas. As pizzas fazem sucesso e tem como destaque as de presunto parma com rúcula, que é deliciosa, assim como as massas, com destaque para o espaguete ao vôngole, servido com conchinhas. Ótimo local para tomar vinho!

R.Marechal Deodoro, 129, Centro Histórico / Tel. (24) 3371-1348 

Thai Brasil
A chef alemã Marina Schlaghaufer pilota esta casa tailandesa localizada no Centro Histórico. O cardápio é repleto de sugestões criativas, como a lula grelhada ao molho de ostra, nirá, cebola e manjericão tailandês, picante na medida certa. Ideal também para drinques. Peça o Jorge Amado, feito com maracujá, limão e cachaça Gabriela.

R. do Comércio, 308 A, Centro Histórico / Tel: (24) 3371-2760

Mais Recentes da CNN